A escolha de um nome para loja virtual é uma decisão importante, que precisa ser bem pensada. Afinal, estamos falando do seu negócio.
No entanto, eu sei que muitas pessoas travam nessa tarefa, logo de cara. Inclusive, muitos desistem já nesse primeiro desafio. Mas você não… Se chegou até aqui, significa duas coisas. Primeira: você precisa de ajuda para escolher um nome para sua loja. Segundo: você quer ter um negócio de sucesso.
Por sorte, estou aqui para te ajudar com as duas coisas. Mas vamos dar um passo de cada vez, certo?
Nome para loja: a importância da escolha certa
Começar o seu próprio negócio é um caminho cheio de desafios, não vou negar. E a escolha de nomes para loja virtual é um deles.
Em um mercado com tantas opções, como se destacar? É isso que você de pensar.
Também atente-se para não se deixar cair na armadilha de ir pelo que é comum e já saturado no mercado.
O nome da sua empresa e a sua marca (logo) serão seus principais pontos de contato com a sua audiência. E, por isso, é importante que transpareçam bem a mensagem que você deseja transmitir.
Seus diferenciais, seus pontos fortes, os maiores benefícios da sua marca/produtos e seu posicionamento devem ser levados em conta na hora de fazer essa escolha.
Não existe um caminho certo ou uma fórmula pronta para você encontrar um nome para loja ideal. Você precisará parar, pensar, estudar e se dedicar, para chegar na escolha certa, que realmente te diferencie e agregue valor ao seu negócio.
Quando você conseguir chegar em um nome forte, do seu agrado e que chame a atenção do seu público, isso será um ponto positivo para você, principalmente na internet. É por isso que eu separei algumas dicas para te ajudar nesse momento.
Nome para Loja Virtual: dicas para acertar na escolha
Eu recebo muitas mensagens, principalmente no inbox das redes sociais, de pessoas me perguntando sobre qual o melhor nome para colocar na sua loja.
Como você sabe, eu amo ajudar empreendedores a ter sucesso com seus negócios. Mas admito que, nesse caso, não há muito do que eu possa fazer a não ser te dar algumas dicas.
Isso porque o nome da sua loja é algo muito pessoal, que só você pode escolher, pois precisa transmitir a essência do seu negócio.
De qualquer forma, eu tenho algumas dicas para te auxiliar nessa escolha e espero que te ajudem. Vamos lá?
Seja estratégico
Se você não deseja que o seu negócio seja apenas mais uma loja, seja no meio físico ou online, é preciso pensar com criatividade e buscar fugir das escolhas óbvias.
Além disso, você precisará criar perfis nas redes sociais para o seu negócio. No Instagram, por exemplo, seu username precisa ser estratégico e fazer referência ao que você vende. Por isso, faça uma escolha interessante.
Também opte um nome que seja facilmente encontrado pelos seus potenciais clientes. Para isso, a dica é utilizar palavras-chaves.
Nomes curtos
Nomes curtos, criativos e que possam ser facilmente memorizados e digitados também são uma boa opção, principalmente levando em consideração as redes sociais.
Se pensarmos por outro lado, nomes longos não parecem combinar muito com uma loja ou negócio, não é mesmo? Mas atenção, tem muita gente que confunde nome com slogan.
Então vamos deixar claro aqui: o seu nome é uma coisa e é bom que seja curto. Já o seu slogan é algo complementar, uma frase de efeito, que pode ou não ser utilizado juntamente ao seu nome e marca.
Por exemplo a coca-cola (nome da marca) tinha o slogan “Abra a felicidade”, que hoje é “Sinta o sabor”. É importante entender que são coisas diferentes!
Inclusive, atente-se que o seu slogan pode sim mudar em algum momento. Mas o seu nome tem que ser algo forte, que represente o seu negócio como um todo, para não ser alterado futuramente.
Faça uma análise dos seus concorrentes
Fazer uma análise de concorrentes é uma parte importante do planejamento estratégico de qualquer negócio, e também pode te ajudar na hora de escolher o nome para sua loja.
Essa dica pode não te ajudar diretamente na criação de um nome específico, mas com certeza te dará dicas de nomes para não escolher.
Além disso, fazer essa análise de perto pode render muitos insights poderosos para o seu negócio!
Não restrinja seu nome a um produto específico
Já que falamos sobre escolher um nome para loja forte, que não deve ser alterado futuramente, achei importante te dar essa dica: não restrinja a sua escolha de nome a um produto específico (mesmo que seja o carro chefe do seu negócio).
Digo isso porque futuramente você pode querer mudar a sua abordagem, inserir novos produtos ou até mesmo, pela moda, mudar totalmente o seu segmento. E, se isso acontecer, você terá que começar tudo do zero, com um novo nome.
Por isso, tente escolher algo que esteja realmente relacionado a essência do seu negócio.
Faça listas
Quando não temos uma ideia, ficamos na dúvida ou até mesmo dá branco, eu sempre gosto de ter uma listinha. Isso me ajuda muito!
E para você que está escolhendo o nome da sua loja, isso também pode funcionar.
Faça assim: pegue um papel ou até mesmo o bloco de notas do seu telefone e comece a colocar vários nomes que sejam do seu agrado.
Não tem certo ou errado, sequer um número mínimo ou máximo.
Escreva ali várias ideias que vierem à sua mente, num período de 7 dias, por exemplo. Não sei como você é, mas eu tenho muitas ideias a noite, então aproveite para anotar essas ideias também.
Passado os 7 dias (ou o tempo que você estipular) vá até essa lista e comece a riscar os nomes que, num segundo momento, não parecem interessantes. Depois analise o restante, até conseguir chegar ao que mais te agradou.
É uma espécie de “brainstorming” com você mesma e pode resultar em ideias muito boas.
Depois disso, se tiver chegado a bons nomes, mas ainda tiver dúvidas, converse com seus amigos, conhecidos e/ou familiares e peça ajuda para saber qual soa melhor e mais atrativo.
Verifique a disponibilidade
Uma dica para você que está começando e não sabe que nome escolher para a sua loja, é começar a pesquisar e buscar inspiração.
Também lembre-se de verificar a disponibilidade do nome, confirmar se ele já não está sendo utilizado por outra marca e se está disponível nas redes sociais como Instagram, Facebook e outras.
Essas pesquisas podem ser bem simples, pelo próprio Google ou diretamente nas redes sociais. Super fácil e rápido.
Qual é o melhor nome colocar no seu negócio?
Como você viu, não há uma fórmula exata para escolher o nome para loja virtual, mas você precisa explorar suas opções e usar a criatividade ao seu favor.
Tenha sempre em mente os seus valores e a mensagem que deseja passar aos seus clientes. Isso precisa estar muito claro para você e, consequentemente, também dará clareza para escolher o nome adequado para a sua loja.
Cheguei a um nome, mas não sei se é o ideal, e agora?
Se você já tem um nome, mas deseja validar se ele realmente é bom, a minha dica é que você faça pesquisa com seus amigos e conhecidos.
Também aproveite as enquetes e perguntas do Instagram para questionar seus seguidores e potenciais clientes sobre o nome que você gostou.
São duas fomas de validar a sua escolha e saber se é realmente um nome atrativo para o seu negócio.
Agora me fala, essas dicas te ajudaram? Se você já escolheu o nome para sua loja, me conta aqui nos comentários.
Um beijo e até a próxima.
Leia mais: