O Instagram está sempre trazendo uma série de novidades para seus usuários e muitas delas são benéficas e contribuem muito para quem possui negócios online e vendem pela plataforma.

A mais recente delas foi um comunicado oficial da plataforma para um grupo de repórteres em São Francisco, Califórnia, explicando, pela primeira vez, como o algoritmo realmente funciona!

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Assim como o Facebook, o objetivo do Instagram é bem claro: fazer com que o usuário encontre aquilo que ele tanto procura e tenha em sua tela assuntos pelos quais tenha interesse. Mesmo que duas pessoas distintas sigam exatamente as mesmas contas no Instagram, cada uma delas tem um feed personalizado de acordo com a maneira que interage com cada uma das contas que segue!

Critérios de Classificação/Rankeamento/Exibição

O algoritmo do Instagram tem como base 3 critérios para que o seu conteúdo seja relevante e apareça no feed de seus seguidores e público-alvo. Estamos falando de interesse, relacionamento e conteúdo recente.

Interesse

O algoritmo do Instagram está cada vez mais esperto e preocupado com os gostos, interesses e engajamento de seus usuários. Sendo assim, ele analisa as interações e interesses de cada um, com base em seu comportamento (postagens, curtidas, comentários e outros).

Assim ele consegue determinar o que é importante e relevante para cada um e tenta entregar os conteúdos que ele entende que este usuário gostaria de ver, baseado no interesse e comportamento do perfil. E tende a exibir conteúdos pelos quais o usuário já demonstrou interesse, curtiu, comentou ou compartilhou.

Relacionamento

O algoritmo do Instagram também consegue definir com quem você tem algum tipo de afinidade, relacionamento e de quem você está mais próximo. Ele consegue fazer isso com base em seus comentários, marcações de fotos e outras formas de interação na plataforma.

A partir do momento que o algoritmo entende que você é próximo de alguém, ele passa a exibir mais conteúdos daquele determinado perfil no seu feed, pois entende que você tem mais interesse no que esse determinado usuário publica.

Conteúdo Recente

Você já deve ter notado que o feed de ordem cronológica abandonou completamente o  Instagram e que agora as postagens aparecem em ordem aleatória.

No entanto, além de levar em conta o fator acima, o Instagram ainda se preocupa com a experiência do usuário com o novo. Sendo assim, ele também tenta priorizar que os conteúdos mais recentes apareçam no feed, com base no interesse e relacionamento do usuário com marcas e demais perfis da plataforma.

Além destes três fatores principais, o Instagram também usa outros três para avaliar e aumentar as chances de seu conteúdo ser ou não exibido para um número maior de usuários, que são: seguidores, frequência e usabilidade.

Seguidores

A quantidade de pessoas que o usuário segue também impacta no conteúdo que será exibido em seu feed. Por exemplo, se o seu cliente segue você e outros poucos perfis, ele provavelmente receberá um pouco de cada conteúdo, incluindo o seu.

Agora, se o seu cliente segue você e muitos outros perfis, você terá uma concorrência maior e a probabilidade é que a plataforma acabe deixando muitos posts de fora do alcance do seu público, o que acabará dificultando um pouco mais o seu alcance.

Frequência e Usabilidade

O Instagram também consegue determinar a frequência que você abre o aplicativo e a quantidade de tempo que navega por ele. Ou seja, quanto menor for a frequência e o tempo de permanência na plataforma, maior são as chances de que o usuário receba um conteúdo menos atualizado.

Agora, se você está constantemente conectado no Instagram, o objetivo da plataforma será sempre te mostrar conteúdo mais atualizado (atualizado, não em ordem cronológica).

Educar o Usuário

Com tudo isso, o objetivo do Instagram é educar os usuários e incentivar a produção de conteúdo relevante.

Embora muitas pessoas tenham se desesperado com estas mudanças, o lado bom é que ela pode servir para beneficiar  o seu negócio, basta você saber como funciona o algoritmo do Instagram e como utilizá-lo ao seu favor.

Como utilizar o algoritmo do Instagram a favor do seu negócio?

Como utilizar o algoritmo do Instagram ao seu favor

Agora que você já entendeu como funciona o algoritmo do Instagram, também é importante entender como utilizá-lo a favor do seu negócio, de maneira a não perder clientes, resultados e vendas.

Confira abaixo algumas dicas de como utilizar o algoritmo do Instagram a seu favor.

Identifique os melhores horários para postar

Saber o horário que seu público-alvo está conectado será fundamental para que seu post tenha mais curtidas e comentários, ou seja, mais interação. E os primeiros momentos do seu post serão fundamentais para que o Instagram determine se o seu conteúdo é ou não relevante.

Quer saber qual o melhor horário para postar no Instagram? Clique aqui 

Conteúdo Relevante

Produzir qualquer coisa no Instagram não irá te ajudar a ter mais alcance na plataforma, é preciso produzir conteúdo relevante e que esteja de acordo com a necessidade e interesse do seu usuário. Lembrando que conteúdo relevante não significa conteúdo sério ou educativo. Conteúdo relevante é aquele que o seu público gosta!

Assim ele ficará mais tempo no seu conteúdo e terá mais chances de compartilhá-lo, marcar outros amigos e demais formas de interação. E o tempo que o usuário fica no seu post também conta para a plataforma e contribui para que ele seja entregue para um número maior de usuários.

Utilize Hashtags

Utilizar hashtags é importante! No entanto, você precisa saber utilizar as hashtags certas para o seu negócio e que sejam relevante para que os usuário encontrem suas publicações, caso contrário é melhor nem usar.

O Instagram está de olho nas suas hashtags e consegue identificar se você está utilizando esta funcionalidade da maneira correta.

Responda seus usuários

Quando algum usuário interagir em seus posts, responda-o e interaja com ele. Mas é importante que você não faça isso de maneira automatizada.

O que eu quero dizer com automatizado? São aqueles comentários prontos que você envia como resposta padrão, ou algum emoticon, enfim, uma interação mais “robótica”. Acredite, o Instagram também está de olho nisso!

Busque conhecer seus seguidores

Conhecer e entender mais seus seguidores, seus gostos e interesse também irá te ajudar e muito a se beneficiar destas mudanças no algoritmo do Instagram. Isso porque assim você saberá os tipos de conteúdos que eles mais gostam, interagem e que geram relevância para eles.

Assim você conseguirá criar estratégias que sejam voltadas para seu público específico e suas chances de ter sucesso serão ainda maiores.

Use o Stories

Utilizar o Stories do Instagram também pode te ajudar a ter um contato mais próximo com seus seguidores, fortalecendo a relação com seus clientes. Além disso, também pode te ajudar a gerar mais credibilidade vendendo pelas redes sociais.

Também utilize o stories para fazer promoções, falar sobre algum produto, mostrar mais detalhes, entre outros.

Conclusão

Agora que você já entende como funciona o algoritmo do Instagram e já tem algumas dicas para começar a usar e se beneficiar destas mudanças, não perca tempo e invista nesta importante ferramenta para venda de moda.

Caso tenha ficado alguma dúvida, escreva nos comentários que será um prazer te ajudar.

Além disso, caso você precise de ajuda para desenvolver estratégias e melhorar seu desempenho vendendo moda pelo Instagram, tendo muito mais resultados vendendo online, conheça agora mesmo o curso Mais Seguidores de Moda.