Alguma vez, no seu negócio, aconteceu de uma cliente chegar toda empolgada para comprar um produto, e quando você fala o preço ela para de responder?

Essa situação é bem normal para muitas lojas que vendem moda, principalmente no Brasil.

Embora muitos lojistas burlem essa situação concedendo descontos desnecessários ou até mesmo rebaixando seus preços para vender, continuam não conseguindo lucrar através disso.

Com isso, você corre o risco de entrar em uma bola de neve em que só vende quando dá desconto, prejudicando seu lucro e colocando em risco o seu negócio.

Se você acha que não vende por causa do preço, saiba que tudo isso tem grandes chances de ser apenas um “achismo” da sua cabeça e o que falta, na verdade, é entender o seu cliente, para identificar o que está dificultando a venda.

É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Vamos lá?

O que fazer quando você perde uma venda por causa do preço?

Questione o seu cliente

Pode parecer óbvio o que eu vou te dizer, mas é algo que muitos lojistas não fazem, que é o seguinte:: quando uma cliente abandona uma compra, após saber o valor, é de suma importância que você questione ela.

A melhor forma de entender o motivo de não ter finalizado uma venda, é perguntando por qual razão a sua cliente desistiu dela. Será mesmo que foi o preço? Na maioria das vezes, não é.

Durante essa conversação com a sua cliente, pergunte para ela outras objeções que impediram ela de comprar o seu produto.

Muitas vezes pode ser até a falta de meios alternativos de pagamento, seja cartão de crédito, débito, boleto, pix e etc.

Há casos de clientes que não efetuaram a compra de determinados produtos por falta do vendedor não ter acessibilidade de aceitar cartão de crédito.

Então, não deixe de conversar com a sua cliente e tentar suprir a necessidade dela de finalizar a compra do seu produto.

Firmar confiança

Outro aspecto importante, que por muitas vezes faz os clientes deixarem de comprar, pode ser a falta de confiança no seu negócio ou até mesmo o atendimento (que conta muito!).

Para conseguir superar essa questão, é importante que você esteja sempre presente para a sua clientela, seja respondendo caixinhas de perguntas ou elaborando stories, vídeos, compartilhando depoimentos de quem já comprou de você.

Além do fator preço, ninguém compra produtos de uma loja que não é ativa para o seu público, ou você compra? Acredito que não, né.

Dito isso, procure sempre estreitar os laços com as suas clientes, e não deixe de mostrar depoimentos/fotos reais no seu perfil e ser ativa nas redes sociais.

Também priorize muito um atendimento ativo de qualidade, fazendo com que o seu cliente tenha uma experiência única com os eu negócio de moda online.

Tire dúvidas

Talvez uma das coisas que mais faz a clientela desistir de uma compra é ficar com dúvidas, ainda mais quando o lojista não responde.

Neste aspecto, os clientes podem ter dúvidas a respeito do tamanho do produto vendido ou até mesmo do material fabricado. E, isso você deve estar sempre presente para sanar qualquer questão feita.

Toda vez que vamos comprar algum produto, nós queremos receber exatamente aquilo que vimos, não é mesmo? Portanto, ninguém vai finalizar uma compra com dúvidas se vai receber exatamente o produto da foto.

Sendo assim, você deve esclarecer o máximo de dúvidas da sua cliente, para que ela se sinta segura e saiba que vai receber exatamente o que viu.

Isso você deve fazer em todo lugar:

  • Na legenda das suas postagens
  • Nos stories
  • Nos vídeos que você posta
  • Durante o atendimento

Ou seja, sempre busque ser efetiva na sua comunicação, para facilitar a venda, gerar o desejo e conseguir a ação (de compra) do seu cliente.

Precificação de produto: como saber se você está calculando o preço certo para as suas peças?

Trabalhar com o preço certo, lucrativo e competitivo é importante para que as vendas aconteçam.

Se você quer entender melhor, na prática, como calcular o preço das suas peças, sugiro a leitura deste artigo: Precificação de produtos: como encontrar o preço certo para suas peças.

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