Está cada vez mais perto da tão esperada Black Friday. E a pergunta que não quer calar, é: sua loja está preparada? Se a resposta for não, preste atenção neste conteúdo e confira as dicas de como se preparar para a alta demanda e lucrar muito.

O que é Black Friday e quando ela acontece

É comum que algumas pessoas não saibam o que de fato é a Black Friday. Essa sexta-feira cheia de descontos é um conceito que começou nos Estados Unidos e está ganhando cada vez mais força no Brasil.

Neste dia, é comum que sejam oferecidos descontos diferenciados e irresistíveis, possibilitando ao consumidor a compra de mais produtos. E por isso a data é tão aguardada tanto por comerciantes quanto por clientes! E esse é o motivo pelo qual você precisa entender como se preparar para a Black Friday e aumentar seus lucros.

A Black Friday americana ocorre sempre na última sexta-feira de novembro. Aqui no Brasil, há lojas que seguem esse mesmo modelo, outras optam por fazer a promoção em várias (algumas em todas) sextas-feiras do mês de novembro ou até mesmo durante toda a semana, chamando de Black Week ou Black Month.

Como se preparar para a Black Friday

Muitos clientes esperam a Black Friday para fazer grandes compras, alguns até mesmo para se adiantar para o Natal (outra grande data para a qual seu negócio precisa estar preparado). Por isso, é importante que você saiba como se preparar para lidar com a alta demanda e conseguir ter ótimos resultados. Confira abaixo alguns pontos importantes.

Planejamento

Tudo começa pelo planejamento, isso é óbvio. É através de um planejamento de qualidade que você conseguirá se organizar e se preparar para esse período de muitas vendas, garantindo que conseguirá dar conta do que seu público deseja ao mesmo tempo em que oferece ótimos preços, sem ver seus lucros caírem.

Converse com seus fornecedores

É crucial que você esteja em contato com seus fornecedores e prepare seu estoque antecipadamente. Essa parte, na verdade, também deve estar dentro do seu planejamento.

Sendo assim, converse com seus fornecedores e garanta que conseguirá suprir a grande demanda e negocie as melhores opções. Isso te ajudará a conseguir um bom preço e garantir uma boa margem de lucro.

Defina as promoções

Esse é um momento-chave, onde você irá definir as promoções que irá ofertar durante a Black Friday. Será a hora de pensar o que é mais favorável: fazer promoções daquele estoque parado, de itens que já são bem vendidos… Enfim, pare, analise as estratégias do seu negócio e crie promoções irresistíveis, sempre demonstrando valor para seu cliente.

Caso você não consiga baixar tanto o preço, é possível pensar em outras formas de atrair seu cliente, como frete grátis, brindes, crédito para próxima compra, compre um e leve outro, entre outros.

Atenção ao seu estoque

Você precisa se assegurar que estará preparada para lidar com a alta demanda de produtos. Por isso é importante ter cuidado redobrado com estoque! Até porque não dá para correr o risco de prometer o que você não pode cumprir, como oferecer um produto que você não tem mais.

Esse é um ponto importante, pois vários são os negócios que acabam perdendo clientes e criando uma imagem negativa por conta disso.

Uma dica para você não passar sufoco e não perder vendas, é ter um estoque de segurança. Faça uma previsão aproximada do que você imagina que irá vender, para não acabar deixando seu cliente na mão ou ficando com produtos empacados ao final da promoção.

Prazos de entrega

Analise os tipos de serviços contratados para realizar a entrega de seus produtos e fique atenta aos prazos para que os mesmos não sejam entregues após a data que você informou para seu cliente.

Com a grande compra e venda de mercadorias, é comum que os correios fiquem super lotados e atrasem as entregas. Para não ficar mal com o seu cliente, estipule uma data possível, já pensando em uma margem de erro, e faça de tudo para garantir que seu produto chegará a tempo.

Prepare sua equipe de atendimento

O atendimento é um ponto muito importante para que uma loja tenha credibilidade e gere vendas. É através dele que sua loja pode se destacar dos concorrentes e alcançar resultados ainda maiores.

Como a Black Friday é repleta de promoções, é comum ter uma grande movimentação, acima dos dias considerados normais. Para isso, tenha uma equipe de atendimento treinada e bem preparada para lidar com esse grande número de clientes. Caso contrário, o resultado é simples: você irá perder vendas.

Se você esta iniciando e ainda não tem uma equipe, converse com algum conhecido e peça ajuda para realizar o atendimento. Lembrando sempre a importância de treiná-lo para prestar um serviço de qualidade.

Teste seu site

Se você possui um site para vender moda online, também é importante se certificar que ele é capaz de sustentar um grande número de visitantes e vendas. Caso possua um desenvolvedor próprio, converse com ele para que o mesmo faça testes e assegure que vendas não serão perdidas por conta do site.

Como lucrar mais com a Black Friday

Agora que você já viu algumas dicas básicas para preparar o seu negócio para essa época de altas demandas, vamos falar sobre algumas dicas de como lucrar com a Black Friday, para que você consiga ter resultados ainda melhores no seu negócio.

Comece a divulgar o quanto antes

Aproveite para ir esquentando seu público o máximo que puder. Para isso, comece a divulgar o quanto antes. Esta é a hora de pensar em estratégias de marketing e divulgação, para conseguir alcançar e impactar o seu público.

Criatividade na apresentação

Ser criativo na apresentação de produtos e ofertas fará toda a diferença para conseguir ganhar a atenção do seu cliente em meio a tantos concorrentes. Para conseguir atrair seguidores e clientes, pense em formas diferenciadas de divulgação. Também invista em títulos e conteúdos atrativos e engajadores.

Se você costuma postar as mesmas fotos sempre, esse é um bom momento para criar fotos novas, que chamem muita atenção.

Decoração

Você deve estar pensando que o quesito decoração se aplica apenas a lojas físicas, mas não é bem assim. Sua loja virtual e suas redes sociais também podem (e devem) ser decoradas com a ‘cara da promoção’.

Para fazer isso, aposte em fotos, layouts e banners harmônicos e com a temática da data. No caso da Black Friday, como o próprio nome já sugere, a cor costuma a ser preta. Mas nada impede que você insira outras cores, sempre mantendo a mesma temática para todas as ofertas da promoção.

Aumente seu engajamento

Agora é a hora de utilizar seus canais de comunicação com força total, com o objetivo de manter seu cliente engajado e por dentro das suas ofertas. Para isso, utilizar os stories do Instagram, campanhas, anúncios, hashtags (como #BlackFriday2018 ou #blackfridaybrasil) e outras funcionalidades, que também poderão te ajudar a estar em contato com seu cliente, se tornarão ainda mais fundamentais.

Valorize quem já compra de você

É comum que muitos negócios pensem na Black Friday unicamente como forma de atrair novos clientes. Mas, tão importante quanto isso é reativar os antigos e incentivá-los a continuarem comprando de você.

Para isso, procure dar exclusividade para seus clientes fiéis, como ofertas em primeira mão, desconto ou bônus extra, enfim, formas de fazer com que ele sinta-se valorizado e, como consequência, compre. 

Dica importante: não faça Black Fraude

Há muitos negócios que se acham espertos por enganar o cliente. É aquela coisa do “tudo pela metade do dobro do preço”. Mas a verdade é que os clientes estão cada vez mais espertos, fazendo vista grossa quanto aos produtos e promoções.

Também não faça qualquer coisa arriscada, como vender produtos que voltaram com algum defeito, não entregar nota ou impossibilitar a troca, entre outras coisas que podem prejudicar a imagem do seu negócio a curto, médio e longo prazo.

E não esqueça do pós-Black Friday

Digamos que a Black Friday não acaba quando termina. Seu negócio deve aproveitar essa oportunidade para continuar gerando mais vendas, além de alcançar e fidelizar um número ainda maior de clientes.

Esteja atento tanto aos clientes que compraram de você durante este período, quando aos que acabaram desistindo do produto. Procure essas pessoas e ofereça novas oportunidades, promoções e benefícios exclusivos.

Aproveite também para criar um relacionamento ainda mais próximo com seu cliente, mostrando que você se preocupa com a experiência dele com a sua loja.

 

E você, já começou os preparativos para lucrar muito com a Black Friday? Não perca tempo, ela está logo aí.

 

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