Se você é empreendedora, lojista ou assistente virtual de moda, saber com administrar o tempo e as tarefas do seu dia é muito importante.

Eu sei que trabalhar em casa pode envolver uma série de desafios e distrações, mas só depende de você tornar esse processo mais organizado e lucrativo.

Quer dicas de como conseguir organizar melhor o seu dia, administrar melhor o seu tempo e, com isso, ter mais foco para suas tarefas e demais ações que trarão resultado para o seu negócio?

Então continue a leitura!

Dicas de como administrar o tempo e ter mais produtividade

Liste suas tarefas diárias

Se você quer saber como administrar o tempo do seu dia de maneira muito mais produtiva, precisa começar tendo consciência de todas as tarefas que precisa desempenhar.

Sendo assim, sua primeira “tarefa” precisa ser “listar todas suas tarefas” rsrs.

Eu sei que muitas pessoas não tem o hábito de fazer isso e operam no “automático”, muitas por já estarem acostumados com a “rotina”.

Mas isso é um erro!

Ter consciência de tudo o que você precisa fazer ao longo do seu dia irá contribuir muito para sua organização e também otimização do seu tempo.

Crie metas (diárias e semanais)

Para conseguir otimizar o seu tempo e ter uma rotina mais produtiva, uma ótima opção é trabalhar com metas atingíveis.

Basicamente, você vai colocar um número x de tarefas que precisa realizar naquele dia.

E, se conseguir finalizar tudo e ainda sobrar tempo, poderá inserir outras tarefas, inclusive antecipando a dos próximos dias.

Sabe aquela história de “quando alcançar a meta, a gente dobar a meta”? rsrs.

É basicamente isso, mas não precisa dobrar não, apenas antecipar outras pequenas tarefas do dia seguinte já será ótimo.

Separe o urgente do importante

Se você quer saber como administrar o tempo e o seu dia de maneira mais eficiente, precisa separar suas tarefas por ordem de prioridade.

Ou seja, organizar do mais ao menos importante, deixando por último aquelas tarefas que podem ser renegociadas.

Mas, antes mesmo do que é “prioridade”, lembre-se de colocar o que é “urgente”. Sim, o que é urgente precisa vir antes do que é prioridade.

Basicamente, uma tarefa urgente é aquela que precisa ser cumprida em um período muito curso de tempo ou que já passou do prazo final.

Em outras palavras: uma tarefa que já deveria ter sido feita e que não pode mais, em hipótese alguma, ser deixada para depois.

Então lembre-se: separe suas tarefas por ordem de prioridade e, antes de tudo, finalize as urgências.

Evite a procrastinação e distrações

Um desafio comum para quem está buscando formas de como administrar o tempo e a rotina do dia a dia é, sem dúvida, a procrastinaçãoE também as distrações!

A procrastinação, muitas vezes, é algo que fazemos inconscientemente…

Seja porque não estamos focados na tarefa naquele momento, por ser algo que não gostamos de fazer ou porque acreditamos “ter tempo de sobra”.

Mas é uma bola de neve, que pode acabar total com os seus planos de ter um dia produtivo.

Outro problema muito comum são as distrações.

Redes sociais, aplicativos de mensagens, notícias, fofocas, conversas… Tudo isso pode acabar atrapalhando nosso rendimento.

Por isso é importante que você organize o seu tempo total de foco no serviço e o momento de descanso, onde poderá gastar com qualquer coisa.

Se você usa o celular para trabalhar, redobre a atenção, para não acabar dando aquela escorregadinha de minutos no Instagram (ou demais redes sociais), que podem acabar virando horas…

Organize seu local de trabalho

A energia a nossa volta afeta diretamente a nossa produtividade.

Então, quer você trabalhe em uma empresa ou em casa, atente-se para como está o ambiente de trabalho a sua volta.

Bagunça e desorganização atraem ainda mais desorganização. Pode parecer bobagem, mas é a mais pura verdade.

Por isso, organize o seu local de trabalho e faça-o ficar com um clima leve, descontraído e gostoso de trabalhar.

Faça pausas

Um dos motivos pelo qual não conseguimos avançar nas nossas tarefas diárias e acabamos “travando” ou “desacelerando” é porque estamos cansados.

Somos humanos e também temos nossos limites. Simples assim!

E vai chegar um momento que a sua cabeça vai precisar descansar e você precisa respeitar isso e tirar uns minutos ou horas de “respiro”.

Então, se você está agora parada em frente ao computador mas não está conseguindo avançar no seu planejamento e dar andamento nas suas tarefas, tire um tempo para você.

Vá fazer outras atividades que não envolvam nada do trabalho.

Ás vezes, isso é tudo que precisamos para recuperar o ânimo, a criatividade e conseguir “desbloquear” ou “destravar” em uma tarefa que estava empacada e parecia sem solução.

Caso você veja que precisa de pequenas pausas maiores no decorrer do seu dia, coloque-as em seu planejamento.

Ou seja, planeje o seu dia de trabalho – incluindo os minutos de descanso -, criando um plano de tarefas possível de ser executado e finalizado até o seu dia encerrar.

Mapeie seus melhores horários

Algumas pessoas são matutinas, outras noturnas… Cada um de nós tem o seu horário de “pico”.

E é muito importante que você identifique o horário que você tem mais energia, disposição e criatividade para realizar suas tarefas.

Se a sua rotina for flexível, adapte o seu horário de serviço e o seu planejamento, colocando mais tarefas nesses momentos de alta produtividade.

Conhecer o seu horário de melhor rendimento de trabalho será muito efetivo para administrar melhor o seu tempo e a sua rotina.

Coloque prazos

Se você não trabalha com prazos, isso é um problema.

Digo isso porque, desta forma, facilita que as tarefas acabem sendo “empurradas com a barriga” e jogadas para amanhã, depois de amanhã, semana que vem…

E o famoso “depois eu faço” é um dos grandes vilões da improdutividade.

Então trace suas tarefas diárias e semanais, colocando prazos para que elas sejam finalizadas e entregues.

Se você tem uma equipe que trabalha com você, faça o mesmo: estipule prazo para todos!

É assim que a “engrenagem” vai realmente começar a rodar e funcionar sem que você precise estar 24 horas se preocupando se as coisas estão mesmo acontecendo….

Gostou das dicas? Ensino mais sobre organização de tempo e programas de organização de tempo no treinamento de Assistente Virtual de Moda. Aproveite e descubra uma nova profissão e uma grande oportunidade de renda extra!

Clique aqui para saber mais.

Continue lendo: