Está pensando em começar sua loja de roupas online e quer uma ajudinha? Então você acaba de chegar ao conteúdo certo!

Empreender – em qualquer nicho – dá mesmo um friozinho na barriga e é uma decisão e tanto.

Mas e na prática, o que fazer para começar uma loja de moda?

O primeiro passo você já deu: está buscando conhecimento. E ter o direcionamento certo fará a diferença no seu caminho, te ajudando a pular etapas, ter menos dores de cabeça e, claro, não perder dinheiro nesse processo.

Venda de moda online não é o futuro, é o presente!

Há um tempo atrás, pensar em ter uma loja de roupas estava relacionado a alugar uma sala e ter um ponto físico. Hoje é diferente.

Com a facilidade de ter tudo a um toque de distância, abrir qualquer negócio já envolve o meio online – até mesmo para os físicos, afinal, quem quer crescer precisa estar na internet também.

A boa notícia é que, se tratando de abrir uma loja de moda, a internet e as redes sociais facilitaram e muito esse processo. Não apenas para o lojista, mas para o consumidor que pode comprar pelo computador/celular e receber em poucos dias (ou até horas) no conforto de casa.

Então não resta dúvidas: ter uma loja de roupas é um negócio com alto potencial – e tem lugar para você. No entanto, não existe “dinheiro fácil”, será preciso trabalhar. Se isso é o que você quer, eu tenho dicas para você:

Como começar uma loja de roupas online do zero, em 6 passos!

Se você quer saber como abrir um negócio online de moda diferenciado e de sucesso, precisa começar com o pé direito e buscar fazer tudo certo. É por isso que eu faço questão de te dar esse direcionamento.

Para você que está começando do zero, seguir estes 6 passos vai:

  • a) encurtar o caminho para você;
  • b) te ajudar a começar da maneira certa; e
  • c) facilitar totalmente as coisas para você (que é meu objetivo aqui).

Passo 1: Defina o seu público alvo

O primeiro passo para criar um negócio online de sucesso é sempre começar pela definição do seu público-alvo. Afinal, é muito importante que você conheça as pessoas que deseja atingir.

Todas as decisões, estratégias, comunicações e planejamento do seu negócio irão girar em torno dessas pessoas, que chamamos de cliente ideal ou cliente em potencial. São pessoas que realmente desejam e buscam pelo que você vende.

Fazer pesquisas e traçar o perfil desse público, a maneira e os canais por onde ele se comunica, o tipo de conteúdo que gostam de ver, comportamento nas redes sociais, por onde mais gosta de comprar, idade, entre outras informações, fará toda a diferença para o seu negócio.

Neste caso, quanto mais informação você tiver, melhor.

Passo 2: Escola um nicho

Aqui é a hora que muitas pessoas travam e, pior, cometem erro. Estou falando da definição de um nicho de mercado.

Se o que você busca é se destacar, se tornar uma autoridade e uma referência na sua área, escolher o um nicho fará total diferença. E eu recomendo fortemente que você faça isso!

Como as necessidades do público estão ficando mais específicas, é cada vez mais importante entender e atender o que o público realmente precisa. E essa tem sido a chave do sucesso para muitos negócios online! Acredite, isso é realmente poderoso!

Por isso, se você está realmente pensando em abrir uma loja de roupas online que seja referência, escolha a parcela de mercado que você deseja atingir e trabalhe para se destacar (e não ser só mais um em meio a multidão!).

Passo 3: Busque fornecedores estratégicos

Se você quer ter uma loja de moda de sucesso, é preciso ter produtos de qualidade.

Mas como conseguir isso por um preço acessível?

Encontrando fornecedores estratégicos, que ofereçam um bom preço, estejam disponíveis para negociar com você, consigam atender suas necessidades e ofereçam produtos de qualidade.

Esse é um momento-chave para o seu negócio, então pesquise muito e feche parcerias com segurança. É muito importante ter um fornecedor que seja de sua confiança!

Passo 4: Precificação de produtos e controle de estoque

Para se manter competitivo no mercado é importante que você saiba como precificar seus produtos e criar ofertas atrativas para os seus potenciais clientes.

Não é novidade que, com a facilidade de pesquisar na internet, cada vez mais os clientes fazem pesquisas e comparações de preço. E, com isso, encontrar uma maneira de se destacar, tanto em valores quanto em formas de pagamento, fará a diferença. Mas faça tudo com calma, para não prejudicar seus lucros, certo?

Outro ponto igualmente importante é você ter conhecimento em gestão de estoque. O motivo número 1 pelo qual você deve ter uma boa gestão de estoque é para garantir seus lucros, evitando os prejuízos.

Também é possível citar alguns benefícios que uma boa gestão de estoque pode trazer para o seu negócio, como: economia com gastos desnecessários, melhora nas suas vendas e na experiência do cliente e planejamento eficaz de promoções e ofertas.

E acredite se quiser, a má gestão de estoque é uma grande vilã, responsável por muitos negócios fecharem o mês no vermelho, ou pior… fecharem as portas. Então atenção e muito estudo!

Passo 5: Criar um perfil comercial (e estratégico) no Instagram

Se você quer abrir um negócio online de sucesso no Instagram, é preciso que você faça isso de maneira estratégica, pensando bem em cada detalhe, como seu nome de usuário, biografia e identidade visual.

Crie um nome de usuário que seja facilmente encontrado e que tenha total relação com a sua loja, para facilitar que o seu potencial cliente consiga chegar até o seu perfil facilmente.

Também aproveite o espaço da sua bio para ser assertivo. São apenas 150 caracteres onde você precisa caprichar e se apresentar para seu cliente, buscando chamar a atenção. E esses primeiros momentos, onde seus potenciais clientes entrarão no seu perfil, são muito importantes: eles podem definir muita coisa, como se ele vai comprar ou não de você.

Também tenha na sua bio links importantes para a sua loja ou, principalmente, do WhatsApp, para que o seu cliente consiga entrar em contato com você facilmente.

Passo 6: Encontrar as melhores hashtags

Quer saber como começar sua loja online e alcançar muitos clientes em potencial, que buscam por aquilo que você vende? Então faça uma pesquisa caprichada de hashtags e escolha as melhores para cada publicação. 

Entre os benefícios de fazer a escolha das # certas, estão: impactar mais clientes em potencial, fazer com que o seu negócio seja encontrado mais facilmente e facilitar que o cliente que esteja buscando pelo seu produto ou serviço, encontre-o.

Se você quer dicas de como escolher as melhores hashtags para a sua loja de moda, leia este conteúdo.

O caminho certo para construir uma loja online de sucesso

Escolher começar seu próprio negócio de moda é uma decisão ousada que pode mudar todo o rumo da sua vida pessoal e profissional. E, começando com o passo a passo certo, você pode garantir o sucesso e a independência financeira que tanto merece.

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– 10 conselhos para quem deseja começar a vender moda online

– Ter ou não ter um site para vender moda online?

– Dicas de aplicativos para começar a vender moda online