Um dos grandes desafios de comerciantes, independente do tipo de produto que vendam, é saber como precificar seus produtos e calcular a margem de lucro que tem com cada venda.

E é neste momento que algumas pessoas acabam cometendo erros perigosos de gestão financeira, que podem impactar diretamente na saúde do seu negócio. E isso acontece apenas por um motivo: falta de conhecimento.

Por isso, é importante saber como precificar seus produtos e entender qual a sua margem de lucro e quanto seu negócio está, de fato, faturando.

O que é lucro?

Em poucas linhas, lucro é o retorno positivo que você tem no seu negócio. Ou seja, aquilo que sobra após descontar todos os seus gastos, como seu salário, pagamento de funcionários, aluguel, embalagens, frete, luz, internet, aplicativos, entre outros.

Valor de aquisição do produto X 2 não significa lucro de 100%!

No entanto, há um erro muito comum na cabeça de alguns empreendedores, quando falamos de lucro. Principalmente os menos experientes, acreditam que multiplicar o preço de custo do produto por 2 significa lucro de 100%.

MAS ISSO ESTÁ ERRADO! Não é bem assim que funciona.

Só para que você entenda: comprar um produto por R$ 10,00 e vender por R$ 20,00, não significa lucro de 100%.

Essa é a forma errada de pensar da qual estou falando. Isso porque seus custos não envolvem simplesmente o valor de compra e de venda do produto.

A forma certa de calcular seus lucros precisa levar em consideração também outras variáveis importantes, que devem ser inseridas nesse cálculo, que é o caso de gastos com demais despesas como frete, embalagem, aquisição de clientes, entre outros.

Além disso, é importante calcular e acompanhar toda receita e despesa que entra e saí da sua loja, pois isso fará a diferença para calcular a margem de lucro do seu negócio e buscar formas de melhor precificar seus produtos.

Como calcular a margem de lucro do seu negócio?

Saber calcular a margem de lucro de um negócio não é uma tarefa fácil. Na verdade, é aqui que muitos empreendedores se perdem e acham que estão indo muito bem, quando na verdade não é bem assim. 

Indo direto ao ponto, para calcular a margem de lucro líquido do seu negócio, é preciso seguir a seguinte fórmula:

lucro líquido ÷ valor total de vendas x 100

Ou seja: basta dividir o seu lucro líquido, que é o valor que sobra após você já ter quitado todos os seus custos, pelo preço total das vendas, x 100.

Confira abaixo alguns exemplos de custos que você deve levar em consideração e quitar, antes de considerar sua real margem de lucro:

  • custos operacionais, como gastos com marketing, embalagem, frete, produção e outros;
  • gastos com mercadoria ou matéria prima (caso você produza seus próprios produtos);
  • despesas com tributos;
  • custos com aluguel, água, luz, internet e outros;
  • seu salário e de seus empregados, se houver.

Por fim, leve todos esses custos em consideração para conseguir precificar seus produtos de maneira mais justa.

Na prática

Vamos trazer esses cálculos para a prática, para que você consiga visualizar melhor o que falamos até aqui? Então imagine que você comprou um produto que custa R$ 20,00 (preço de custo) e vendeu ele por R$ 40,00 (preço de venda).

Se levar em consideração apenas o valor de aquisição e de venda, concluiria que teve um lucro de 100%, não é mesmo?

No entanto, desses R$20,00 que “sobram” você precisa tirar todos os seus gastos para manter o negócio funcionando, e na grande maioria dos casos, como as pessoas não tem um controle rigoroso desses custos, acabam gastando bem mais do que poderiam, e ao invés de lucro, tem prejuízo! 

Eu sei que não é muito fácil de entender, mas é importante que você busque compreender ao máximo possível essa questão, não apenas para saber como calcular sua margem de lucro, mas também para saber colocar o preço final dos seus produtos de maneira mais assertiva e benéfica para o seu negócio e suas vendas.

Dicas de como precificar seus produtos

Como você viu, precificar seus produtos não significa apenas multiplicar o valor de aquisição por 2. Ao contrário do que parece, essa ‘estratégia’ pode causar danos para as finanças do seu negócio.

Então, antes de definir o preço final dos seus produtos, é indicado que você pense, analise e leve em consideração ao menos 3 coisas:

  • os valores cobrados pelos concorrentes, pois você precisa estar dentro da competitividade do mercado; 
  • seus gastos com aquisição ou produção de cada produto; e
  • demais gastos e despesas do seu negócio.

 

 

Resumindo:

Custo: os valores de compra ou produção do produto;

Despesas: todas as variáveis que já falamos, como pagamento de funcionários, gastos com divulgação, embalagem, frete, entre outros;

Lucro: o valor que você deseja lucrar com a venda de determinado produto.

Ou seja, para precificar bem seus produtos é importante levar em consideração cada um desses valores. Claro que, sempre estando dentro da faixa de mercado.

Além disso, também tente entender o seu cliente e buscar fazer com que ele entenda o valor do seu produto.

Conclusão

Esse é um assunto bem complexo e que comumente gera muitas dúvidas, principalmente em iniciantes ou pessoas menos experientes em questões da área financeira. Mas tenho certeza que você irá pegar de letra, se estudar e buscar compreender bem o assunto.

Mas, resumidamente, é importante que você saiba que uma coisa é a maneira como você irá precificar seus produtos – você pode multiplicar o valor pago por 2, 2,5 e por aí vai, sempre buscando estar de acordo com o mercado. E outra coisa são seus gastos e lucros totais.

Por isso, é importante que você faça uma conta inversa, que é tirar todos os gastos salariais, motoboy, frete, embalagem e demais custos, para assim ter uma ideia geral dos seus lucros.

Dessa forma você verá que será possível precificar seus produtos de maneira mais assertiva e conseguirá encontrar formas de aumentar a margem de lucro do seu negócio.

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