Como abordar clientes inadimplentes? Para muitos, isso é motivo de desconforto e constrangimento.

No entanto, para quem tem um negócio online, é fundamental. Afinal, significa que você tem “dinheiro na rua”, ao invés de no caixa.

E sabemos que, como lojista, você tem os seus compromissos com fornecedores e demais custos do seu negócio!

Ou seja, preciso desse dinheiro!

Antes de começar, quero deixar registrado aqui que eu não indico nunca que você venda fiado.

Caso contrário, você pode estar colocando em risco as finanças do seu negócio!

Mas, mesmo com indicações contra, muitos lojistas ainda insistem em vender “fiado” ou na “notinha”. Então seguem algumas dicas de como cobrar clientes inadimplentes e trazer o seu dinheiro de volta para dentro do seu negócio.

Não faça isso!

Primeiro de tudo, você precisa entender que sim, a inadimplência é um risco para o seu negócio e você precisa fazer a sua parte para “resgatar” esse dinheiro.

Mas cobrar clientes devedores não envolve expô-los, principalmente nas redes sociais.

Eu vejo que muitos lojistas ainda utilizam essa abordagem em casos mais “extremos”, mas não faça isso.

Não é legal para o seu cliente e, com certeza, também não é legal para o seu negócio.

Ao invés disso, aposte em outras formas de abordar seus clientes com dívidas em aberto.

Para te ajudar, seguem 5 dicas de como cobrar clientes inadimplentes…

Como cobrar clientes inadimplentes sem gerar transtornos

Não tenha medo de cobrar… Mas saiba como abordar!

Eu sei que não é legal cobrar seus clientes, mas é preciso!

Tanto você, como lojista, como o seu cliente, sabem que a cobrança é algo super normal e natural quando alguma dívida está vencida.

Sendo assim, você não precisa ter nenhum medo ou receio.

Tenha uma conversa sincera, respeitável, discreta e seja atencioso(a) ao abordar o seu cliente.

Mostre o seu lado e explique que a sua empresa precisa que os débitos sejam quitados, para continuar oferecendo ótimos preços e um serviço de qualidade, pensando sempre no melhor para os seus clientes.

O respeito e um bom diálogo sempre será a base para tudo!

Lembrete de cobrança

Muitos clientes não pagam suas contas simplesmente porque esquecem.

Por não ser uma conta recorrente, como água, luz, aluguel e outros, muitas vezes ele pode acabar “deixando passar” por um simples descuido.

Isso acontece e muito!

E uma forma de evitar esse cenário é criar lembretes de cobrança para seus clientes, seja por e-mail, whatsapp, sms…

Assim ele fica ciente sobre o vencimento dos seus débitos e evita ficar devendo – e tendo que pagar juros.

Outra opção é enviar uma mensagem no último dia antes do vencimento lembrando do débito e oferecendo uma vantagem atrativa para quem quitar a divida em dia.

De qualquer forma, ter um sistema de “lembrete” será muito efetivo e irá diminuir o número de clientes inadimplentes no seu negócio.

Ofereça opções atrativas para quitar a dívida

Saber negociar é um ponto importante na hora de contatar seus clientes devedores.

O primeiro passo é sempre ouvir o que o seu cliente tem a dizer sobre o não pagamento da dívida.

Muitas vezes, como falamos, pode ser apenas um esquecimento. Noutras, tem um “motivo” para isso.

Compreender a situação dos clientes inadimplentes será muito importante e, da mesma forma, buscar encontrar soluções para ajudá-los.

Por exemplo: oferecer o cancelamento ou redução parcial dos juros, uma entrada + o parcelamento do restante da dívida via cartão de crédito, desconto para quem quitar tudo o que deve, etc.

No momento que você oferece outros meios para o seu cliente pagar as dívidas e busca facilitar que isso aconteça, ambos saem ganhando.

Defina os canais de cobrança

Escolha um canal pelo qual você irá fazer a cobrança de inadimplências.

E tenha uma “estratégia” para isso!

Por exemplo, você pode utilizar o e-mail para lembrar seus clientes até o último dia e, a partir do último dia que antecede o vencimento, unir também o WhatsApp.

Após o vencimento você pode apostar em uma abordagem mais direta, pelo próprio WhatsApp e/ou ligação.

De qualquer forma, é importante que você trace um plano para que esse processo ocorra de maneira organizada, sendo benéfico e mais fácil para você.

Lembre-se de usar a tecnologia ao seu favor, para facilitar o seu trabalho!

Treine (e oriente) a sua equipe

Para saber como cobrar clientes inadimplentes sem constrangimentos e de maneira efetiva, você precisa estar preparado para isso…

Ou então, preparar a sua equipe, que ficará responsável por essa tarefa!

Não adianta você seguir uma diretriz e contratar pessoas que farão essa cobrança de “qualquer jeito”.

É importante que criar um processo padrão, até mesmo um roteiro, para ser seguido durante essas abordagens.

Reforce ao seu time a necessidade de ser respeitoso, cordial e ouvir cada cliente de maneira específica, propondo as melhores soluções disponíveis para cada caso.

Ter uma equipe que transmite a preocupação que você tem com o seu negócio e com os seus clientes é fundamental.

Modelo de Cobrança de Inadimplentes: BAIXE AQUI

Ainda na dúvida sobre como cobrar clientes inadimplentes?

Eu tenho um material gratuito de modelos prontos de atendimento ao cliente e, entre eles, script de cobrança de clientes devedores.

Clique aqui e baixe o seu

Esse material foi criado pensando na necessidade de lojistas que primeiro vendem seus produtos, para depois serem pagos por eles.

Como dito no início desse conteúdo, eu não indico que você trabalhe com “notinha”, “fiado” ou qualquer outro tipo de “promissória”, exatamente para que não precise estar nessa situação, dedicando tempo e energia para cobrar clientes inadimplentes e, até mesmo, colocando em risco suas finanças.

Mas, na prática, eu sei que muitos não seguem as recomendações de optar por parcelamento apenas via cartão de crédito, então criei esse material.

Se você quer ter acesso a estes modelos gratuitos de mensagens para cobrança de inadimplentes, é só clicar aqui e baixar o seu.

Esse conteúdo foi útil para você? Então compartilhe-o nas suas redes sociais, para que mais lojistas tenham acesso às dicas de como cobrar clientes inadimplentes sem constrangimento.

Tem outra dica de conteúdo que gostaria de ver aqui? Me envie lá no direct @alemoraes.mktdigital.

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