A divulgação e a publicidade do seu negócio são muito importantes. E em meio à tantas estratégias, muitos negócios estão investindo em Marketing de Influência, através de Influenciadores Digitais. Se você não sabe o que é isso, não se preocupe, pois vou te explicar.
E mais do que te explicar, vou te mostrar como escolher os Influenciadores Digitais certos para o seu negócio. Assim você saberá que é preciso preciso tomar alguns cuidados, para não acabar gerando polêmicas, como aconteceu no caso do Pabllo Vittar e da marca de botas Victor Vicenzza (vou deixar ao final deste conteúdo o vídeo onde eu falo sobre essa polêmica).
Então se você tem um negócio de moda e quer entender como inserir influenciadores nas suas estratégias de marketing, quais critérios seguir e como evitar cair em ‘maus lençóis’, este conteúdo é para você!
O que é Marketing de Influência
Como o próprio nome já diz, Marketing de Influência trata-se de parcerias com pessoas influentes, que fazem a divulgação de produtos ou serviços de determinada empresa. Essas pessoas geralmente são autoridades no assunto ou tem grande influência com o público-alvo do negócio.
Através dessas parcerias, o Marketing de Influência tem como objetivo influenciar pessoas a comprar, aumentando o alcance e a divulgação da marca e, claro, os resultados. É uma forma de criar um relacionamento com o seu público.
E isso funciona muito bem, quando utilizado da forma certa. E por isso é importante que você fique atento e saiba como escolher influenciadores digitais certos para o seu negócio.
O que são Influenciadores Digitais
De maneira geral, Influenciadores Digitais são pessoas que podem ou não ter um grande número de seguidores nas redes sociais, mas que acima de tudo fazem sucesso com determinado público, como é o caso da celebridade Pabllo Vittar que falamos no início deste conteúdo.
Esses influenciadores contribuem para influenciar e mudar os hábitos de consumo de um determinado público, através de demonstrações, posts e divulgação de produtos e/ou serviços, influenciando seus seguidores a comprar de determinadas marcas e seguirem determinados perfis.
Por isso, os Influenciadores Digitais estão fazendo parte do marketing de muitos negócios. E por isso também é importante que você saiba como escolher Influenciadores Digitais para o seu negócio e acerte na escolha.
Porque apostar em Influenciadores Digitais?
Antes de saber como escolher Influenciadores Digitais, é importante ter conhecimento de como isso pode ajudar o seu negócio.
Ter um Influenciador Digital que fale sobre sua marca ou seus produtos pode ser benéfico para o seu negócio por inúmeros motivos: aumentar o alcance da sua marca, a confiança do público no que você fala ou vende, te ajudar a ter credibilidade (o que é muito importante para quem vende moda online) e muito mais.
E com uma boa escolha de Influenciadores Digitais, você terá muito mais eficiência em atingir o seu público, melhorando a visibilidade da sua empresa e fazendo com que mais pessoas comprem de você, pois, como já falamos, eles influenciam no comportamento de compra.
Como escolher Influenciadores Digitais para o seu negócio
Influenciadores convertem, geram vendas. Sem contar que além do investimento poder ser bem menor do que uma publicidade tradicional, os resultados podem ser muito maiores. E saber escolher essas parcerias com certeza pode trazer ótimos benefícios e resultados para o seu negócio, principalmente quando ela é benéfica para ambos os lados. Confira algumas dicas que separei e que podem te ajudar nessa escolha:
Saiba o que quer e tenha objetivos bem definidos
O primeiro passo para escolher o influenciador ideal para o seu negócio é definir o que você deseja e, a partir disso, ter objetivos específicos bem definidos.
A partir do momento que você sabe o que espera, conseguirá fazer a melhor escolha de influenciador para seu negócio. Por exemplo, se deseja que sua marca seja conhecida, encontre pessoas famosas e com grande número de seguidores. Se quer eliminar objeções específicas, procure um especialista no assunto e por aí vai…
Conheça os diferentes tipos de influenciadores
Com o crescimento do mundo digital, os influenciadores foram divididos em tipos específicos. Sendo assim, você precisará pesquisar e entender qual o que mais se encaixa com seus objetivos. Confira abaixo alguns exemplos:
Influencer celebridade: como é o caso do Pabllo Vittar, que é um famoso muito influente, principalmente para o público LGBT, e que pode tornar sua marca muito mais conhecida;
Influencer autoridade: pessoas com autoridade em determinado segmento, como especialistas, que tem propriedade e domínido do assunto em questão;
Influencer jornalista: que através de fontes e conhecimento, conta histórias sobre o seu produto e aumenta seu engajamento;
Micro influenciador: tem poucos seguidores mas um poder grande de influência sobre determinado grupo de pessoas. É muito comum encontrar micro influenciadores em cidades de tamanho médio ou pequeno.
Entre muitos outros tipos! Basta você estudar e saber qual o que mais se encaixa com o seu negócio e seus objetivos.
Relação e proximidade do influenciador com o público-alvo do seu negócio
Para saber como escolher um influenciador digital, você precisa entender se este profissional realmente está conectado com o seu público, se tem engajamento e se é realmente relevante para seus potenciais clientes.
É fundamental que ele esteja muito próximo dos seus clientes ideias e dialogue com eles (e claro, seja ouvido, tenha o poder de transformar o hábito de seu público, ou seja, tenha influência sobre o comportamento destas pessoas).
Influenciadores que estejam de acordo com o posicionamento da sua marca
Não corra o risco de acabar investindo em influenciadores que não estejam se acordo com seus ideais, não falem a mesma ‘língua’ que você e, consequentemente, não esteja em sincronia com o que você deseja passar para seus clientes.
Por este motivo, antes é importante conhecer bem o profissional e entender se ele é o tipo de pessoa que você gostaria que falasse e divulgasse sua marca, evitando cair na polêmica do Pabllo Vittar (se ainda não sabe do que se trata, veja o vídeo ao final do conteúdo).
Relevância para seu negócio
Inicie essa parceria com alguém que seja relevante para o seu negócio, entenda sobre seus produtos e serviços e realmente saiba o que está falando.
Por exemplo, se você contratar uma influencer adolescente e com um estilo “rocker! para falar sobre roupas para executivas, a sua estratégia poderia acabar não sendo tão benéfica.
Qualidade do conteúdo e formas que se comunica
Estude o influenciador com quem você deseja iniciar a parceria. Veja como ele se porta e como se comunica com seus seguidores e público em geral. Também avalie parcerias que ele já possui e como são os materiais que divulga (bem como a reação do público).
Afinal, se o conteúdo não for interessante, sedutor e não envolver seus potenciais clientes, possivelmente não será a melhor opção para o seu negócio.
Engajamento
É importante que seu influenciador tenha um alto engajamento. Isso é óbvio, na verdade. Mas não estou falando de um engajamento qualquer: várias pessoas que curtem e comentam o que ele posta. Mas sim um engajamento com quem realmente interessa para você: seu tipo de público, ou melhor, seu público-alvo.
Último passo: análise dos resultados
Qual era seu objetivo inicial com essa parceria? Gerar cliques? Aumentar o seu alcance? Dobrar suas vendas? Agora é hora de avaliar se você conseguiu alcançar os resultados que desejava. E por isso é tão importante que seus objetivos sejam bem definidos desde o início.
A partir dessa avaliação você saberá se a estratégia está dando resultados ou não. Caso não esteja, provavelmente o influenciador escolhido não foi a melhor opção para o seu negócio. Neste caso, faça um estudo e garanta que a próxima parceria seja realmente o que você precisa.
Polêmica do Pabblo Vittar com a marca de botas Victor Vicenzza
E para você que aguentou a curiosidade até agora e está louca para saber qual é a polêmica do momento, que envolve o Pabllo Vittar, Influência Digital e venda de moda online, confira o vídeo abaixo. Ah, e não esqueça de colocar nos comentários o que você achou.
Até mais!