Esses dias eu estava falando sobre hashtags no meu perfil do Instagram e surgiram muitas dúvidas por parte dos meus seguidores. Foi quando eu decidi escrever um conteúdo sobre isso, para ajudar pessoas que ainda não sabem escolher hashtags para seus posts e o quanto elas impactam nos resultados. Se você é uma dessas pessoas, esse conteúdo também é para você.
Qual o impacto das hashtags?
Se você utiliza o Instagram, mas não usa as hashtags, sinto informar que você está fazendo isso errado. Felizmente, eu estou aqui para te ajudar a acertar na escolha das hashtags!
As hashtags nada mais são do que “etiquetas”, com as quais você marca as suas fotos. Ou seja, quem estiver procurando por alguma palavra-chave no Instagram vai encontrar fotos que estejam “etiquetadas” com aquela hashtag.
Talvez você nunca tenha parado, de fato, para pensar na importância e no potencial que as as queridinhas do Instagram tem no seu negócio. Mas o impacto é realmente grande, tanto em questão de alcance como de resultados!
É através das hashtags que seus conteúdos irão se ‘popularizar’ e atrair um público maior, de forma rápida e gratuita, e que pessoas que não conhecem o seu Instagram irão te encontrar, quando estiverem buscando por algo que você postou usando a hashtag. E, por isso, é importante que você dedique seu tempo para escolher as #certas!
Indispensáveis para estratégias no instagram, as hashtags são responsáveis por gerar mais oportunidades para o seu negócio, facilitando sua conexão e contato com potenciais clientes. Ou seja, escolhendo as # certas você poderá:
- impactar mais clientes em potencial;
- fazer com que o seu negócio seja encontrado mais facilmente;
- facilitar que o cliente que esteja buscando pelo seu produto ou serviço, encontre-o;
Ou seja, as hashtags tem um grande potencial para quem atua no mercado online, principalmente falando de destaque e relevância. É por isso que você precisa investir nelas!
Quando e quantas hashtags devo utilizar?
Algumas perguntas comuns que surgem para mim são ‘quando usar e quando não usar hashtags?’ ou ‘quantas hashtags devo usar?’. E a verdade é que não há uma resposta exata para isso.
Primeiramente, se você atua no Instagram e tem uma estratégia forte de conteúdo (o que é muito importante para o sucesso do seu negócio), deve utilizá-las sempre, em todas as postagens. Agora, sobre a quantidade, pelas políticas e termo de uso do Instagram o máximo que pode ser utilizado são 30 hashtags,
Te aconselho a escolher poucas e boas hashtags (entre 5 a 15). Ou seja, aquelas que realmente fazem sentido com o que você está divulgando e com o que os seus potenciais clientes buscam.
Sobre colocar hashtags nas postagens ou nos comentários, a dica é ir de acordo com o seu gosto. Eu, particularmente, gosto de colocar todas elas diretamente no meu post, mas tenho alunas que preferem colocar no primeiro comentário da publicação e também dá super certo. Ou seja, também não existe nenhuma regra para isso porque funcionam em ambos os locais, viu?
Como escolher as melhores hashtags?
Eu queria dizer que existe uma fórmula mágica para escolher as melhores hashtags para o seu negócio, mas não é bem assim. A verdade é que você precisará se dedicar e fazer muitas pesquisas, para realmente fazer escolher assertivas. Mas eu tenho algumas dicas que podem te ajudar.
Preenchimento automático do Instagram
Você pode começar fazendo o simples. O próprio autopreenchimento do Instagram pode te dar algumas dicas na hora de buscar por certas palavras-chaves que se conectem com a sua postagem. Tudo o que você precisa fazer é clicar no campo #, no Instagram, começar a escrever uma palavra e avaliar as opções que aparecerão, sobre se elas são ou não relevantes para você.
Também há alguns aplicativos disponíveis no mercado que podem te ajudar nessa escolha.
Fique de olho nas tendências
Fique de olho no mercado e nas principais tendências do momento. Principalmente para quem vende moda online, isso é muito importante.
Se tiver algum assunto que esteja sendo muito comentado ou novidades quentinhas, aproveite esse momento para pesquisar hashtags e fazer conteúdos sobre o assunto, não apenas para se mostrar atualizada, mas para aumentar seu engajamento.
Analise seus concorrentes
Outra dica que vale para tudo é estar de olho em seus concorrentes. O que eles estão fazendo? Como se comunicam? Quais estratégias utilizam?
Essa análise te ajudará na hora de escolher as melhores hashtags e elaborar estratégias mais assertivas para o seu negócio.
Seu produto
A escolha das hashtags deve ser simples e objetiva. Por exemplo, se você está vendendo uma blusa branca, use isso nas suas hashtags (exemplo #blusabranca #blusanacorbranca #blusabrancaderenda).
Para ser ainda mais assertiva, faça pesquisas e entenda como seus potencias clientes costumam procurar no Instagram e facilite para que ele te encontre. Pense com a cabeça do seu potencial cliente! Ele está sempre procurando por um produto específico ou por um nicho específico!
Coerência
É importante que todas as hashtags utilizadas tenham ligação com o que você está falando ou divulgando no seu post, caso contrário pode ser esforço jogado fora e ainda parecer que você está desesperado para alcançar mais clientes.
Além disso, se suas hashtags não tiverem relação com seu post, você corre o risco de atrair pessoas que não estão realmente interessadas por aquele conteúdo. Novamente, esforço jogado fora.
Coloque-se no lugar do seu cliente
Esse último ponto é realmente eficiente. É a grande chave de sucesso para o seu negócio: saber se colocar no lugar do seu cliente. Com isso eu quero dizer: entender como ele se comunica, o que deseja e quais termos utiliza para buscar o que quer.
É o caso da blusa branca que falamos anteriormente. Se você sabe que os clientes que querem comprar uma blusa branca vão pesquisar isso no Instagram, porque não usar essa hashtag? Às vezes o que parece simples e óbvio demais pode ser o suficiente para você acertar na sua escola.
Bônus: não cometa esse erro
Tem algumas coisas que eu vejo que chego a me arrepiar, de verdade (risos). E uma dessas coisas é o uso das hashtags de forma inapropriada, como para cada palavra de uma frase ou termo de busca.
Errado: #blusa #branca #com #manga
Certo: #blusabrancacommanga
Deu para entender o que eu quero dizer, certo? Isso além de não ficar nada legal visualmente, pode prejudicar seus resultados. Então seja objetiva e evite hashtags em outro idioma, genéricas e difíceis de entender.
Conclusão
Saber como escolher as melhores hashtags não é uma tarefa fácil. Mas você precisará dedicar seu tempo para que elas sejam realmente eficientes para o seu negócio. E eu espero que essas dicas te ajudem a começar seu trabalho.
Outra coisa que eu também aconselho é ter ou criar hashtags padrão, com base no seu segmento de mercado, que serão utilizadas em todos seus posts. Isso te ajuda a criar certa constância e posicionamento no nicho que você atua.
Inclusive, acho que é super importante que você crie uma (ou mais) hashtag própria para os seu negócio. No meu caso, eu utilizo muito #fashionmidias #alemoraes #vendamodaonline, pois além de ser meu nome, é o meu curso e o mercado onde eu atuo, então eu considero relevante e utilizo-as em todos meus posts, para criar um certo poder e posicionamento.
Mas claro que você não poderá se limitar as hashtags padrões. Sempre utilize-as em conjunto com outras mais específicas acerca do assunto que você está falando ou produto que está vendendo. Essa é a grande diferença de quem tem sempre os mesmos resultados para aqueles que estão sempre em busca de resultados melhores!
E se você precisa de ajuda para atrair mais seguidores para seu Instagram de moda e aumentar suas vendas, clique aqui.
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com outras pessoas! E me conta, como você faz para encontrar as melhores hashtags para o seu negócio?