Abrir uma loja de moda pode parecer fácil, engana-se quem pensa que é só abrir as portas e a cliente estará lá a sua espera. É preciso saber como atrair clientes e fechar vendas!
Essa é uma tarefa que pode parecer não ser tão simples assim. Mas, na prática, pode não ser assim tão simples! No entanto, não desanime (jamais)!
Porque utilizar as redes sociais?
Uma coisa é fato: as redes sociais estão aí para nos ajudar a alavancar os nossos sonhos de negócios, potencializando resultados.
E por que deixar sua loja fora da internet, sendo que muitas pessoas estão por lá todos os dias? Pois é, não faz sentido!
No entanto, é importante que você saiba como atrair clientes em potencial para conhecer a sua loja, se relacionar com você e, assim, vender muito mais com as estratégias que você vai aprender ao longo deste artigo!
Criei um conteúdo completo que contém cinco dicas B-O-M-B-Á-S-T-I-C-A-S para você aprender a como atrair clientes para as redes sociais da sua loja e fazer muitas vendas.
Vamos juntas nessa caminhada? Preste muita atenção a partir de agora e torne-se um ímã de clientes!
Redes Sociais para utilizar a favor do seu negócio
Antes de começar a aprender a como atrair clientes você precisa ter em mente os objetivos da sua loja.
Nesse processo, definir quais os canais de comunicação você pretende usar como estratégia de atração de clientes para o seu negócio online é um ponto muito importante.
Está com dúvida sobre em quais redes escolher nesse início de caminhada? Veja alguns exemplos das principais opções existentes e como você pode extrair o melhor de cada uma delas para usar nas estratégias da sua loja virtual de moda:
- Facebook: reforça a presença digital da empresa permitindo a postagem de fotos e vídeos, além do compartilhamento das postagens e possibilidade de vender pelo próprio Marketplace;
- Instagram: os usuários tem a opção de usar fotos e vídeos curtos nos “stories”, no feed ou vídeos mais longos no IGTV , que podem ser utilizados de maneira estratégia para gerar conteúdo e fazer vendas. Além disso, dá para montar sua loja também no “Instagram Shopping”;
- Youtube: aqui é possível realizar entrevistas, séries e tantos outros conteúdos mais densos por meio dos vídeos e lives de diferentes formatos.
Quem sabe você não usa mais de uma rede social para atrair muitos clientes até a sua loja? Afinal, é um excelente oportunidade de estar sempre perto das pessoas.
E claro, não podemos esquecer do queridinho WhatsApp. Embora não seja considerado uma rede social, o WhatsApp desempenha papel fundamental no meio do marketing digital. Isso por possibilitar a comunicação direta com o cliente e, de quebra, resultar nas vendas.
No entanto, para escolher a rede social certa, você precisa de uma coisa: conhecer o seu público!
É imprescindível que você defina seu público-alvo e saiba qual rede social ele mais utiliza para se comunicar, se informar e, claro, comprar!
Como atrair clientes para as redes sociais: 5 dicas que funcionam
Agora sim você está preparada para aprender a como atrair clientes desfrutando das cinco dicas que tenho para compartilhar. Venha conferir, mulher!
#1 – Dê asas a sua criatividade nas postagens
Não pense duas vezes ao investir em boas fotos, vídeos e legendas. Desperte a curiosidade do seu potencial cliente para que ele queira saber mais sobre a loja.
As redes sociais são uma espécie de vitrines virtuais, onde diversas pessoas estão navegando.
Prender a atenção da sua audiência com criatividade é o gancho para provocar as interações e conquistar engajamento com o público.
Se você usar o Instagram, também use hashtags e marque a localização na postagem. Muitas pessoas fazem pesquisas por meio das hashtags e a localização. Essa estratégia faz com que o seu perfil apareça entre outras publicações de mesma natureza.
#2 – Use o Marketing de Conteúdo como estratégia
Outro ponto muito importante, no qual aconselho que você também tenha um cuidado especial, é: crie conteúdos que agreguem valor na vida dos clientes!
Use o marketing de conteúdo ao seu favor, de maneira estratégica para atrair e fidelizar seus clientes.
Ofereça ao seu público dicas sobre o seu nicho e óbvio, não deixe de envolver sutilmente o seu produto também.
Entender a jornada do cliente te ajudará a criar conteúdos específicos, com base no momento de compra em que o seu cliente se encontra, até chegar ao momento de fazer a oferta!
#3 – Alimente suas redes sociais com frequência
Tenha disciplina nas postagens. Já pensou se o cliente busca a sua loja nas redes sociais e depara com perfis desatualizados? Jamais deixe isso acontecer!
Acredite no potencial da sua loja e tenha constância. Além disso, o Instagram Stories e Facebook Stories são ótimos espaços para mostrar os bastidores da sua loja, por exemplo.
Deixe as pessoas te notarem, principalmente nos dias e horários de maior audiência.
No Instagram você consegue extrair dados básicos como alcance, impressões, interações, visitas no perfil, etc. É importante ressaltar que, para isso, é preciso ter um perfil comercial.
#4 – Foque na gestão e execute seu planejamento
Tenha em mente que é fundamental planejar e executar com excelência ações nas redes sociais da sua loja. Não cometa o erro de sair matando cachorro a grito! Não deixe para pensar quando lembrar que precisa postar.
Tire um tempo, de preferência mensalmente, para pensar quais serão as postagens que irá executar dia após dia. Não se esqueça de acompanhar o planejado toda semana.
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Quantas postagens por semana serão feitas? Quais temas ou produtos serão abordados? Estabeleça metas de postagens semanais, principalmente no feed do Instagram e Facebook.
Organização é sinônimo de ganho de tempo no dia a dia. E tempo sobrando significa oportunidade para elaborar outras estratégias de como atrair mais clientes para o seu negócio de moda.
Como auxílio, use ferramentas para analisar o desempenho das publicações, para agendar postagens, acompanhar o engajamento e evolução dos seguidores.
#5 – Conheça a sua audiência e crie anúncios para vender mais
É essencial definir e entender o público alvo que quer atingir. Assim você realiza uma comunicação mais assertiva e eficiente tanto nas postagens orgânicas quanto nas que forem anunciadas (pagas).
Se você não sabe o que é postagem orgânica ou paga, não se preocupe. Vou te explicar!
A primeira trata-se de um publicação sem nenhum dinheiro investido. Já as famosas publicidades pagas são aquelas que tem-se a alternativa de colocar um valor “X”, no intuito de alcançar mais pessoas no seu perfil.
Quero enfatizar aqui os anúncios, pois sabendo o tipo de público que tem interesse em comprar na sua loja de moda, é muito mais fácil otimizar a criação das publicações que serão patrocinadas.
O poder do impulsionamento é maravilhoso! É bem provável que você consiga atrair muito mais clientes para a sua loja dessa forma, além do alcance orgânico.
A importância das redes sociais para negócios digitais
A cada dia que passa as pessoas acessam mais a internet. Você sabia que em média, os brasileiros passam um período de 3 à 4 horas nas redes sociais?
Só este dado já justifica a importância que as redes sociais têm no cotidiano das pessoas e também para as empresas.
Por meio de curtidas, comentários, visualizações e compartilhamentos é que vemos a eficiência da comunicação entre a marca e o consumidor, bem como o vínculo de empatia entre ambas. Além é claro, de boa reputação para a empresa.
Qual é o papel principal das empresas na vida do cliente? Solucionar um problema, ou seja, o famoso “dar remédio para a dor”.
E muitas pessoas ainda têm diversas dúvidas em como atrair clientes ou simplesmente estão fazendo da maneira errada.
Ter a sua empresa posicionada nas redes sociais é uma excelente forma de aproximar muitas pessoas para que conheçam o seu negócio.
Afinal, a exposição é 24 horas por dia e sete dias por semana. O investimento? É muito pouco. Criar uma conta nas redes sociais é gratuito. Só depende de você!
Você precisa de ajuda para saber como atrair mais clientes de moda para o seu negócio de moda?
Tenho uma oportunidade que vai alavancar suas vendas de 0 a 100. É uma maneira descomplicada de converter as curtidas, comentários e outros cliques dos seus seguidores do Instagram em M-U-I-T-A-S vendas!
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Por fim, me conta. Você gostou do artigo? Fez sentido para você o conteúdo? Abriu sua mente em relação a como atrair clientes para as redes sociais da sua loja?
Agora não esqueça de deixar as dúvidas aqui nos comentários, vou adorar responder todas.
Um grande beijo e até breve!
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