Então o ano de 2020 chegou e você decidiu, finalmente, abrir uma loja virtual de roupas? Com a chegada de um novo ano, muitas pessoas tiram da gaveta aquele velho desejo: empreender pela internet.

Entretanto, muitas dúvidas surgem na hora de tirar o sonho do papel. 

Então, neste artigo explico com muitos detalhes à você sobre como montar uma loja virtual de roupas.

Como montar uma Loja Virtual de Roupas: por onde começar

Antigamente, muitas pessoas tinham preconceitos em comprar roupas em lojas virtuais.

Alguns dos maiores questionamentos feitos eram: “mas como vou comprar sem antes provar?”, ou então, “como vou saber se vai me servir ou se vou gostar?”. 

Essas dúvidas estão sendo cada vez mais deixados de lado com o avanço da internet, principalmente por aqueles lojistas que sabem como quebrar esses e outros tipos de objeções.

Pensando nisso, listei alguns dos primeiros passos ESSENCIAIS que você precisa saber para montar sua loja virtual de roupas.

Defina o nicho para o qual você vai vender

Primeiramente, para você começar a trabalhar com sua loja virtual de roupas e ter destaque, é preciso definir um nicho de atuação no mercado

É necessário que você se especialize dentro da categoria de roupas que quer vender, se você quer se destacar no mercado. 

Não basta “querer vender para todo mundo” e encher o estoque com roupas de diversos estilos, tamanhos, cores e correr o risco de comprometer o faturamento. 

Existem diferentes estilos e tendências no Brasil e em todo mundo, que muitas vezes não são atendidos pelas marcas. 

Sabendo o direcionamento e a abordagem que se quer ter virtualmente, você deve mirar em se tornar referência na fatia de mercado que você escolher como nicho.

Pare e pense: estou querendo vender roupas para a descolada que ama neon ou a empresária que necessita de roupas mais sérias?

Falo isso porque, é a partir do seu nicho e do seu público que você vai determinar a sua estratégia de comunicação, de conteúdo e de VENDAS!

Entenda o seu cliente e onde ele está

Não basta ter os melhores produtos e bons preços. É fundamental entender as pessoas que vão comprar na sua loja de roupas virtual. 

Você precisa saber onde elas moram, o que consomem, o que elas falam, como se relacionam, que tipo de música escutam, onde vão, o que desejam e etc.

Quanto mais informação, melhor!

Só assim é possível começar a traçar uma conversa assertiva e criar um relacionamento com o seu cliente.

Uma ótima forma de saber essas informações é através das redes sociais.

Os próprios relatórios do Instagram, se você utilizar a conta comercial, vai te disponibilizar alguns dados sobre a sua audiência.

Eduque o seu potencial cliente

Uma ótima alternativa para atrair o seu cliente é criar conteúdos educativos que envolvam as roupas da sua loja virtual. 

Nos dias de hoje, a internet virou um ambiente onde as pessoas procuram as famosas dicas para solucionar o “problema” que têm, como montar um look para uma ocasião específica e buscar inspirações.

Sendo assim, não basta apenas expor preços e fotos lindas dos itens que estão disponíveis na sua loja virtual de roupas…

Você precisa gerar conteúdo de valor que agregam na vida dos consumidores, isso faz com que você mostre que é uma autoridade no assunto e crie credibilidade.

Se a proposta da sua loja virtual de roupas são peças sociais, por exemplo, dê dicas de como combinar as peças ou então quais peças são indispensáveis de ter no armário.

Claro que, nessas dicas você vai inserir as peças que você tem na sua loja!

Descubra a peça que será a estrela do negócio

Todo negócio possui aquele produto “carro chefe”, ou seja: o que mais vende. 

Embora as tendências de moda mudem constantemente e venha ser difícil de estabelecer um produto estrela para sempre, fique de olho nos produtos que mais saem do estoque. 

Esse com certeza é aquele produto que não pode faltar (jamais), na sua loja virtual de roupas. 

Também evite oferecer e divulgar produtos com poucas opções no estoque (a não ser que seja uma campanha de escassez com “Últimas peças”).

Até porque, já imaginou o cliente despertar o interesse em comprar a tal roupa e, na hora de finalizar o pagamento, acusar que está em falta? 

Não deixe isso acontecer NUNCA! Se não, ele irá procurar em outra loja o que tanto gostou e, assim, você perde um cliente que, possivelmente, poderia voltar a comprar de você.

Tenha um diferencial no seu negócio

Você já definiu o seu nicho, entendeu o seu cliente, sabe onde encontrá-lo, como criar bons conteúdos e tem uma peça estrela, agora precisa ter um diferencial. 

E, bom… É no atendimento ao cliente que você pode fechar muitas vendas para a sua loja virtual de roupas. 

Existem muitas lojas virtuais nesse mundão da internet, mas poucas sabem (e se dedicam em) atender bem o cliente. 

Para você que quer saber como montar uma loja virtual de roupa, segue alguns pontos para ter um atendimento de excelência:

  • ter segurança ao falar do seu produto
  • ter vontade de ajudar e identificar o real problema do seu cliente
  • ser proativo
  • ouvir, de verdade, o seu cliente
  • não deixá-lo esperando dias ou horas. 

Além disso, precisa existir diversos meios do cliente te encontrar.

Ou seja, dê facilidades na hora dele entrar em contato com você, como: email, whatsapp, chat do facebook, direct do instagram, telefone ou qualquer outro meio que combine com o cliente.

3 vantagens de ter uma loja virtual de roupas

Como ter uma timeline atrativa

A explosão da internet nos trouxe muitas vantagens na hora de empreender. As lojas físicas já não são as únicas opções dos clientes! 

E para quem sonha em empreender existem muitas vantagens, visto que uma loja virtual de roupa é uma das mais procuradas para compras. 

Além de você saber como montar uma loja virtual de roupas, quero te contar também quais são as vantagens de investir nesse modelo de negócio.

#1 – Mais economia em relação à lojas físicas

Você não precisa alugar uma sala e ter também outros gastos como luz, água, telefone, colaboradores etc.

Todo o ambiente é virtual seja um endereço eletrônico ou em alguma rede social. Basta montar um pequeno escritório em casa mesmo.

#2 – Enquanto você dorme a loja virtual trabalha por você

Uma loja virtual de roupas é um ambiente virtual que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Já pensou nisso?

Em uma loja física haveria a necessidade de um horário específico de abertura e fechamento. No meio online, você pode vender enquanto dorme!

#3 – Sua loja acessada pelo mundo todo

Hoje em dias quase todo mundo está na internet!

E uma loja virtual de roupas consegue alcançar muitas pessoas ao redor do mundo com apenas um clique. Enquanto uma loja física atinge apenas os que passaram pela região.

Dessa forma você aumenta as vendas e o tamanho do seu negócio.

Por isso, estar nas redes sociais é uma estratégia que deve ser adotada também por lojas físicas que desejam quebrar barreiras e potencializar suas vendas.

Dica Bônus: as redes sociais à favor do seu negócio

Um aliado para alavancar as vendas da sua loja virtual de roupas são as redes sociais.

Vamos conhecer um pouco sobre algumas ferramentas encontradas no Facebook, Instagram e WhatsApp?

Facebook Marketplace

Essa é uma funcionalidade gratuita que disponibiliza a venda e compra de produtos dentro do Facebook, reunindo em um único espaço diferentes lojas virtuais.

A ferramenta possibilita ao usuário descobrir produtos à venda através da geolocalização e, aos vendedores, adicionar fotos, descrição e preço.

O pagamento e entrega são feitos fora do Facebook, nesse caso, a combinar entre você e o seu cliente.

Para vender através do MarketPlace do Facebook, basta ter uma conta na rede social, clicar em “Marketplace” e anunciar seus produtos.

Instagram Shopping

O Instagram tem um super potencial quando o assunto é venda de moda online!

Notando isso, a própria plataforma investiu em uma série de funcionalidades e facilidades que buscam facilitar esse processo entre lojas e clientes.

Um exemplo é o Instagram Shopping, que possibilita fazer marcações nas publicações e mais informações do produto na própria timeline da conta.

Esse recurso também está disponível nos stories, os queridinhos do Instagram! Para saber mais sobre a função Instagram Shopping no Stories, clique aqui.

Requisitos essenciais para o uso: vender produtos de acordo com as políticas comerciais do Instagram, ter perfil comercial e administrar alguma página no Facebook ou Instagram associado à uma loja ou catálogo de produtos no Facebook.

WhatsApp Business

Além de proporcionar um atendimento ágil, ou seja, ter uma conversa direta com o cliente, o app também oferece o cadastro de um Catálogo de Produtos.

Você pode adicionar código e imagens do produto ou serviço, nome, preço (opcional), descrição e link.

E, assim, divulgar e vender seus produtos com mais facilidade no WhatsApp.

Como montar uma loja virtual de roupas: está preparada para começar a sua?

Agora com todas essas informações é a hora de você dar, finalmente, um pontapé inicial no seu negócio.

Me conta, você está preparada para saber, na prática, todo o passo a passo, técnicas e estratégias que precisa para montar a sua própria loja de moda online?

Se sim, tudo o que você precisa saber e fazer está aqui, no Treinamento FashionMidias!

Um treinamento completo com o passo a passo para você ter sucesso com a venda de moda online, desde estratégias de gestão, escolha de nicho,  de fornecedor e influenciadoras, controle de estoque, criação de conteúdo de vendas e MUITO MAIS!

E aí, o que achou? Conseguiu entender um pouco mais sobre o universo de como montar uma loja virtual de roupas?

Me conta aqui nos comentários, vou adorar saber! E não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais 😉

Até breve! ♥

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