Confira neste artigo 6 dicas de como encontrar fornecedores ideai para o seu negócio de moda.

Uma parte crucial para alguém que trabalha com moda, é a escolha de fornecedores.

A seleção de quem irá fornecer seus produtos é um momento de extrema atenção. Uma má escolha pode trazer riscos como demanda de pedidos não atendida, ocasionando problemas na qualidade e até mesmo no preço dos produtos oferecidos.

Além disso, é muito importante encontrar fornecedores que possam atender às suas necessidades, tanto em quantidade quanto em qualidade.

Fazendo as escolhas erradas, sua marca pode cair na falta de estoque, criando um problema enorme no seu negócio, principalmente se for uma loja pequena, que não conta com um amplo número de produtos.

Mas não se desespere, pois eu vou te ajudar! E aqui neste conteúdo separei 6 dicas de como encontrar os fornecedores certos para a sua loja de moda.

6 dicas para encontrar os fornecedores certos para o seu negócio de moda

1 – Pense no tipo de produto

Uma escolha importante é sobre o tipo de produto que você vai vender. Reflita sobre os pontos importantes que você deve considerar nessa hora para escolher o seu tipo de produto, levando em consideração o nicho que você irá atender.

Por exemplo, caso você trabalhe com jeans, pesquise até encontrar um fornecedor que possa lhe fornecer opções de qualidade e boas modelagens.

Além disso, sempre é bom frisar o valor mínimo do pedido e os valores do fornecedor em destaque, para você avaliar na hora de fazer a sua escolha.

No entanto, antes de tudo, procure filtrar o máximo possível os fornecedores que possam te satisfazer essas questões: entrega, margem de preço e quantidade de produtos.

2 – Liste suas exigências

Para encontrar os fornecedores certos para o seu negócio, você precisa saber quem são esses fornecedores. Ou seja, o que você busca neles.

Dito isso, sugiro que você faça uma lista com suas principais exigências que você busca, para fechar essa “parceria”, digamos assim.

Desta forma, quando você fazer a sua pesquisa de fornecedores, você avalia quem atende os requisitos que você busca e/ou aqueles que chegam mais perto. 

Uma dica é também procurar fornecedores locais, que estão mais perto de você. Assim você também valoriza esses fornecedores locais e tem mais agilidade na entrega das suas mercadorias (não é obrigatoriedade que seu fornecedor esteja perto de você!).

3 – Prazo

Um ponto importante na hora de escolher seus fornecedores é o prazo. Ou seja: o prazo que ele vai levar para entregar as suas demandas – e se ele cumpre com o combinado.

Esse ponto é muito importante. Afinal, o cumprimento das entregas pode ajudar o seu negócio a se tornar cada vez mais responsável e qualificado, porém o contrário pode estragar a imagem de sua marca.

Então busque encontrar fornecedores que cumpram os prazos e disponham de flexibilidade caso você precise de algo a pronta entrega.

4 – Preço

O preço pode ditar muito a nossa busca por fornecedores, afinal você busca algo que caiba no seu bolso e permita que você tenha uma lucratividade maior, não é?

Fora isso, o preço que você paga, também é repassado aos seus clientes. Então, quando você consegue negociar bons valores, você consegue até mesmo mexer no seu preço, tornando-o mais atrativo e competitivo no mercado.

Por este motivo é importante que você também faça uma pesquisa para entender os preços que cada fornecedor cobra e as formas de pagamento. Inclusive, fique de olho nas condições de pagamento, pois esse é um ponto que pode tornar um fornecedor mais ou menos atrativo para você.

Ou seja, os valores também são essenciais para encontrar o melhor custo-benefício para o nosso produto e qualidade. Claro que, não deve ser sua principal preocupação, também pelo fator: preço x qualidade. Vale mais você pagar um pouco mais caro em outro fornecedor que te dá confiança e entrega produtos de qualidade, do que passar barato, conseguir vender barato, mas ter muita reclamação pela qualidade do produto.

5 – Negociação

Fique por dentro de todos os custos! Não deixe de consultar o valor do frete e as demais taxas de serviços que os fornecedores possam ter. Esse, inclusive, será o seu momento de negociar: taxas, parcelamento, etc.

Uma boa negociação pode fazer a diferença no seu negócio. Como lojista, você já entende isso.

Então tente negociar com o seu fornecedor sempre melhorias em questão de prazo, tempo de entrega, demanda, valores, parcelamento, variedade, etc.

Vale reforçar que a base de um bom negócio, é uma boa parceria com fornecedores. Nada adianta ter bons produtos e preços, se os seus fornecedores não conseguirem atender a sua demanda.

Então, negocie com atenção cada tópico que precise com seus fornecedores.

Gostou dessas dicas? Então para te ajudar ainda mais, vou deixar abaixo algumas indicações de fornecedores em quem conheço, confio e realmente indico para minhas alunas.

  • Emoda – @bomretiroaovivo
  • Vesti Shop – @vestishopoficial
  • Moda Online Atacado – @atacadomodaonline

Leia mais: