Como definir público-alvo é uma dificuldade muito grande das minhas seguidoras. Recebo diariamente na caixinha de perguntas do instagram, muitas dúvidas sobre esse assunto.

Se você também precisa ter mais clareza sobre quem é e como encontrar o público-alvo do seu negócio de moda, esse conteúdo vai te ajudar (e prepare-se: porque lá vem textão!).

Acompanhe as dicas e bora arregaçar as mangas para fazer essa definição tão importante, de maneira estratégica.

O seu produto NÃO serve para TODO MUNDO

O primeiro ponto que precisa ficar claro é que o seu produto não serve para todo mundo – Se você querer vender pra todo mundo, pode acabar não vendendo para ninguém.

E, se até ver esse conteúdo você achava que servia, já fica claro que você está cometendo um erro na definição do seu público-alvo.

Isso significa que você vai precisar aprender as estratégias certas para fazer essa definição.

E, importante saber: público-alvo você não vai atrás, você DEFINE. É você quem escolhe com qual público irá querer trabalhar.

Claro que você vai ter que fazer pesquisas para fazer uma boa escolha, pois vai impactar nos seus resultados, mas é você quem tem o poder de definir. E precisa fazer isso!

Por que é importante definir o público-alvo?

Por que a escolha do público-alvo gera tanta dor de cabeça, medos e incertezas? Simplesmente porque essa escolha também é uma renúncia.

Você não pensa no público que irá atender, mas sim no público que acaba sendo deixado de lado.

E aí vem a dúvida “mas e se eu estiver escolhendo errado? E se o outro público for melhor? E se esse público não for comprador?”

E aí qual a solução mais rápida (e menos eficiente) que você encontra para se livrar desse medo da escolha? “Ah, vou vender de tudo um pouco, porque aí tenho certeza que qualquer pessoa que entrar no meu Instagram (ou na minha loja) vai encontrar pelo menos alguma coisa pra comprar”!

Mas quando você opta pela solução que te gera o menor esforço e fica com preguiça de se aprofundar no estudo do público alvo, você não se conecta com público algum!

E aí, como resultado, se torna apenas mais uma conta qualquer no Instagram, sem personalidade, sem clareza, sem conteúdos relevantes, sem uma “cara”, sem identidade!

E aí a venda não acontece pra ninguém, porque ninguém se sente verdadeiramente conectado com você.

Em contrapartida, se você estuda, pesquisa e observa as pessoas à sua volta, define o seu público e tem clareza sobre ele, você só tem a ganhar…

Os conteúdos passam a gerar mais engajamento, as compras de produtos são assertivas, os preços de venda estão alinhados, tudo flui!

Mas pra chegar nesse ponto o trabalho é árduo e nem todo mundo está disposto a pagar o preço. Essa é a verdade!

É por isso que, aqueles que estão saindo na frente, aprendendo como definir público-alvo e fazendo escolhas estratégicas, se destacam.

7 motivos para definir o seu público-alvo

Eu poderia resumir que, basicamente, esse é o caminho para você que deseja ter bons resultados com a venda de moda online. E já seria suficiente, certo?

Afinal, como lojista, tenho certeza que é isso que você busca.

Entretanto, escolhi ir mais fundo, para que você compreenda a importância de definir o público do seu negócio e como isso impacta em absolutamente tudo.

#1 Compra de Produto

Quando você sabe quem é o público que deseja atingir, passa a fazer compras estratégicas.

Com isso não gasta dinheiro em peças que não vão sair, que o seu público não deseja e que vão acabar se transformando em estoque parado.

Só esse já é um ótimo motivo para definir seu público… E impacta diretamente no seu financeiro ($$$).

#2 Escolha de Fornecedores

Quando você tem clareza do que o seu público busca, além de saber como fazer compras do jeito certo (que é uma das principais funções que você tem no seu negócio) também passa a escolher os fornecedores de maneira mais estratégica.

Basicamente, você conseguirá tomar decisões muito melhores para o seu negócio.

#3 Parcerias com influenciadoras

Apenas conhecendo o seu público-alvo você conseguirá fechar parcerias realmente lucrativas.

Afinal, você precisa de alguém que realmente converse com o seu público. Caso contrário será apenas mais uma parceria… Pode até trazer um cliente ou outro, mas não será nada tão impactante para o seu negócio.

#4 Geração de conteúdo de valor

Quando você conhece a sua audiência, sabe o que desejam, identifica suas dores e sabe como se comunicar com ela, tudo flui.

Você passa a gerar conteúdos de maior valor, que realmente vão chamar a atenção dessas pessoas.

Depois o próximo passo é se encaminhar para fechar a venda e continuar nutrindo esse relacionamento.

#5 Engajamento

E é claro que, se você gera um conteúdo atrativo  e de valor, seus seguidores passarão a interagir mais com você.

Com isso, seu perfil vai ganhando relevância e, aos poucos, o seu negócio vai crescendo (do jeito certo, com seguidores que realmente se interessam pelo que você fala/vende).

#6 Ser vista como uma referência

Se você tem um nicho e um público-alvo bem definido, já está saindo na frente. E suas chances de se destacar no “mar azul” são maiores. E você conseguirá fazer isso muito mais rapidamente.

Isso acontece porque suas chances de ser vista como uma referência, quando você vende produtos específicos para uma audiência específica, são muito maiores.

E isso só é possível porque você passa a ter consciência das estratégias certas que precisa utilizar para atrair o público certo.

#7 Vendas

É claro que não podia ser diferente.. Essa definição impacta onde realmente importa: suas vendas!

E é por tudo que isso que é importante que você saiba como definir público-alvo do seu negócio.

Todos esses pontos que falamos só serão possíveis se você conversar com as pessoas certas. Porque é a partir daí que o seu público se atrai naturalmente até você, sem que seja necessário fazer um grande esforço.

E é por isso que eu digo que o seu produto não deve servir para todo mundo, caso contrário significa que você não tem essa clareza de público. E hoje pode ser isso que está interferindo nos seus resultados.

Como Definir Público-Alvo: dicas práticas

Se você chegou até aqui, já sabe que público-alvo você não encontra… Você escolhe.

Mas é claro que, para isso, existe sim estratégias.

Faça pesquisas: fique de olho no mercado, estude muito e tome notas de tudo! Será preciso colocar a mão na passa.

Informações: colha o máximo de informações possíveis sobre o seu público (idade, região onde mora, onde trabalha, qual tipo de produto vai buscar, renda, se tem filhos ou não, se é casada ou solteira, etc).

Trabalhe com o que você gosta: como essa escolha é sua, outra dica é unir um público lucrativo ao tipo de pessoa com o qual você gostaria de trabalhar e, quem sabe, até mesmo com o qual se identifique.

Tem 6 perguntinhas iniciais que você deve se fazer, para chegar até o público ideal.

Esse é um assunto bem denso e importante, que abordo com todos os detalhes e orientações no FashionMidias (vou deixar o link ao final deste conteúdo, caso você queira conhecer).

Exemplo prático

Vamos supor que você definiu que o seu público-alvo é:

  • Mulheres entre 25 e 40 anos;
  • Buscam uma moda mais executiva, clássica, para o trabalho;
  • Produtos como calça pantalona, blazer, camisa, saia midi, etc;
  • O foco é sentir elegante e confortável no seu dia a dia de trabalho;
  • São casadas e com filhos;
  • Ganham entre 2 e 3 salários mínimos.

Basicamente, com todos esses dados, você definiu o FOCO do seu negócio.

É para esse público acima que você irá mirar o “holofote”.

É nessas pessoas que, a partir de então, você irá sempre pensar antes de qualquer ação, estratégia, campanha, anúncio, criação de conteúdo… Pois o seu público-alvo será o fio condutor do seu negócio!

O que fazer depois de definir o público-alvo?

Agora que você já sabe como definir público-alvo do seu negócio, talvez esteja se perguntando “o que fazer a seguir”?

Bom, será hora de estruturar (ou reestruturar) o seu negócio, dessa vez com um olhar muito mais estratégico, focado 100% nessas pessoas.

Lá vão algumas coisas que você pode e deve fazer após essa definição:

Escolher nome de usuário estratégico

Um nome que faça sentido com o público que você acabou de escolher e que irá facilitar para que ele te encontre no Instagram.

Neste caso, você vai usar palavras-chaves, como: @modaexecutivanomedaloja.

Encontrar as hashtags certas

Faça uma pesquisa de hashtag, escolhendo aquelas que vão chamar a atenção desse público.

É preciso pensar com a cabeça dessas pessoas, também utilizando palavras-chaves.

No caso do público-alvo que definimos como “exemplo”, aqui estão algumas hashtags que são interessantes: #modaexecutiva #calcapantaloa #blazer preto.

Buscar Influenciadoras

Depois de fazer tudo isso, você já pode começar a buscar influenciadoras que conversem com esse público, para fechar parcerias estratégias e, aí sim, lucrativas.

Assim você vai atrair as pessoas certas que realmente tem interesse pelos produtos que você vende e conteúdos que divulgam.

Gerar Conteúdo de valor

Agora você também saberá o tipo certo de conteúdo que essas clientes gostam e desejam ver e conseguirá criar posts e legendas melhores, e ter fotos atrativas.

E tudo isso que falamos aqui só vai ser possível se você souber especificamente com quem conversa e qual o tipo de pessoa que deseja atrair (aquelas que são seu público ideal, no caso).

Colocando todas essas estratégias em prática, seus potenciais clientes vão conseguir te encontrar mias facilmente pela lupa do Instagram (nome estratégico), nas buscas de hashtags, também vão chegar até a sua loja através da indicação de influenciadoras…

Tudo porque você tomou todas as decisões estratégicamente, sabendo quem é o seu público-alvo e não simplesmente na base do “achismo”. É por isso que essa definição de público-alvo é tão importante!

Você precisa de ajuda para definir o público-alvo do seu negócio?

Saber como definir público-alvo não é uma tarefa tão simples, envolve trabalho e dedicação. Mas o fato é que, sem dúvidas, vale a pena.

E você como lojista, precisa fazer essa definição se deseja ter resultados melhores com o seu negócio.

Entretanto, se você precisa de ajuda e quer ter o meu direcionamento, eu te convido a conhecer o FashionMidias (CLIQUE AQUI!).

O primeiro módulo deste treinamento é voltado para o pilar de definição de público-alvo e nicho, pois essa é uma das primeiras definições que você precisa fazer, para que todas suas próximas decisões sejam estratégicas e mais lucrativas.

Mas você vai aprender muito mais do que apenas escolher o seu nicho e público-alvo…

Esse é o meu treinamento completo e eu vou te ensinar:

  • Como atrair mais seguidores (seu público-alvo) para o seu Instagram;
  • Criação de Conteúdo para Redes Sociais;
  • Estratégias de Instagram para Venda de Moda;
  • Anúncios;
  • Como encontrar fornecedores estratégicos;
  • Como fechar parcerias lucrativas com influenciadoras;
  • Estratégia de Precificação de Produtos;
  • Gestão do seu Negócio;
  • Controle de Estoque;
  • Envio de mercadorias, como economizar com frete e embalagem;
  • Estratégias de vendas, campanhas e muito mais!

Para garantir a sua vaga e aproveitar a condição especial que preparei para você, é só clicar aqui.

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