Saber como atrair seguidores é a dúvida de muitos empreendedores. E, para fazer isso, o segredo é saber o que seus seguidores realmente querem, para então entregar conteúdo de valor, que realmente irá chamar sua atenção, fazendo-o chegar até o seu negócio.

Mas como conseguir saber o que seus potenciais clientes desejam? A resposta para isso é muito fácil e é sobre isso que vou falar no conteúdo de hoje. Vamos lá?

Como saber o que meus clientes querem e atrair seguidores?

Pode parecer uma resposta meio boba, mas você só saberá o que seus seguidores querem, quando perguntar isso à eles e realmente estiver disposto a ouvi-los.

E, para fazer isso, basta fazer uma pesquisa de mercado. Por sorte, com os avanços da tecnologia e as ferramentas disponíveis nas redes sociais, hoje é possível fazer isso de maneira muito mais rápida, simples e gratuita.

Sim, gratuita!

Pesquisas são feitas a todo momento e, muitas vezes, sequer nos damos conta de que as estamos respondendo. Realizadas de maneiras naturais e dinâmicas, os resultados são rápidos, devido a instantaneidade do mundo digital.

Como fazer pesquisa de mercado com seus seguidores 

Como eu falei, com as redes sociais, fazer pesquisas de mercado e conhecer o seu público, ficou ainda mais fácil. Um exemplo é o Instagram, que tem investido em diversas ferramentas que podem ser utilizadas com essa finalidade, facilitando esse processo.

Veja algumas dicas para conhecer e atrair mais seguidores para o seu negócio. 

No Instagram:

Enquetes nos Stories

As enquetes já não são mais novidades nos stories. Ao contrário, já são muito utilizadas por grandes negócios, famosos, influencers, entre outros. E são ótimas formas de conhecer mais afundo o seu público e saber pelo que ele se interessa.

Como resultado, você saberá no que apostar em seus conteúdos, entregando valor para seus seguidores e atraindo mais clientes em potencial para o seu negócio.

Se tratando de moda, você pode colocar looks nos seus stories e fazer enquetes para saber qual seus seguidores gostam mais. Também pode colocar promoções que eles gostariam de receber, se preferem frete grátis ou desconto, entre outros.

Desta forma você pode tirar suas dúvidas e investir em estratégias mais assertivas.

Perguntas e respostas

Assim como as enquetes, as perguntas e respostas do Instagram permitem que você conheça melhor o seu público. Além disso, também permite que eles te conheçam, enviando perguntas e dúvidas diretamente para você.

Essa é uma maneira interessante de atrair mais seguidores, fazer com que eles interajam com a sua loja e matar objeções que possam surgir durante o processo de compra.

Sendo assim, você pode utilizar essa estratégia para criar um relacionamento ainda mais íntimo com seus potenciais clientes e mostrar a cara por trás do seu negócio. Ou seja, a sua cara. Afinal, pessoas gostam de falar com pessoas, e isso fará a diferença.

Direct

As mensagens diretas do Instagram, também chamadas de directs, devem ser exploradas, a fim de fazer pesquisas com seus seguidores e criar um relacionamento mais íntimo, através do diálogo.

Aproveite este espaço não apenas para vender e responder o que seu cliente te perguntou, mas também para conhecê-lo mais e melhor.

Uma dica é pegar o WhatsApp de seus seguidores, para não deixar que a conversa acabe e se perca nas directs. Para isso, ofereça valor aos clientes que te passarem o contato ou te chamarem no WhatsApp, como frete grátis, cupom de compra, brinde, entre outros.

No WhatsApp

Levar seus seguidores e potenciais clientes de outras redes sociais para o WhatsApp é uma estratégia importante e eficaz.

Assim que você tiver o WhatsApp dos seus clientes, poderá chamá-los e oferecer um atendimento muito mais ágil, eficiente e personalizado, criando uma intimidade ainda maior com eles.

Por fim, também busque conhecer melhor o seu público através do WhatsApp, enviando pesquisas, fazendo perguntas e entendendo como ele se comporta e como se comunica.

A partir disso, separe-os por listas de segmentação (para enviar promoções e conteúdos personalizados com base em seus interesses), faça grupos (se for conveniente) e utilize o WhatsApp Status para divulgar ainda mais seus produtos.

Com a ajuda do Google Trends

Por fim, a última dica é fazer pesquisas no Google Trends, para saber quais são os assuntos mais falados do momento, como as pessoas costumam se comunicar, quais termos geralmente buscam no Google, entre outras coisas.

Através do Trends, você também pode filtrar dados por regiões específicas. Por exemplo, se você sabe que a maioria dos seus clientes são de São Paulo, pode fazer a pesquisa com base nessa região, e assim por diante.

A partir daí, você pode tirar ideias de como se comunicar com seus clientes e sobre o que falar, para se destacar entre seus concorrentes e conseguir prender a atenção do seu público.

Como atrair mais seguidores e entregar o que eles querem

Como você viu, a chave para saber o que seus clientes querem e atrair mais seguidores está em conhecer a fundo seu público. E você só conseguirá fazer isso definindo quem são seus clientes em potencial e perguntando diretamente à eles do que gostam e pelo quê se interessam.

Para isso, utilize as diversas funcionalidades gratuitas que são disponibilizadas nas redes sociais, como os stories do Instagram.

A questão é: defina o que você quer saber, para saber o quê e como perguntar. Não adianta sair por aí fazendo enquetes e perguntas no Instagram, sem ter um objetivo por trás disso. Se for para utilizar de qualquer forma, talvez seja melhor nem utilizar.

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