Quando um estoque fica muito tempo parado sabemos que isso pode acarretar em danos no produto e também na desvalorização da peça, e claro: quem tem um negócio próprio não quer isso.

E sabendo que uma das grandes dores dos meu público é exatamente referente a minimizar estoque parado, decidi criar esse conteúdo como forma de ajudar várias pessoas de uma vez só! Então vamos lá…

7 passos para acabar com o estoque parado (sem dar desconto!)

Para saber o que fazer para acabar com o seu estoque parado, é preciso ter um diagnóstico onde fique claro os motivos pelos quais algumas peças são vendidas rapidamente e outras simplesmente não desencalham.

E ter uma boa gestão de estoque fará a diferença!

Mas vamos ao que interessa, confira os 7 passos que te ajudarão a acabar de vez com seu estoque parado sem ficar no prejuízo.

Público-alvo

O primeiro passo para minimizar seu estoque parado é conhecer bem o seu público-alvo, ou seja, quem compra de você!

E nada de respostas gerais, como “vendo para todos os públicos”! É importante que você tenha um nicho específico (neste conteúdo falo sobre o poder do nicho para quem vende moda online).

E conhecer bem o seu público-alvo te ajudará a entender o que ele compra e o que ele não compra e porque, e te ajudará a apostar nos produtos certos, evitando que fique aquele estoque parado.

Se você quer saber como conhecer o seu público-alvo, clique aqui.

Conheça o seu estoque e saiba investir nas peças certas 

É importante conhecer o seu estoque.

Para isso, faça um levantamento: analise tudo o que você comprou, tudo que vendeu e tudo que ainda está parado.

Desta forma você conseguirá entender o que seus clientes mais desejam e saberá investir nos produtos certos.

Para fazer este levantamento leve em conta tipos de peças, cores, estampas, tamanhos, marcas, preços, quantidades, etc.

Isso também irá te ajudar a fazer compras mais objetivas, assertivas e inteligentes. Com isso você não apenas irá minimizar seu estoque parado, mas irá evitar cometer erros nas próximas compras!

Nota: Se está na dúvida sobre o que seu público mais deseja, uma dica é fazer pesquisas e enquetes, assim você conseguirá sentir o que ele espera e o que deseja comprar, facilitando acertar em cheio em seus produtos. A mesma coisa serve caso queira começar a vender novas peças.

Compre apenas o que você precisa

Na hora de fazer as compras com seus fornecedores, tenha em mente tudo o que você já tem no estoque e compre APENAS O QUE PRECISA! 

Para isso é preciso levar em conta tudo o que você já comprou, tudo o que já vendeu e tudo o que ainda não vendeu.

Tenha em mente o valor investido por mês, a quantidade de peças compradas e as quantidades (e tipos) das que não foram vendidas.

Feito isso, faça duas perguntas:

  • Quanto você deseja vender no próximo mês? (qual sua meta);
  • E, depois, se pergunte se o estoque que sobrou é suficiente para atingi-la. Para facilitar, a conta é: Estoque inicial – estoque vendido = estoque que sobrou.

Então se o que sobrou for suficiente para alcançar sua meta, compre apenas o básico, ou seja, peças que complementem este estoque parado.

E, caso ele não seja suficiente, vá as compras novamente, mas desta vez entendendo melhor o que seu público deseja e fazendo as compras certas, com menor risco de ficarem paradas.

Monte combinações com seus estoques parados

As pessoas hoje em dia são muito visuais e ainda há quem só consiga comprar após ter uma ideia de como usará determinada peça.

Então outra ideia para minimizar o estoque parado é montar ideias de looks com diferentes combinações e divulgar de maneira atrativa aqueles produtos que não estão saindo!

Isso dará mais confiança para que sua cliente compre o produto.

Promova os produtos

É preciso anunciar seus produtos!

Isso não significa que deva necessariamente fazer promoções e sim apostar em diferentes maneiras de divulgação, com o objetivo de atrair o seu público e despertar o interesse pelas peças que estão ‘encalhadas’ no seu estoque.

Você pode fazer isso com anúncios, stories, enquetes, montando looks e combinações diferentes, entre outras!

Outra dica que muita gente ainda não faz mas que é muito importante são as transmissões ao vivo do Instagram. Mostre o seu rosto, pessoas se conectam com pessoas…

Entendo que isso pode ser difícil para você que está começando, mas acredite, faz a diferença quando o assunto é minimizar estoque parado e vender mais (te garanto!!).

Crie campanhas

Fazer ofertas direcionadas para seus clientes com potenciais de compra é uma opção certeira… E no meio online as campanhas são ótimas formas para divulgar seus produtos, principalmente os parados.

Alguns exemplos de campanhas que funcionam muito bem são:

  • compre um e ganhe outro;
  • combos;
  • frete grátis;
  • cupom de desconto;
  • bônus ou presentes;
  • último dia da oferta (escassez e urgência);
  • descontos progressivos, entre outras.

Defina qual você irá fazer, faça e teste. Assim você conseguirá ir otimizando o processo…

Nem sempre baixar o preço é o ideal

Na maioria das vezes não é o preço que está impedindo que seus clientes comprem.

Em alguns casos só é preciso um empurrãozinho, que você pode dar através das dicas de como usar a peça, montando looks e combinações!

Além disso, fazer promoções e baixar o preço de seus produtos constantemente pode ser ruim para o seu negócio. Pois assim seus clientes ficarão esperando para comprar de você apenas na promoção e a consequência é que seus lucros serão muito menores.

E ninguém merece trabalhar que nem uma louca apenas para pagar as contas, não é mesmo?

Extra: Checklist para acabar com o seu estoque parado

Essas foram algumas dicas importantíssimas que dividi com você. Claro que não posso falar sobre todas, se não o conteúdo ficaria suuuper extenso e cansativo.

Mas para terminar separei um checklist para acabar com o seu estoque parado, que te ajudará em todo o processo. Está prontinho, é só baixar e preencher de acordo com o seu negócio.

AULA COMPLETA: Estratégias Para Acabar Com o Problema de Estoque Parado

Ter uma boa gestão de estoque é fundamental para evitar prejuízos no seu negócio de moda online.

Além disso, outros benefícios que um controle de estoque eficiente pode proporcionar para o seu negócio são:

  • economia com gastos desnecessários
  • melhora na suas vendas e experiência de cliente
  • mais lucros
  • planejamento eficaz de promoções e ofertas
  • entre outros.

Mas, na prática, eu sei que muitas pessoas sofrem na hora de conseguir se livrar daqueles produtos que insistem em não sair.

E, se você é uma dessas pessoas que precisa de ajuda para acabar com o seu estoque parado, eu tenho a solução para você.

Clique aqui e assista a aula 12 Passos para Acabar com seu Estoque Parado.

Ter estoque parado é um dos maiores problemas de quem vende moda e com essa aula você aprenderá estratégias para parar de sofrer com esse mal!

Quero acabar com o Estoque Parado!