Você costuma fazer campanha de vendas no seu negócio? Já parou para pensar se existe alguma “frequência ideal” para que essas ações sejam feitas? No post de hoje vamos falar sobre isso!
Pode parecer um desafio para você, lojista, dar conta de um negócio por completo (gestão, produção de conteúdo, controle de estoque, e por aí vai…) e ainda parar para planejar, estruturar e realizar uma campanha de venda sozinho.
Claro que, quando você tem um direcionamento passo a passo e um planejamento bem estruturado, você consegue fazer isso com mais facilidade e vender muito, todos os dias.
No entanto, uma dúvida comum é sobre a frequência e a quantidade de campanhas de vendas que você deve fazer no seu negócio. E aqui eu vou falar para você sobre expectativa x realidade e também deixar a minha opinião sobre esse assunto.
Qual é a frequência ideal para fazer campanhas de vendas?
Antes de tudo, é preciso alinhar as expectativas.
Com isso eu quero dizer: não se compare com outras marcas, principalmente marcas grandes, nem se cobre na mesma proporção.
Até porque grandes marcas como a Sephora, por exemplo, costumam realizar de 7 a 10 campanhas de venda POR SEMANA! Ou seja, são muitas campanhas.
Na sua realidade, onde muitas vezes você precisa dar conta de muitas coisas sozinha, ter um número alto de campanhas rodando ao mesmo tempo é basicamente impossível. Ainda mais sendo bem feitas (e tendo tantas outras tarefas que também dependem de você para serem bem desempenhadas).
Essa realidade de fazer grandes quantidades de campanhas é a “verdade” desses negócios grandes, é o que é possível dentro de toda a grande estrutura que eles possuem.
No “mundo real” dos lojistas, não há muito tempo e nem verba quando se trabalha sozinho com isso, para realizar tantas ações ao mesmo tempo.
Dito isso, a minha indicação é que você busque fazer ao menos uma campanha de vendas por mês, todos os meses.
Qual a duração ideal de uma campanha de vendas?
Uma campanha de vendas não precisa durar o mês todo ou uma semana. Você pode fazer campanhas de várias formas:
- durante 1 dia (24 horas), como uma promoção relâmpago;
- durante 2 ou 3 dias;
- durante uma semana ou quinzena inteira.
Enfim, você pode variar, de acordo com a sua estratégia.
Não existe uma duração ideal. Mas é importante saber que você não precisa fazer um mês inteiro de campanhas e que, tampouco, fazer campanhas significa colocar sua loja toda em liquidação.
Mas agora que você já sabe tudo isso, está na hora de começar a se planejar para realizar de uma a duas campanhas mensais aí no seu negócio. Quer um direcionamento que vai te ajudar? Então continue lendo.
Como fazer para criar uma campanhas de vendas?
Pois bem, de nada adianta a gente só falar e não pôr a mão na massa, não é?
Então, para te ajudar, resolvi separar três passos básicos que você precisa seguir antes de criar suas campanhas de vendas. Veja abaixo!
1 – Analisar o estoque
O passo principal para começar uma campanha de vendas é analisar o seu estoque.
Se você não sabe o que tem no estoque, corre um alto risco de continuar teclando a tecla errada.
No momento em que você tiver peças que ninguém se interessa, você acaba deixando dinheiro parado e lotando seu estoque de produtos desnecessários – o que pode colocar o seu negócio no ciclo da falência, no futuro.
Então, a sua tarefa é extremamente importante e simples: seja a melhor amiga do seu estoque e o analise todos os dias.
2 – Converse com seu público
Manter o público cativado e aconchegado é uma parte crucial do seu negócio. Então, converse com o seu público, pois é ele que vai levar o seu negócio adiante.
Entender o seu público é fundamental para saber o que seus clientes estão procurando no momento, quais são seus gostos, dificuldades do seu público com determinado produto, e por aí vai.
Quando mais você entender sobre o seu público, mais estratégica será sua campanha de vendas e a sua oferta irresistível. Ou seja, o resultado é você vendendo muito mais e tendo sucesso nas suas ações.
3 – Planejamento
O planejamento é um ponto-chave para o sucesso das suas ações. É um “plano de ação” que você traça, para conseguir alcançar seus objetivos e resultados esperados.
Se você não tiver um bom planejamento, você está desperdiçando tempo em outras ações desnecessárias.
Então, com base na sua campanha, tenha objetivos para cada uma das suas postagens, enquetes, stories, lives e etc… E depois analise quais ações te trouxeram mais resultados, para você ir otimizando cada vez mais.
Utilize todas as “armas” ao seu favor, como: legendas chamativas, faça lives, chamadas para ações, hashtags…
Crie sua Campanha de Vendas
Seguiu todos esses passos? Então está na hora de criar uma campanha de vendas.
Abaixo separei alguns pontos para você inserir no seu checklist, para aumentar as chances de sucesso da sua ação:
- Criar sua oferta irresistível (é diferente de dar brinde e é um ponto-chave de uma campanha de sucesso)
- Conversar com o seu público para saber o que querem (vai te ajudar na construção da oferta irresistível)
- Começar oferecendo primeiro para a Lista VIP
- Planejar o início, meio e o fim da sua campanha (assim como as metas e objetivos)
- Organizar o estoque para montar ações estratégicas, inclusive para eliminar o estoque parado
- Fazer posts e stories estratégicos e intensos durante o momento da campanha (gerar conteúdo com frequência será muito importante durante esse momento)
- Criar anúncios para impulsionar ainda mais seus resultados (opcional, mas poderoso)
Se você quer ter um planejamento estratégico passo a passo, com cada ação, descrição dos seus próximos passos, para ter sucesso nas suas campanhas, clique aqui.
No Curso Campanhas que Vendem Moda você terá acesso a um checklist e aulas sobre cada etapa, para te apoiar em cada uma das suas ações.
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