Você está precificando seus produtos corretamente ou está perdendo vendas – e dinheiro – por não estar colocando o preço certo nas suas peças? Saiba a verdade aqui.
Como precificar um produto corretamente (lucre mais!)
Começar um negócio de vendas na internet ou fisicamente depende de uma série de fatores, que podem variar desde a escolha de um nicho até a precificação de um produto.
Portanto, para um lojista se tornar bem-sucedido em seu ramo, ele precisa entender como precificar um produto corretamente para obter lucro em seu negócio.
Entretanto, a questão de precificação pode acabar se tornando uma vilã para muitos lojistas, pois não entendem quais fatores estão por trás dessa ação.
Dito isto, há quem faça a precificação de um produto multiplicado por 2 ou até mesmo por 3, mas isso por si só não basta e acaba mais atrapalhando que ajudando.
4 pilares da precificação
Sendo assim, para saber como precificar um produto corretamente você lojista precisa entender que há basicamente 4 pilares que compõem os seguintes itens:
- O preço de custo da mercadoria
- O percentual de custos variáveis sobre seu faturamento
- O percentual de gastos fixos sobre seu faturamento
- A margem de lucro desejada
Visto isso, hoje vou abordar esses quatro pilares para poder te ajudar na sua caminhada sobre como precificar um produto corretamente.
Como precificar um produto corretamente
1 – O preço de custo de sua mercadoria
O preço de custo de sua mercadoria, como o próprio nome já diz, é o preço que você irá pagar por uma mercadoria x.
Entretanto, há alguns fatores que podem estar incluso dentro desses preços que custo, que podem influenciar no valor na hora de sua compra.
Por exemplo, suponhamos que você tenha comprado uma camiseta pelo valor de R$ 99. Isso não significa que a camiseta custou somente R$ 99. Há alguns valores inclusos como o ICMS, e até mesmo o preço de frete sobre aquele produto.
Portanto, isso deve ser considerado na hora de você entender como funciona o preço de custo de sua mercadoria.
2 – Percentual de gastos fixos sobre o faturamento
O segundo ponto é o percentual de gastos fixos sobre o faturamento de um determinado produto.
Os gastos fixos, são aqueles que irão sempre acompanhar o seu negócio, não importa para onde ele vá.
Por exemplo, se você possui funcionários para pagar, deve estar incluso no seu percentual de gastos fixos e relacionados ao seu faturamento de venda.
Outro fator importante para se ter atenção, é que as contas de água, luz, internet ou aluguel do seu local, devem estar incluídas diretamente em seu percentual de gastos fixos.
Visto isso, preste atenção na hora de fazer a soma dos gastos do seu negócio para depois ter uma noção melhor de como irá precificar os seus produtos.
3 – Percentual de custos variáveis sobre o seu faturamento
O percentual de custos variáveis sobre o seu faturamento é bem semelhante ao tópico anterior, sobre o percentual de custos fixos sobre o seu faturamento.
Entretanto, nesse pilar irão entrar outras formas de custos, sendo aqueles que podem variar continuamente em seu negócio.
Por exemplo, se você faz a sua própria produção, aqui o custo de uma matéria-prima pode variar diariamente, e deve estar inclusa no seu percentual de custos variáveis.
Além disso, a taxa que uma máquina de cartão de crédito cobra sobre uma determinada venda, também é um custo variável do seu negócio, assim como o preço de fretes.
Dito isso, essas pequenas observações devem ser levadas na ponta da caneta, para que assim, você possa ter uma clareza sobre como irá precificar corretamente um produto.
4- Margem de lucro desejada
A margem de lucro desejada talvez seja o pilar mais forte e cobiçado por qualquer lojista, pois aqui, falamos de quanto o seu negócio irá possivelmente lucrar.
Todo lojista busca ter a maior margem de lucro possível, mas é importante mencionar que boa parte do segmento se baseia em cerca de 10% a 20% de lucro em média.
Por exemplo, se o seu negócio permite que você tenha uma média de lucro de 20% sobre cada venda feita, já é um caminho bem-sucedido e satisfatório.
Entretanto, muitos lojistas ficam presos na matemática de multiplicar o preço de um item por 2, 3 ou até mesmo 4 para obter uma margem de lucro de 100%.
No entanto, esses lojistas acabam ficando com estoque parado, pois os clientes não querem comprar algo tão caro e fora da realidade.
Além disso, o lojista precisa entender que ele não vai obter 100% de margem, pois o lucro deverá ser usado para pagar os custos de peças, gastos fixos e os custos variáveis.
Sendo assim, no final de todos esses pagamentos e custos, o que sobra, é o lucro do seu negócio!
Pois bem, agora que você possui um discernimento sobre como precificar um produto corretamente, que tal aprender a como aumentar o seu lucro ainda hoje!?
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- Definir quanto de salário sua empresa poderá te pagar.
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- Organizar suas saídas e entradas de estoque.
- Controlar seus recebimentos e pagamentos.
- Analisar quais são seus melhores fornecedores e clientes.
- Definir e traçar estratégias para alcançar suas metas de vendas.
- Verificar se está com estoque alto ou baixo para tomada de decisão de novas compras.
- Identificar quais seus custos fixos e variáveis.
- Calcular sua margem de contribuição.
- Calcular seu ponto de equilíbrio.
- Precificar seus produtos de forma correta.
- Identificar quais produtos dão lucro e quais dão prejuízo.
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