As trocas e devoluções de produtos podem ser um problema para alguns negócios, principalmente se tratando de negócios digitais. O motivo é fácil: se você não está preparado, isso pode atrapalhar seus lucros e o seu rendimento.
Mas então como minimizar a troca de produto no seu negócio? É sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje!
Porque devo me preocupar com trocas e devoluções?
O primeiro motivo pelo qual você deve se preocupar com as trocas e devoluções é que os custos e prejuízos irão afetar o seu negócio! E apenas este fator já mostra a necessidade de ter estratégias para que você consiga minimizar este risco.
E quem tem um negócio de moda online, sabe o quanto isso pode ser um problema. E também sabe que, segundo as leis, todo consumidor tem o direito de desistir e devolver a compra em um prazo de 7 dias. E tudo isso pode impactar no seu negócio, caso ele não esteja preparado.
E a primeira dica é ter uma política de trocas bem clara e uma logística reversa de qualidade, que te ajudará a lidar com os casos de troca, devolução e/ou desistência do produto, diminuindo ao máximo o prejuízo no seu negócio e dando ao seu cliente uma ótima experiência com a sua loja. Mas, além disso, separei algumas dicas que irão te ajudar, confira abaixo.
Como minimizar a troca de produto no seu negócio de venda de moda online
Para que o seu negócio não seja prejudicado pelas trocas e devoluções de produtos, começar a implementar algumas estratégias simples já podem fazer a diferença. E como meu objetivo aqui é te ajudar, separei algumas dicas de como minimizar a troca de produto no seu negócio online e aumentar seus resultados, garantindo uma melhor experiência para seu cliente.
Entenda os motivos das trocas e devoluções
O primeiro passo é buscar entender o motivo pelo qual estão ocorrendo as trocas e as devoluções. Desta forma, fica mais fácil resolver o problema e garantir que seu cliente comprará o produto certo e ficará satisfeito.
Não esqueça, o mais prejudicado no caso de trocas e devoluções é o seu negócio, então fique atento!
Descrição dos produtos
Quanto mais completa, útil e relevante for a descrição dos seus produtos, melhor será para a sua loja e também para seus clientes.
Também não esqueça que essas descrições devem trazer detalhes reais e, por mais atrativas que sejam, devem condizer com a realidade do produto, para não acabar gerando um sentimento de esperar uma coisa e receber algo inferior a isso.
Fotos do produto
Para quem vende online, é fundamental investir em boas fotos. Isso porque fotos de má qualidade podem não apenas aumentar a frustração do seu cliente, como fazer com que ele não queira comprar o seu produto.
Então tenha fotos de qualidade e aposte nos detalhes, isso dará mais confiança ao seu cliente. E uma dica para quem vende moda online, é montar looks e fotos com combinações. Quando seu cliente vê alguém vestindo os modelitos, fica mais fácil imaginar se é realmente aquilo que buscava, evitando o risco de trocas.
Tabela de medidas e numerações
Se você trabalha com moda, seja calçados ou roupas, é importante ter uma tabela com as numerações de cada peça. Assim você estará ajudando o seu cliente que tem dúvida sobre isso e diminuindo os riscos de trocas por numerações e tamanhos errados.
Vídeos
Hoje em dia os consumidores estão cada vez mais visuais, então uma boa estratégia é apostar em vídeos descritivos e de qualidade, que mostrem como é o seu produto ou como funciona seu serviço. Neste caso, a grande sacada é valorizar e mostrar os mínimos detalhes.
Antes essas produções exigiam muito mais tempo e dinheiro, mas as redes sociais também facilitaram isso. Por exemplo, os Stories do Instagram são ótimos para divulgar este tipo de conteúdo sobre seus produtos, te ajudando a se aproximar de seus potenciais clientes.
E não esqueça de também apostar na qualidade destes vídeos, afinal, estamos falando da sua marca e da sua loja.
Tenha um canal de atendimento
Tenha um canal rápido de atendimento, onde seus clientes poderão tirar as dúvidas sobre os produtos, ter mais informações e garantir a satisfação na hora de comprar com você. Uma boa estratégia é utilizar o WhatsApp!
Confira e ‘re-confira’ antes do envio
Muitas vezes as trocas e devoluções de produtos podem se dar por erros seus, como a separação errada das peças, envio de numeração trocadas e outras coisas. Pode ser raro, mas acontece.
E por isso é sempre importante conferir várias e várias vezes antes de fazer o envio, certificando-se que está tudo certo, de acordo com a compra do seu cliente. Para isso, utilizar um check-list pode te ajudar e muito!
Dica extra: desistência da compra!
Caso você ofereça a troca, mas seu cliente queira desistir da compra, ofereça outras opções! Por exemplo: vale presente ou desconto, peça grátis, frete grátis, desconto na próxima compra, entre outros.
Aqui é importante ter um contato mais próximo com o seu cliente, onde você conseguirá entender o motivo da desistência e utilizar estratégias para não perder a venda, ao mesmo tempo em que garante a satisfação do seu cliente.
Conclusão
Vender online pelas redes sociais é uma ótima forma de começar um negócio próprio de sucesso, e saber como economizar na logística do seu negócio é fundamental para ter resultados, e é nisso que eu ajudo meus alunos: a criação um negócio sólido (se você também precisa de ajuda, clique aqui).
E não esqueça: a experiência do usuário é uma das maiores preocupações que você deve ter no seu negócio. Afinal, mesmo que seja necessário trocar ou até mesmo se ele desistir da compra, não irá esquecer a qualidade do atendimento e possívelmente voltará a comprar de você por isso.
Outra coisa que você não deve esquecer, e que já falei no início deste conteúdo, é ter uma política de trocas e devoluções bem clara. Também tenha uma logística reversa de qualidade, que te ajude a evitar o prejuízo com trocas. Se precisa de ajuda com isso ou não sabe o quanto ela é importante para o seu negócio, confira este conteúdo aqui.
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Até o próximo conteúdo.