Comprou exageradamente e acabou no prejuízo? Ou pior, comprou e agora está com o estoque parado? Aprenda de uma vez a como fazer compras sem ficar no prejuízo!
Cuidado com as finanças do seu negócio
Um dos maiores problemas para quem tem um negócio online é comprar exageradamente e acabar ficando com o estoque parado.
Muitos lojistas acabam se metendo nessa furada, pois sempre querem estar comprando novidades para o seu público. Apesar de ser uma ideia muito boa, na prática, ela acaba sendo uma pedra no sapato, que vai deixar você no prejuízo.
Já que estamos falando desse assunto, responda com sinceridade: como é o seu processo de compras?
Você compra exatamente aquilo que sabe que poderá vender ou adquire muitos artigos por impulso?
Talvez você já tenha percebido onde eu quero chegar com essas perguntas.
A partir do momento que você acaba comprando produtos por impulsos, isso te levará direto para o prejuízo. Além disso, comprar produtos aos quais você não sabe se irão vender bem, no fim, te levarão para o prejuízo também.
Observando tudo isso, podemos concluir que fazer compras sem ficar no prejuízo é uma tarefa que demanda tempo e acima de tudo, estratégia!
Como fazer compras sem ficar no prejuízo
Separei aqui 4 dicas práticas que vão te ajudar com a missão de comprar de maneira estratégica, para evitar prejuízos futuros no seu negócio.
E, neste caminho, o primeiro tópico para aprender a fazer compras sem ficar no prejuízo em sua loja de Instagram é estudar o mercado.
Estudo de mercado
Se o seu interesse realmente é vender mais e parar de ficar no prejuízo, é importante que você entenda como o mercado funciona com os produtos que o seu negócio dispõe.
Toda vez que você for fazer uma compra, estude como é o mercado deste produto, se ele possui um giro bom de vendas ou se ele é realmente complicado de se vender.
Muitas vezes os lojistas acabam comprando itens no calor do momento, sem nem ao menos pensar se aquele artigo teria saída em seu negócio.
Sendo assim, é importante que você saiba analisar o mercado dos produtos que você deseja comprar. É preciso que você estude detalhadamente como é o mercado desses produtos.
Outra coisa importante nisso, é que, quando você tem uma base sobre o mercado, até a precificação do seu produto pode melhorar e fazer com que você venda sem ficar no prejuízo.
Estratégias de compras
A segunda dica fazer compras sem ficar no prejuízo está totalmente relacionado com o tópico anterior: ter estratégias de compras é uma “ferramenta” que irá salvar o seu negócio de diversos tipos de ciladas.
A partir do momento que você estuda o mercado e o seu público-alvo, você consegue traçar uma estratégias de compras efetiva e lucrativa. Pois, diferente de comprar produtos no calor da emoção, você saberá exatamente o que o seu público quer, ou seja, o que precisa ser vendido.
Portanto, sempre pense da seguinte forma na hora de comprar um produto: “meus clientes irão comprar?”
Infelizmente, nem sempre você poderá se usar como exemplo, como: “ah, eu usaria esse produto”, pois tu não és a sua própria cliente (rsrsrs).
Entende o que eu quero dizer com isso? Não é nada surreal, é apenas uma coisa simples de começar a adotar na hora de fazer as suas compras.
Compras certas
O terceiro tópico não poderia ser diferente, compras certas!
De nada adianta você comprar alguns produtos, que realmente pensou que venderia fácil, mas por algum motivo, não vendeu.
Certamente a escolha de suas compras acabou sendo um pouco errada. Mas isso não é motivo para se desesperar. Para fazer as compras certas sobre os produtos que você pretende vender, é importante que você realmente tenha entendido os tópicos acima.
É necessário que você entenda como irá funcionar o ciclo de vida de um determinado produto, para que realmente possa comprar e consequentemente vender em seguida.
Portanto, toda essa questão de compra e venda precisa estar baseada em um bom estudo de mercado, sobre o quê, quando e de quem comprar ou para quem vender (rsrsrsrs).
Estratégias de vendas
Por fim, é preciso ter estratégias de vendas para poder comprar sem ficar no prejuízo.
O que eu quero dizer com isso?
Quando falamos em estratégias de vendas, estamos falando a respeito da forma que você irá vender seus produtos.
Caso você realmente esteja ficando em prejuízo no seu negócio, então está na hora de reavaliar as suas estratégias de vendas.
Por exemplo, como você costuma vender seus produtos? Concede desconto? Frequentemente faz promoções? Se suas respostas forem “sim” para ambas as perguntas, aí está o seu erro.
Pare de dar descontos ou fazer promoções sem estratégias, senão, você vai sempre ficar em prejuízo no seu negócio.
Faça o seguinte: ao invés de conceder apenas uma promoção, elabore um combo de produtos, como se fosse um kit de itens. Neste kit, você pode fazer algo do tipo “na compra de uma saia, leve uma pulseira de ‘mimo’”.
Agora esse “mimo” não será gratuito para o cliente, pois o valor dele deve estar agregado ao valor da saia. Entendeu?
Elabore estratégias de vendas seguindo essa linha de raciocínio, e rapidamente você irá perceber que as coisas irão melhorando.
CURSO WORKSHOP DE INSTAGRAM PARA APRENDER A VENDER MODA TODO DIA
Se você chegou até aqui e ainda quer saber mais sobre como vender moda no Instagram, e transformar isso na sua fonte de renda principal, vem comigo!
No Workshop Instagram para vender moda online, eu vou te ensinar todas as estratégias por trás de posts e stories que te farão vencer moda todos os dias no Instagram!
Você terá acesso a um passo a passo detalhado para usar no seu negócio de moda e parar de perder tempo com ações que não geram vendas!
No Workshop Instagram você irá entender exatamente sobre o que publicar para a sua audiência, como atrair seguidores, como ser encontrado, e principalmente, entender o seu funil de vendas. E, claro, muito, mas muito mais!
Clique aqui e faça parte do Workshop Instagram por menos de 70 centavos por dia – e comece a lucrar de verdade com o Instagram.
Leia mais: