Você já deve ter se deparado com as novas fotos que estão bombando no Instagram: as fotos em Flat Lay. Talvez o nome não soe familiar agora, mas tenho certeza que, em algum momento, você já se deparou com elas.

A verdade é que esse novo tipo de fazer fotografia está fazendo sucesso nos feeds do Instagram para venda de moda online e sendo muito utilizada por e-commerce de diferentes nichos. Mas chega de suspense, vamos entender o mistério das fotos em Flat Lay e como aplicar em seu negócio.

O que são fotos em Flat Lay

As fotos em Flat Lay tratam-se de uma técnica que consiste em fotografar vários objetos em uma superfície plana, em um fundo que pode ser branco ou variado, chamando a atenção tanto para cada produto, individualmente, quanto para a foto de maneira coletiva.

Geralmente tirada de um ângulo superior, ou seja, de cima, esse tipo de foto é uma ótima aposta para compor o feed do Instagram de negócios de moda (para conferir alguns exemplos pesquise no Instagram #flatlay).

Porque utilizar fotos em Flat Lay no seu negócio online

Uma das melhores formas de alcançar e atrair a atenção de clientes é, sem dúvida, através das imagens. Por este motivo é cada vez mais importante investir em imagens atrativas, diferenciadas e de qualidade. Ou seja, imagens que vendem.

E essa técnica é uma forma de apresentar seus produtos de maneira atraente, se destacando de seus concorrentes e reforçando sua identidade nas redes sociais. Além de também ajudar a alcançar novos clientes e estimular o desejo de compra.

Como produzir e utilizar fotos em Flat Lay no seu negócio

Eu diria que o ponto de partida para você começar a produzir fotos em Flat Lay é procurar inspirações. Afinal, há inúmeros estilos e formas de trabalhar com este formato de fotografia. Um bom lugar para buscar inspirações é no Pinterest, no Google ou no próprio Instagram. Mas, além de inspirações, há alguns cuidados que você precisa ter ao produzir essas fotos com qualidade.

Separe as peças

A primeira coisa a ser feita é pensar na composição desejada, para depois separar cada peça cuidadosamente. É importante pensar quais objetos você deseja que estejam na foto, escolher qual será destaque e variar nos demais elementos que irão compor a imagem. Você pode utilizar acessórios como flores, livros, brincos, enfim, vai da sua imaginação combinar os elementos, de acordo com a composição escolhida. 

Montagem

A organização será essencial para que você consiga ter um bom resultado. Depois de ter escolhido as peças que irão compor a sua imagem, chegou a hora de pensar na montagem, ou seja, na disposição de cada peça. Pense nas cores, distância entre uma peça e outra, quais elementos devem ficar próximos de qual e deixe claro qual o destaque da sua imagem.

Você pode utilizar fotos Flat Lay para dar destaque a peças únicas, como um vestido ou um calçado, ou compondo diferentes looks e inspirações. De qualquer forma, é importante analisar qual a melhor disposição dos objetos. Caso tenha dúvidas, faça várias montagens diferentes e teste.

Luz e ângulo

Sempre quando se fala de imagens não tem como deixar de lado a luz e o ângulo da fotografia. No caso das fotos em Flat Lay, a luz natural é que deixa as fotos mais bonitas e claras, ajudando a destacar cada objeto.

Também é importante que você crie um ângulo perfeito quando for tirar suas fotos. Como elas são tiradas de cima, há pessoas que sobem em cadeiras e escadas para conseguir fotografias ainda melhores e o resultado pode realmente fazer a diferença. Depois de bater a foto é hora de analisar e ver se há algum objeto que pode ser reposicionado ou fotografado de maneira diferente. Desta forma você vai aperfeiçoando cada vez mais suas imagens.

Pense nas cores

Pensar nas cores é fundamental. É importante que você faça fotos de acordo com a paleta de cores que você já utiliza no seu negócio, para então reforçar sua identidade e fazer com que seus clientes associem cada imagem ao seu negócio.

É importante que as cores da sua foto estejam em harmonia e conversem entre si. Se você está colocando alguma cor que não tem porque colocar ou não sabe porque ela está ali, então talvez a melhor opção seja retirá-la.

Fundo

Depois que você já pensou nas cores que irá trabalhar na sua foto, está na hora de escolher o melhor fundo para harmonizar com elas, sempre dando destaque para seus objetos. Há quem prefira fundos brancos ou de cores sólidas e também há quem utilize fundos mais chamativos e/ou animados. Tudo irá depender do seu objetivo com cada foto.

Mas atenção, é importante que o fundo escolhido não tire a atenção dos seus produtos. Afinal, o que você quer é que seu cliente sinta-se atraído e deseje comprar. Caso contrário, não há porque investir tanto tempo e trabalho em imagens deste formato.

Divulgação

Depois de feito cada passo e você finalmente ter a imagem que desejava, está na hora de um trabalho não menos importante que é a divulgação. Cada foto que você for publicar em seu perfil precisa ser bem pensada, conversar com o seu público e ter boas legendas.

É através de uma boa divulgação que você também conseguirá saber se as suas fotos estão boas e se estão cumprindo com o objetivo que você deseja com cada uma: clicar na imagem, compartilhar, comprar o produto, entre outros.

Conclusão

Criar suas próprias imagens em Flat Lay não é tão difícil como talvez possa parecer. Além disso, é com o tempo que você irá ganhar experiência e montar fotos cada vez melhores.

Depois de conferir essas dicas tenho certeza que você já consegue começar a aplicar essa técnica no seu perfil do Instagram, tornando seu feed ainda mais atrativo. E não esqueça de sempre manter a identidade do seu negócio em cada imagem que você for divulgar.

Se você está precisando de inspiração, confira abaixo alguns modelos muito legais para se inspirar na hora de criar as fotos para o seu negócio.

Fotos em flat lay para e-commerce