Quando um estoque fica muito tempo parado sabemos que isso pode acarretar em danos no produto e também na desvalorização da peça, e claro: quem tem um negócio próprio não quer isso.

E sabendo que uma das grandes dores dos meu público é exatamente referente a minimizar estoque parado, decidi criar esse conteúdo como forma de ajudar várias pessoas de uma vez só! Então vamos lá…

7 passos para acabar com o estoque parado (sem dar desconto!)

Para saber o que fazer para acabar com o seu estoque parado, é preciso ter um diagnóstico onde fique claro os motivos pelos quais algumas peças são vendidas rapidamente e outras simplesmente não desencalham. E ter uma boa gestão de estoque fará a diferença!

Mas vamos ao que interessa, confira os 7 passos que te ajudarão a acabar de vez com seu estoque parado sem ficar no prejuízo.

Público-alvo

O primeiro passo para minimizar seu estoque parado é conhecer bem o seu público-alvo, ou seja, quem compra de você! E nada de respostas gerais: vendo para todos os públicos! É importante que você tenha um nicho específico (neste conteúdo aqui eu falo sobre o poder do nicho para quem vende moda online).

E conhecer bem o seu público-alvo te ajudará a entender o que ele compra e o que ele não compra e porque, e te ajudará a apostar nos produtos certos, evitando que fique aquele estoque parado.

Se você quer saber como conhecer o seu público-alvo, clique aqui.

Conheça o seu estoque e saiba investir nas peças certas 

É importante conhecer o seu estoque. Para isso, faça um levantamento: analise tudo o que você comprou, tudo que vendeu e tudo que ainda está parado. Desta forma você conseguirá entender o que seus clientes mais desejam e saberá investir nos produtos certos. Para fazer este levantamento leve em conta tipos de peças, cores, estampas, tamanhos, marcas, preços, quantidades, etc.

Isso também irá te ajudar a fazer compras mais objetivas, assertivas e inteligentes. Com isso você não apenas irá minimizar seu estoque parado, mas irá evitar cometer erros nas próximas compras!

Nota: Se está na dúvida sobre o que seu público mais deseja, uma dica é fazer pesquisas e enquetes, assim você conseguirá sentir o que ele espera e o que deseja comprar, facilitando acertar em cheio em seus produtos. A mesma coisa serve caso queira começar a vender novas peças.

Compre apenas o que você precisa

Na hora de fazer as compras com seus fornecedores, tenha em mente tudo o que você já tem no estoque e compre APENAS O QUE PRECISA! 

Para isso é preciso levar em conta tudo o que você já comprou, tudo o que já vendeu e tudo o que ainda não vendeu. Tenha em mente o valor investido por mês, a quantidade de peças compradas e as quantidades (e tipos) das que não foram vendidas.

Feito isso, faça duas perguntas: quanto você deseja vender no próximo mês? (qual sua meta), e depois se pergunte se o estoque que sobrou é suficiente para atingi-la. Para facilitar, a conta é: Estoque inicial – estoque vendido = estoque que sobrou.

Então se o que sobrou for suficiente para alcançar sua meta, compre apenas o básico, ou seja, peças que complementem este estoque parado. E, caso ele não seja suficiente, vá as compras novamente, mas desta vez entendendo melhor o que seu público deseja e fazendo as compras certas, com menor risco de ficarem paradas.

Monte combinações com seus estoques parados

As pessoas hoje em dia são muito visuais e ainda há quem só consiga comprar após ter uma ideia de como usará determinada peça.

Então outra ideia para minimizar o estoque parado é montar ideias de looks com diferentes combinações e divulgar de maneira atrativa aqueles produtos que não estão saindo! Isso dá mais confiança para que sua cliente compre o produto.

Promova os produtos

É preciso anunciar seus produtos! Isso não significa que deva necessariamente fazer promoções e sim apostar em diferentes maneiras de divulgação, com o objetivo de atrair o seu público e despertar o interesse pelas peças que estão ‘encalhadas’ no seu estoque.

Você pode fazer isso com anúncios, stories, enquetes, montando looks e combinações diferentes, entre outras!

Outra dica que muita gente ainda não faz mas que é muito importante são as transmissões ao vivo do Instagram. Mostre o seu rosto, pessoas se conectam com pessoas… Entendo que isso pode ser difícil para você que está começando, mas acredite, faz a diferença quando o assunto é minimizar estoque parado e vender mais (te garanto!!).

Crie campanhas

Fazer ofertas direcionadas para seus clientes com potenciais de compra é uma opção certeira… E no meio online as campanhas são ótimas formas para divulgar seus produtos, principalmente os parados.

Alguns exemplos de campanhas que funcionam muito bem são: compre um e ganhe outro, combos, frete grátis, cupom de desconto, bônus ou presentes, último dia da oferta, descontos progressivos, entre outras. Defina qual você irá fazer, faça e teste. Assim você conseguirá ir otimizando o processo…

Nem sempre baixar o preço é o ideal

Na maioria das vezes não é o preço que está impedindo que seus clientes comprem. Em alguns casos só é preciso um empurrãozinho, que você pode dar através das dicas de como usar a peça, montando looks e combinações!

Além disso, fazer promoções e baixar o preço de seus produtos constantemente pode ser ruim para o seu negócio. Pois assim seus clientes ficarão esperando para comprar de você apenas na promoção e a consequência é que seus lucros serão muito menores. E ninguém merece trabalhar que nem uma louca apenas para pagar as contas, não é mesmo?

Extra 1: Checklist para acabar com o seu estoque parado

Essas foram algumas dicas importantíssimas que dividi com você. Claro que não posso falar sobre todas, se não o conteúdo ficaria suuuper extenso e cansativo.

Mas para terminar separei um checklist para acabar com o seu estoque parado, que te ajudará em todo o processo. Está prontinho, é só baixar clicando aqui e preencher de acordo com o seu negócio.

Extra 2: o que você precisa para ter sucesso vendendo online!

Eu não poderia terminar este conteúdo sem dar algumas dicas básicas para que você consiga ter sucesso vendendo online (quem me conhece sabe o quanto eu gosto de dar dicas e divulgar conteúdo valioso rsrs).

Então aí vai 10 dicas para você ter sucesso vendendo online:

  1. Melhorar seu engajamento nas redes sociais em que atua
  2. Ter um nicho específico (gente, isso é muito importante!)
  3. Escolher um bom fornecedor e fazer boas compras
  4. Ter o controle do seu estoque
  5. Apostar em fotos de qualidade e descrições atrativas para seus produtos
  6. Investir no grande poder das mídias, utilizando as funcionalidades que elas oferecem
  7. Conhecer seu público-alvo e seus concorrentes
  8. Oferecer o seu produto de forma adequada (e de maneiras diferentes), fazendo campanhas
  9. Ter o contato de seus clientes e potenciais clientes, como E-mail e WhatsApp, para criar listas segmentadas e estar sempre em contato com eles
  10. Oferecer o seu produto de maneira atrativa e vender muuuito!

Mas Ale, como fazer tudo isso? Bom gente, a verdade é tudo o que vocês precisam saber para vender seus produtos, expandir o seu negócio e aumentar muito suas vendas e resultados, eu ensino no Treinamento FashionMidias.

Este treinamento tem ajudado milhares de pessoas a criarem um negócio online sólido e de sucesso, se fortalecerem no mercado e alavancarem muuuuito seus lucros! Além disso, este treinamento está cheio de práticas e estratégias que farão a diferença para o seu negócio. E se você está começando agora ou já está no mercado mas seus lucros não são tão grandes, eu tenho certeza que o FashionMidias é para você!

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