Sabe aquela frase clichê que diz “quando você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve”? Também é assim que funciona com o seu negócio, quando você não tem objetivos. O que, claro, é muito ruim! Afinal, como você vai saber se o seu negócio está indo bem ou mal, se não definiu onde deseja chegar com ele? Como saber suas estratégias estão boas ou ruins, se você não tem metas? É sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje!

Porque é importante estabelecer metas?

Tanto na vida pessoal quanto profissional, ter metas é importante para que possamos acompanhar nosso desenvolvimento e crescimento, e entender quando é hora de mudar a rota.

Sendo assim, estabelecer metas e objetivos é o primeiro passo para que você alcance o sucesso e consiga criar um planejamento que te permita chegar onde deseja. Caso contrário, as chances de você ficar meio perdido e não conseguir identificar o que funciona e o que não funciona para seu modelo de negócios, são altas.

Além disso, sem definir suas metas você corre o risco de fazer com que qualquer resultado pareça ótimo para você. E, na prática, sabemos que não é assim que funciona.

Dicas para estabelecer metas inteligentes para o seu negócio

O primeiro ponto para definir a sua meta é ser claro e objetivo. Por exemplo, de nada adianta você pensar “esse mês/ano eu quero faturar mais”. Você precisa definir quanto à mais você deseja.

Afinal, se não fizer isso, qualquer 10 reais a mais, é mais, certo? Mas em tese não é esse crescimento que você almeja. Por isso, defina claramente aquilo que você deseja alcançar e comece a planejar as estratégias.

Como um bom planejamento é a base para um negócio de sucesso, comece dessa forma. Coloque no papel  (ou no seu computador) tudo o que você deseja alcançar. Podem ser metas diárias, semanais, mensais e anuais, da forma como você quiser. O importante é conseguir visualizar, de maneira geral, para saber tudo o que precisa ser feito para torná-las realidade. 

Trazendo isso para a prática, o modelo SMART é um método muito utilizado por grandes negócios, e que também pode te ajudar na hora de estabelecer metas inteligentes e estratégicas. 

Modelo SMART

Talvez você nem faça ideia do que é modelo SMART de planejamento de metas e objetivos, mas é mais fácil de entender do que você imagina. Resumidamente, SMART é a sigla que engloba 5 características que as suas metas precisam ter. São elas: ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporizável.

Specific (específico): como eu disse anteriormente, um dos primeiros pontos para definição de suas metas é buscar ser objetivo e específico. Metas muito amplas são mais difíceis de serem alcançadas e mensuradas.

Exemplo errado: eu quero ganhar mais dinheiro no próximo mês.

Exemplo certo: no próximo mês eu desejo aumentar meu lucro em 10%.

Mensurable (mensurável): para saber se você está indo pelo caminho certo, é importante que sua meta seja mensurável. Assim você consegue analisar os resultados alcançados com cada ação e, se necessário, pode reformular sua estratégia.

Uma dica para tornar sua meta alcançável é definir o tempo no qual você espera alcançá-la e valores. Exemplo: quero duplicar meus lucros em 3 meses. Vou investir mil reais para captar 5 novos clientes.

Attainable (atingível): defina metas reais, que realmente possam ser atingidas. Caso contrário, você poderá se sentir frustrada por não ter conseguido concretizá-las. Por isso, seja sensata e realista, e estipule objetivos que realmente estejam de acordo com a sua realidade e a realidade do seu negócio, com base nos recursos que você possui.

Relevant (relevante): seus objetivos precisam ter sentido e ser relevantes para você e para o seu negócio. Ou seja, precisa ser algo que realmente vai te dar prazer em realizar e que seja uma meta importante para o seu negócio. Assim você mantém o foco e a empolgação para atingi-los. 

Time bound (temporizável): por fim, de acordo com o método SMART, é preciso que você estipule um prazo para conquistar a sua meta. É o prazo máximo para que você torne-a realidade. É o momento de parar tudo e ver onde você chegou. É a hora de validar se os seus esforços foram o suficientes. 

Como começar a estabelecer metas

É fato que ter metas e objetivos bem definidos é importante para o sucesso do seu negócio. E, de acordo com o método SMART que falamos acima, você já consegue visualizar alguns pontos nos quais seus objetivos precisam se adequar. Agora você certamente já tem uma ideia de como começar a definir seus objetivos ou validar sua meta atual.

No entanto, começar a estabelecer metas pode ser um processo um pouco conturbado. Mas não tem como fugir disso, realmente é preciso DEDICAÇÃO, PÉ NO CHÃO e PLANEJAMENTO! Mas, para te ajudar, vou listar algumas dicas.

Prioridades

O erro de muitas pessoas é começar o seu negócio querendo abraçar vários objetivos ao mesmo tempo. É por isso que muitos acabam frustrados por não estarem vendo resultados.

Para que isso não aconteça com você, estipule prioridades.

Checklist

Outra dica que pode te ajudar muito é criar checklist’s de cada coisa que precisa ser feita para tornar possível a realização da sua meta. Por exemplo, se você quer dobrar seu número de clientes, você precisará: pensar em campanhas, investir em anúncios, criar novas ações, entre outras coisas.

Então desmembre isso em pequenas tarefas e acompanhe a evolução que você está tendo após finalizar cada etapa. Assim você consegue ver o quanto já conquistou e o quanto ainda falta para chegar onde você deseja.

Entenda o mercado

Você precisa criar metas que estejam de acordo com a realidade atual. Para isso é importante estar sempre buscando se informar acerca da situação do seu mercado, segmento e nicho, para repensar a meta caso veja que ela não poderá ser alcançada. Ou para aumentá-la, caso você veja que ela pode ser superada.

Equipe motivada

Essa dica não vale para todos, pois muitas vezes nós somos nosso próprio negócio. Ou seja, não temos funcionários e fazemos tudo sozinhos, por conta própria.

No entanto, se você tem uma equipe que trabalhe ao seu lado, é muito importante encontrar formas de mantê-la motivada para alcançar essas metas junto com você. Acredite, isso fará toda diferença.

Fique de olho nos resultados

Um momento crucial é a mensuração dos resultados. É nessa hora que você irá avaliar tudo que foi feito e saber o que deu certo e o que não deu.

É aqui que você irá planejar suas próximas metas, levando em consideração o que foi conquistado e repensando objetivos e estratégias mais assertivas para buscar otimizar cada vez mais suas ações.

Agora eu quero saber: você já planejou as suas metas para 2019? Está conseguindo alcançá-las? Me conte ai nos comentários! E, se gostou desse conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais.

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