Ter uma loja online de moda requer muita dedicação, isso é fato! E quando o assunto é atendimento ao cliente, é necessário também agilidade.

Em um mercado cada vez mais competitivo, aqueles que dão um rápido e excelente atendimento se destacam e saem na frente dos concorrentes.

Agora, se você está pecando no seu atendimento, uma coisa é certa: está deixando de vender.

Um exemplo simples, mas que pode impactar e muito seus resultados é não colocar o preço nas suas postagens e demorar para dar um retorno para os seus clientes.

Outro erro gravíssimo que você não deve cometer é deixar seus seguidores sem respostas. Não faça isso NUNCA! Além de colocar em risco a sua credibilidade, afetará ruas vendas.

Mas agora vamos falar de coisa boa! Separei para você 7 dicas para otimizar o atendimento ao cliente da sua loja online + um presentinho. Vem ver!

Qual é a importância de um bom atendimento ao cliente?

É importante que você tenha como cultura na sua empresa prestar um bom atendimento ao cliente. 

Quando o seu público fica feliz com o produto/serviço adquirido e, mais do que isso, tem um bom atendimento, uma ótima experiência com o seu negócio, uma resolução rápida de um problema ou dúvida… As chances de que ele fale sobre isso com outras pessoas é grande!

Ou seja, ele estará impactando outras pessoas, apresentando a sua marca.

É como se fosse uma divulgação gratuita e muito poderosa! Afinal, o boca a boca ainda é a melhor propaganda que existe.

Por isso, busque sempre melhorias contínuas e tenha uma equipe engajada com o seu propósito.

E tenha como uma das suas prioridades diárias, prestar não um bom, mas um ótimo atendimento a todos os seus clientes, inclusive e principalmente para aqueles que – AINDA – não compraram de você.

Sucesso do cliente: 7 dicas para otimizar o atendimento ao cliente na sua loja de moda online

Prepare sua equipe (ou se prepare!)

Você mesma faz o atendimento ao cliente da sua loja, ou tem uma equipe para isso?

Em ambos os casos é necessário entender a importância da qualidade desse serviço.

Contar com profissionais preparados para estar a frente do sucesso do cliente do seu negócio tem o poder de aumentar as suas vendas.

Afinal, essas pessoas irão auxiliar o consumidor no momento das dúvidas e também da compra, valorizando os diferenciais do seu produto.

Alguns pontos importantes são:

  • Ser adaptável, visto que irá lidar com diferentes tipos de clientes.
  • Ter uma boa comunicação.
  • Conhecer a fundo o produto que vende…
  • E, claro, acreditar de verdade em sua qualidade!

Seja ágil

No meio online, tudo acontece muito rápido. E cada vez menos os usuários estão dispostos a esperar por um retorno.

Aí entra a importância de ser rápido e ágil!

Inclusive, por isso que eu sempre indico criar legendas completas, com as principais informações, detalhes e diferenciais do seu negócio, até mesmo o preço, pois vai facilitar na hora do atendimento.

Também é importante buscar se atualizar e se aperfeiçoar acerca dos processos de venda, para solucionar o problema do seu cliente no menor tempo possível e com assertividade.

Isso vai aumentar a satisfação do cliente e também as vendas, já que ninguém quer perder tempo. Isso vale tanto para você, vendedora, quanto para os seus clientes.

E lembre-se: quanto mais você demorar para dar um retorno, maiores serão as chances do seu concorrente chegar na frente e acabar levando a melhor.

#DicaExtra: Defina seu horário de atendimento

Uma dica que eu achei importante falar aqui é quanto a definir o seu horário de atendimento.

Além de fazer essa definição, é importante também deixar claro e visível para seus clientes, nas redes sociais e nos canais de comunicação.

Dessa forma você educa o seu cliente acerca dos seus horários, ele entende que você não está disponível 24 horas por dia e também evita que ele se sinta ignorado ou deixado de lado, por não ter tido uma resposta rápida.

Escute seu cliente

É importante lembrar que o atendimento é uma via de mão dupla, onde ambas as partes têm interesse. O seu cliente, em seus serviços ou produtos e você, em fazer com que ele compre.

Por isso, é preciso pensar nesse contato como uma relação, onde é importante dar para depois receber.

Passar a mensagem de que sua empresa realmente se preocupa com o seu cliente, fará com que ele sinta-se único. Isso vai transformar toda a experiência dele com a sua marca!

Então tenha uma boa comunicação e busque escutar, de verdade, o que o seu cliente tem a dizer. Esses serão fatores decisivos no momento de fechar uma venda!

Também tente, durante todo o processo, se colocar no lugar do cliente. É simples, basta pensar em como você gostaria de ser atendida. E não ofereça nada menos que isso!

Outra ação importante, que demonstra que a sua empresa se preocupa com seus clientes, é buscar pedir feedbacks.

Isso faz com que o consumidor sinta que tem importância para o seu negócio e que é ouvido.

Todos esses pontos citados aqui, fazem a diferença.

Ofereça soluções

Na hora de prestar um atendimento ao cliente, você não deve focar na venda de um produto ou serviço específico, mas sim nas soluções e transformações que estará entregando.

Isso muda tudo, porque o que a sua cliente quer não é necessariamente um vestido preto longo, mas um vestido que a faça sentir bem com o seu corpo, valorizando suas curvas. Então mostre que é isso que ela terá!

É muito mais forte quando você foca na transformação, porque é isso que ativa e facilita a tomada de decisão pela compra.

Então, sempre que um cliente vier até você, escute-o e entregue à ele exatamente o que busca. Dê o direcionamento certo e verá que, dessa forma, ficará muito mais fácil fechar vendas.

Não deixe ninguém sem resposta

Muitas pessoas ainda têm receio em fazer compras online, embora esse comportamento esteja ficando cada vez mais comum.

No entanto, vale lembrar que se você vende moda online, precisa trabalhar forte a sua credibilidade e passar segurança para aquelas pessoas que estão interessadas pelos seus produtos e serviços.

E um dos erros mais comuns, que muitos lojistas ainda cometem, é deixar pessoas sem respostas, como falamos no início desse conteúdo.

Então a minha dica é que você sempre separe um ou dois momentos do seu dia para responder a todos os seus clientes. 

Ou, se for possível (ou até mesmo se você não estiver dando conta sozinha), invista em uma equipe responsável apenas pelo atendimento ao cliente. Optar pela ajuda de uma assistente virtual de moda pode ser uma ótima opção!

Ofereça mais de um canal de atendimento

O atendimento do jeito que era conhecido, apenas por telefone e e-mail, está cada vez mais ficando para trás. 

Isso não significa que não sejam utilizados e importantes, mas sim que você também deve buscar outros canais para ouvir o seu público.

Se você vende pelas redes sociais, como o Instagram, pode e deve atender as dúvidas dos seus clientes por meio dos comentários e directs. No entanto, levá-los para o WhatsApp também é uma ótima opção.

A verdade é que quanto mais formas de contato você tiver com seus clientes, melhor será para o seu negócio e para suas ações futuras.

Tenha respostas prontas

Buscar automatizar processos, sempre quando possível, também é uma ótima opção quando o assunto é poupar tempo e oferecer um atendimento mais ágil.

No entanto, não confunda automatizar com deixar seus clientes falando com um robô. Até porque um atendimento humanizado ainda é a melhor opção.

Além disso, prestar um atendimento personalizado também será um diferencial, que resultará em benefícios para as suas vendas, fazendo com que o seu cliente sinta-se ainda mais especial.

Por isso, ter respostas prontas e personalizadas é uma ótima dica para otimizar o atendimento ao cliente da sua loja.

E o presente que eu tenho para te dar tem total relação com o que falamos até aqui.

Gostou? Agora baixe o seu material gratuito!

Se você leu todas as dicas até aqui, significa que está realmente determinada a prestar um ótimo atendimento aos seus clientes.

E isso, sem dúvidas, muda totalmente o jogo para o seu negócio e para os seus resultados.

Para te ajudar nesse processo, separei um presente para você: modelos prontos de mensagens para atendimento ao cliente.

Ao baixar esse material você terá acesso a mensagens prontas para diferentes etapas do seu atendimento, para adaptar, personalizar e utilizar no seu negócio.

Clique aqui e baixe gratuitamente

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp, para que mais pessoas e lojistas tenham acesso à estas dicas!

Até a próxima!

Leia mais: