Acompanhar suas estatísticas do Instagram não é apenas “olhar” os dados com frequência, mas sim analisar o que eles significam e ajustar suas estratégias para o que funciona melhor para o seu negócio. Mas você sabe como analisar as estatísticas do Instagram?

Instagram para negócios

O Instagram Business ou Instagram para negócios é importante para quem vende moda online, pois proporciona acesso fácil e rápido à uma série de estatísticas importantes para quem tem um negócio através das redes sociais, como é o caso da venda de moda.

Qualquer pessoa pode solicitar uma conta para negócios no Instagram e eu indicado que você faça pois, além de ter acesso à uma série de estatísticas, também poderá contar com Call To Actions (CTA), conseguindo direcionar o seu público mais facilmente; criar campanhas de anúncio através do Gerenciador de Negócios do Facebook, podendo personalizar seus objetivos; a opção de vender diretamente pelo Instagram, função conhecida como Instagram Shopping ou pelos Stories e muito mais!

Como analisar as estatísticas do Instagram

Ter acesso e poder analisar as estatísticas do seu Instagram com apenas alguns cliques é, sem dúvidas, um dos principais benefícios de quem já utiliza o Instagram para negócios. Com isso, você tem acesso à uma série de dados que farão a diferença para o seu negócio, como:

Número de visualizações

Uma das métricas que você terá acesso é quanto ao número de pessoas que visualizam sua página, podendo verificar diretamente no topo do seu perfil ao acessá-lo.

Além disso, é possível analisar quais posts geram mais visitas ao seu perfil, o que possibilita saber quais as melhores estratégias quando seu objetivo for atração de visitantes.

Alcance

Outro dado importante é o número de pessoas que você alcançou. Através das estatísticas é possível ver o alcance individual de cada publicação e também dos stories.

Uma dica para melhorar seu alcance é apostar em hashtags (tanto nas postagens, quanto nos stories).

Também é possível ter acesso ao número de pessoas que não seguiam você mas foram alcançadas por seus posts, conseguindo ter uma ideia do que funciona melhor para atrair mais seguidores e/ou potenciais clientes.

Impressões

Você também terá acesso as impressões, o que significa saber o número de vezes que seus posts ou stories foram vistos.

Muitas pessoas ainda têm dificuldade em diferenciar alcance de impressões. A diferença é que alcance vai contar cada pessoa apenas uma única vez, já as impressões levam em conta quantas vezes sua postagem ou stories foi visto, podendo contabilizar a mesma pessoas várias vezes.

Conhecer o seu público

Outra vantagem importante em ter acesso às estatísticas do Instagram, é que através delas você consegue conhecer ainda mais o seu público-alvo, ou seja, com quem você está se comunicando.

Alguns dados que estarão disponíveis, são: gênero, faixa etária e localização.

Desta forma é possível saber se você está atraindo o público certo e se está se comunicando da maneira adequada, com base no público que você já atinge ou pretende atingir.

Cliques no site

Se você utiliza algum link na descrição do seu perfil do Instagram (e é super importante que utilize), através da análise das estatísticas é possível avaliar quantos cliques obteve nesse link.

Caso não tenha muitos cliques, pode ser interessante mudar sua descrição e apostar em algo que chame mais a atenção.

Postagens

Se você quer saber como analisar as estatísticas do Instagram e o que você pode aprender com elas, com certeza deve se atentar para as postagens. Digo isso pois através destes números você consegue identificar quais postagens geram melhores resultados e entender o que seu público mais gosta.

Desta forma você pode otimizar suas postagens, criando conteúdos que conectem ainda mais seus clientes ao seu negócio.

Você também conseguirá ter acesso aos melhores horários para postar no seu Instagram, o que pode te ajudar a planejar seu calendário de conteúdo.

Stories

Se você usa o Instagram, acredito que certamente utilize os Stories, que é uma ferramenta muito importante para quem usa a plataforma para vendas. E algo muito legal é que você também consegue analisar as estatísticas das stories do seu Instagram, tendo dados como: número de cliques no link dos stories (que é possível utilizar caso você tenha mais de 10 mil seguidores), quantas vezes as pessoas voltaram ao seu stories anterior, avançaram ou clicaram para sair, o número de interações/mensagens recebidas através das stories, entre outros.

Como conferir as estatísticas do Instagram?

Se você gostou de tudo isso e quer começar o quanto antes a ter acesso à suas estatísticas do Instagram, saiba que é muito fácil.

Para acessar suas estatísticas basta ter um perfil comercial e clicar no ícone localizado no canto superior direito, com 3 linhas horizontais e depois clicar em Informações (um ícone semelhante a um gráfico). E pronto, você já poderá começar a analisar as estatísticas do seu negócio no Instagram.

Conclusão

Agora que você já sabe como analisar as estatística do Instagram e os benefícios de ter uma conta comercial, sugiro que você comece o quanto antes a levar em consideração esses números.

Além disso, também é importante que você não apenas veja esses números, mas analise-os de verdade e entenda o que pode ser aprendido através deles. 

Por exemplo, se os dados mostram que você não está atingindo bem o público que gostaria, você logo saberá e poderá criar novas estratégias para acertar em cheio no público desejado.

Ou seja, se você tiver atenção aos números disponibilizados pelo Instagram, poderá criar estratégias ainda melhores para essa importante rede, conhecer melhor o seu público (o que é fundamental para ter sucesso com o seu negócio online), encontrar formas de se aproximar dele, gerar mais valor e aumentar suas vendas.

Espero que esse conteúdo te ajudado e até o próximo!

 

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