Recentemente fiz um conteúdo sobre vendas pelo Facebook e acabei recebendo algumas dúvidas sobre o assunto, o que me motivou a escrever o tema de hoje e te mostrar como vender mais através do Chat do Facebook, com algumas dicas simples que farão a diferença no seu negócio.

Ah, se você perdeu o conteúdo que estou falando, confira aqui: 8 erros comuns de quem vende moda online pelo Facebook (e o que não fazer).

Vender pelo Chat do Facebook é possível? Dá resultados?

As redes sociais estão com tudo quando o negócio é vender moda online (mais de 70% das vendas online são feitas pelas redes sociais) e é claro que o Facebook não fica para trás.

Além disso, quando o assunto é mensagem instantânea, o Chat do Facebook é o segundo aplicativo mais utilizado (fica atrás apenas do WhatsApp). E os usuários do Facebook utilizam esta funcionalidade para saber preços, informações, tirarem dúvidas e claro, comprar.

Então é claro que a resposta é sim, é possível vender pelo Chat do Facebook e isso inclusive pode aumentar muito seus resultados, se for feito da maneira certa! O que eu quero dizer com isso é que você precisa ter as estratégias que realmente façam sentido para o seu negócio, caso contrário os resultados podem não ser como esperado (se precisa de ajuda com isso, conheça o FashionMidias).

Como o chat do facebook pode te ajudar a vender mais: 8 dicas simples e eficientes!

Claro que eu não ia apenas te dizer que vender pelo Facebook é possível e dá resultados. Eu também separei algumas dicas que irão te ajudar. Mas lembre-se, é sempre importante encontrar formas de se destacar, já que assim como você inúmeros outros negócios também utilizam a plataforma e disputam a atenção do seu potencial cliente.

Atendimento humanizado

Não importa se é você mesma que faz o atendimento das suas redes sociais ou se você tem uma equipe para isso, é sempre importante prestar um ótimo atendimento e, além disso, um atendimento humanizado.

Isso porque os usuários sentem e valorizam quando recebem um atendimento diferenciado e a experiência do seu cliente fará toda a diferença para seus resultados.

Saiba o momento certo

Você não acha chato ficar recebendo várias mensagens sobre um produto ou serviço? Isso me chateia muito, principalmente quando eu não tenho interesse pelo assunto.

Por isso é importante saber o momento certo para entrar em contato com o seu cliente, assim como saber enviar as mensagens certas para cada um, de acordo com a etapa da compra que ele se encontra.

Mandar preço ou não mandar?

Uma parte dos usuários que perguntam preços pelo Facebook são apenas curiosos e nem sequer planejam realmente comprar, e por isso muitas pessoas tem a dúvida sobre enviar preços pelo chat ou não.

Mas deixa eu te fazer uma perguntinha: se você estivesse querendo saber o preço de um produto ou serviço, perguntasse na página e ela ficasse dando voltas e voltas e não te respondesse, você ainda assim iria querer comprar? Pode até ser que sim, mas muitos clientes desistem e aí é que está o perigo.

Por isso o ideal é mandar os preços quando solicitado. No entanto, valorize bem sua peça antes e só então divulgue o valor, de maneira atrativa, buscando despertar o desejo da compra. Ou, caso prefira, envie o link do seu site (caso tenha), onde seu cliente poderá comprar e ver todos os preços e informações de seus produtos.

Elimine objeções

Como falei no início deste texto, os usuários do Facebook utilizam muito o Chat para tirar dúvidas, por isso esta é sua grande chance de aproveitar para eliminar as objeções que eles possam ter ou que possam surgir.

E porque isso é importante? Bom, porque clientes com objeções simplesmente não compram. E, muitas vezes, quebrar estas objeções pode ser mais fácil do que você imagina, basta conhecer bem o seu público-alvo.

Atendimento rápido

É importante levar em conta que as tecnologias estão associadas à agilidade. Alguém que te chama no Chat do Facebook quer uma resposta rápida, portanto prestar um atendimento rápido faz a diferença.

Neste caso um atendimento automático (Chat Bot) pode te ajudar a ir agilizando o primeiro contato ou programar uma mensagem de boas-vindas para seus clientes, o que também funciona super bem.

Utilize as TAGS para qualificar seus potenciais clientes

O Facebook Messenger te dá a opção te colocar tags em cada conversa. Assim você consegue acompanhar em qual etapa do funil está cada cliente, ou seja, se estão pensando em comprar, se já compraram, se tem objeções, se estão pesquisando, entre outros.

Com base nisso você poderá ir nutrindo (ou seja, enviando conteúdos relevantes) para cada um destes usuários, até conseguir convertê-los em vendas.

Apresente seu produto de maneira atrativa

Não basta responder seu cliente apenas por responder, é preciso aproveitar a vantagem de ter um contato direto e pessoal para apresentar seus produtos ou serviços de maneira atrativa.

É assim que você conseguirá aumentar (e muito) suas vendas pelo Facebook! Usar estratégias de persuasão, chamadas para ação, ofertas e outras, farão a diferença.

Proximidade com seu cliente

Através do Chat do Facebook é possível ter uma conversa/relacionamento mais próximo e pessoal com o seu cliente, e é importante aproveitar este momento para conhecê-lo, entender o que ele busca, como ele pensa, como se comporta nas redes sociais e tentar ajudá-lo da melhor forma (sendo o mais certeiro possível).

Esta proximidade fará com que ele se senta único e valorizado! E este sentimento facilita as chances de que ele opte comprar de você. Isso também mostrará aos seus potenciais clientes que você se importa e realmente deseja ajudar, e toda experiência positiva fará a diferença no seu negócio.

Extra: o que é Chat Bot?

A ideia quando comecei a escrever este conteúdo não era falar diretamente sobre os bots do facebook, ou seja, os robôs. Mas acredito que se tratando de Facebook Messenger é bem importante, então vou falar rapidamente (até porque é um assunto bem extenso e não cabe aqui aprofundar).

O Chat Bot do Facebook são mensagens automáticas que são enviadas para seus clientes, através de ‘robôs’, onde vai sendo desenvolvidas uma conversa através das respostas e perguntas que seu cliente envia para sua página.

Há algum tempo atrás eu diria que isso estraga completamente a lógica de um atendimento próximo e humanizado, mas a verdade é que este recurso está cada vez mais se aperfiçoando e hoje é possível criar bots mais humanizados e que são sucesso em vendas. Sem contar que, claro, ele te ajuda a agilizar o atendimento e dar uma resposta rápida ao seu cliente (o que, como falamos acima, é bem importante).

Espero que você tenha gostado do conteúdo.

Até a próxima!