Um dos grande desafios para quem tem um negócio próprio é em relação a produtividade. Esse assunto pode ser realmente difícil quando não caminhamos lado a lado com a organização e com estratégias que nos ajudarão nesse processo.

E eu, acostumada a fazer mil coisas ao mesmo tempo, precisei encontrar uma forma de me organizar. Percebi isso porque era comum chegar ao final do dia e, além de cansada, sentir que eu não tinha produzido praticamente nada. Mas isso mudou! E eu vou te falar o que eu fiz e te dar algumas dicas que também serão úteis para o seu negócio.

Dicas para aumentar a produtividade do seu negócio

A vida é muito corrida, isso não é novidade para ninguém. E quando temos um negócio próprio as obrigações, responsabilidades e tarefas ficam ainda maiores e é preciso saber como se organizar no meio de tudo isso, para garantir o sucesso e o crescimento que desejamos. Por isso é importante encontrar formas de aumentar a produtividade do nosso negócio. Então confira algumas dicas…

Ter prioridades

Minha primeira dica é ter seus objetivos e prioridades bem definidos. Planeje seus dias com base nisso e anote tudo.

Desde que comecei a anotar todas as tarefas que eu tinha para o dia, semana ou para o mês, separando por ordem de prioridade, tudo foi mudando e eu vi que era realmente possível executar tudo, mesmo quando parecia ser muita coisa.

Para me ajudar, organizava tudo por ordem de importância: urgente, menos urgente, super urgente, rotina e etc. E conforme ia concluindo, riscava isso da minha lista. Ao final do dia, cansada ou não (geralmente sim rsrs), eu podia olhar e conferir que havia feito tudo o que eu tinha planejado e isso me deixava satisfeita.

Delegue o que você pode

Se você está acostumado a trabalhar sozinho, essa pode ser uma grande dificuldade, pois o costume acaba resultando na sobrecarga de tarefas.

No entanto, se há mais pessoas que te ajudam ou se você tem uma equipe, programe-se para delegar as tarefas que podem ser delegadas, para assim aumentar a produtividade da sua equipe e do seu negócio.

Pare de procrastinar

Nós perdemos muito tempo procrastinando, em geral quando temos muitas coisas a serem feitas (o que é contraditório, não é mesmo?). E os motivos podem ser vários: não saber por onde começar, querer fazer tudo perfeito, não conseguir delegar tarefas, entre outros.

Neste caso, a organização também será a melhor solução e te ajudará a aproveitar melhor o seu tempo.

Tenha prazos

Ter prazos te ajudará a gerenciar melhor o seu tempo, que é algo importante para aumentar a produtividade do seu negócio.

Com prazos definidos para cada tarefa ou situação que precise ser resolvida, também é mais fácil de se organizar e acompanhar melhor o desenvolvimento do seu negócio.

Invista em ferramentas eficientes

Ferramentas e tecnologias podem ser muito eficientes quando o assunto é aumentar a produtividade e melhorar seus resultados. Sendo assim, as ferramentas certas e boas estratégias te ajudarão muito e farão a diferença para otimizar o seu tempo (e da sua equipe, caso tiver).

Reduza distrações

As distrações são grandes armadilhas quando o assunto é aumentar a produtividade. E as tecnologias, que inclusive falamos acima, se não utilizadas da maneira correta também podem acabar se tornando distrações e impactando negativamente em seu negócio.

Então busque reduzir as distrações, principalmente quando você tem um grande número de tarefas, o que requer atenção total.

E você, o que faz para organizar sua rotina e aumentar a produtividade do seu negócio?

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você!

Até a próxima.