Um dos principais erros que as pessoas cometem em um negócio de venda de moda (e em qualquer outro, na verdade) é não definir metas claras de vendas!
É bem simples… Se você não tem metas, como saberá que as suas estratégias estão funcionando e se você está realmente tendo bons resultados? E, ainda, quando será a hora de aumentar suas vendas e mudar suas estratégias?
Por essas e outras que saber como definir metas é tão importante. E é sobre isso que vamos falar hoje!
Como definir metas de venda de seu negócio de moda online
Ter um planejamento com tudo que precisa ser levado em consideração na hora de definir as suas metas é muito importante. Vale lembrar que elas tem relação direta com o crescimento do seu negócio.
No entanto, não há uma fórmula mágica para que você consiga defini-las… O que vou te falar são apenas alguns pontos que precisam ser pensados antes de estabelecer o quanto você deseja crescer.
Como está o seu mercado?
Para estipular uma meta possível é fundamental saber qual a realidade do seu mercado. Com a crise, muitos segmentos diminuíram seus lucros e, se for o seu caso, as metas precisam ser mais baixas. Agora, se o seu mercado está em alta, você poderá pensar em uma meta mais elevada.
Sendo assim, o primeiro passo é estar alerta quanto as mudanças do mercado. Acompanhe pesquisas, levantamentos, veja como estão seus concorrentes e comece a planejar a sua meta.
Estimativa de vendas
Comece estimando um número de vendas que você pretende fazer nos próximos “X” meses (ou no próximo mês). Se você já está a algum tempo no mercado, uma boa maneira de fazer isso é estudar seus históricos de vendas anteriores, verificar o quanto vendeu em cada período, e, com base nos resultados, ir estruturando suas próximas metas.
Ticket Médio
O Ticket Médio é o valor médio de vendas por cada usuário. Com base no cálculo do Ticket Médio, você poderá descobrir quanto cada cliente compra de você ou a quantidade média de produtos por consumidor.
Esse resultado também te ajudará a estipular suas metas com base na realidade do seu negócio e de seus clientes, fazendo com que elas sejam mais facilmente alcançadas.
Se você quer saber mais sobre o que é ticket médio e como calculá-lo, veja esse conteúdo aqui.
Investimento
Para conseguir definir suas metas, você também precisará estipular quanto irá investir para alcançá-las e isso vale para tudo: para suas peças (renovação de estoque), campanhas, divulgação nas redes sociais, entre outras coisas.
Se você não tem muito para investir, comece a testar: veja o que mais funciona e mais gera resultados no seu negócio, assim você saberá onde concentrar grande parte dos seus esforços.
Comece com metas pequenas
Você irá encontrar muitos pessoas falando para já colocar, logo de cara, uma super meta. Mas a minha dica é que ir com calma e começar com metas pequenas e possíveis de serem alcançadas, principalmente se você está começando agora.
É importante sentir bem seu mercado e a aceitação de seus clientes, antes de saindo por aí dando um passo maior que a perna, tá bom?
Estabeleça seus objetivos
Agora é hora de ser bem específica, quanto mais, melhor. Pense o quanto você deseja crescer e o quanto deseja vender por mês e estabeleça a sua meta. Depois é hora de colocar a mão na massa para conseguir alcançar seus objetivos, para então conseguir crescer cada vez mais.
Também é importante estar atento aos prazos. Por exemplo, se a sua meta é mensal, precisa trabalhar com o total de dias trabalhados no mês. Se a sua meta é trimestral, precisa trabalhar os três meses para conseguir alcançar o que deseja.
Destaque-se
Se você quer ter um negócio de sucesso, que cresça a cada dia, é importante encontrar formas de se destacar da concorrência e atrair mais clientes. Isso impactará diretamente nos seus resultados, nas suas vendas e, claro, nas suas metas.
Também é importante lembrar de sempre fidelizar os clientes que já compram de você e recuperar os antigos (aqueles que compram uma vez e nunca mais aparecem, sabe?). Essas estratégias te ajudarão a ter resultados cada vez melhores!
Como calcular suas metas de venda
Não há nenhuma fórmula secreta para conseguir calcular metas. Há várias maneiras de fazer isso e será preciso saber qual a melhor e mais eficiente para você. Aqui eu vou te ensinar rapidamente a fazer um cálculo simples, com base no quanto você deseja vender em um mês.
Vamos pensar que você deseja vender R$ 10.000,00 no próximo mês. Agora vamos pensar que esse mês tem 4 semanas: então divida o valor total (sua meta) pelas 4 semanas (10.000/4= 2.500) e você terá sua meta semanal. Ou seja, R$ 2.500.
Agora, para saber sua meta diária, você dividirá esse valor (2.500) pelo número de dias que você trabalha na semana. Vamos imaginar que você trabalha 5 dias, então você terá uma meta diária de R$ 500,00 (2.500/5= 500). Isso significa que você deve vender R$ 500,00 por dia e ao menos R$ 2.500 por semana, para conseguir alcançar a meta estipulada.
Eu acho essa uma das formas mais fáceis, simples e descomplicada para calcular a sua meta. No entanto, você também pode fazer esse cálculo com base na quantidade de produtos que deseja vender e não na quantidade monetária. Tudo depende de como você irá querer fazer as coisas.
Conclusão
Deu para notar que, tendo metas diárias fica mais fácil de visualizar e entender o quanto você terá que se esforçar por dia, não é mesmo? Também é possível dividir esse resultado pelo valor médio das suas peças, assim você conseguirá, inclusive, saber quantas peças, em média, precisará vender por dia. Legal, não é mesmo?
Agora tenho certeza que você tem bastante trabalho pela frente. Defina suas metas e coloque a mão na massa para aumentar suas vendas.
Ah, e não deixe de conferir o vídeo onde eu falo sobre 3 passos simples para que você consiga atrair mais seguidores para o seu Instagram e aumentar muito suas vendas. Confira abaixo, aproveite para se inscrever no meu canal e até o próximo conteúdo.