Muitos dos meus alunos e seguidores tem dúvida sobre colocar o preço dos produtos nas redes sociais ou não. Na verdade, a pergunta geralmente está relacionada ao Instagram, mas acho que vale a pena falar em um contexto geral, já que várias podem ser as redes sociais utilizadas para vender moda. E é sobre isso que vou falar no post de hoje.

Colocar o preço dos produtos nas redes sociais ou não?

Você com certeza vai encontrar pessoas com pensamentos diferentes por aí, afinal, cada um pode ter uma estratégia. Mas a minha resposta e da maioria das pessoas que eu conheço é SIM, devemos divulgar os preços! Claro que, como falei, trata-se da minha opinião e quem manda no seu negócio é você.

Mas vamos lá… Imagine-se no lugar do seu cliente. Você gostaria de estar interessado em um produto, comentar em uma postagem solicitando o valor e não ter um retorno?  Certamente não. Além disso, é bem provável que você acabe perdendo o interesse no produto e desista da compra. Ou ainda, acabe comprando do concorrente, que te responde rápido e sem enrolação.

Porque divulgar os preços?

Na minha concepção, quem tem loja online no Instagram, Facebook, WhatsApp e onde mais for, está lá para vender. Isso não se discute. Mas então, se você deseja vender, porque esconder o preço das suas peças ou serviços?

Se você tivesse um site, por exemplo, todos os preços dos seus produtos estariam lá. E nas redes sociais não tem porquê ser diferente. Se elas são a vitrine do seu negócio, então porque não colocar logo os preços dos seus produtos?

Além disso, muitas pessoas compram apenas por impulso, ainda mais se tratando de roupas, calçados e acessórios. E é preciso aproveitar esse comportamento e responder o quanto antes, para não acabar fazendo com que seus clientes percam esse ‘impulso’ e você a venda. Por isso eu defendo que você jogue limpo e dê um retorno bem rápido para seus clientes, já nos comentários, seja relacionado a preço ou qualquer outra informação.

Também aproveite para chamá-los no direct ou inbox, perguntar se ficaram com mais dúvidas e se colocar a disposição. Isso contribui para que você consiga criar um relacionamento ainda mais próximo com seu cliente ou potencial cliente e, consequentemente, feche mais vendas.

Devo colocar o preço se eu vender no atacado?

Eu defendo que você deve sim colocar o preço dos seus produtos nas redes sociais. EXCETO se você vende por atacado. O motivo é que, no caso de atacadistas, isso poderia atrapalhar quem revende seus produtos.

Vamos pensar que os clientes de seus revendedores chegam até suas redes sociais e descobrem o quanto eles pagam pelos produtos e pelo quanto revendem. Isso pode acabar prejudicando o negócio de quem compra de você e até mesmo desvalorizar o produto. No fim, você também pode acabar perdendo seus clientes. Ou seja, neste caso pode acabar sendo um tiro no pé.

Conclusão

Não fique pensando que ‘se o meu concorrente faz assim, então eu também vou fazer’. Você precisa sim estar de olho no que eles fazem, mas não necessariamente para copiá-los. Pelo contrário, você precisa buscar estratégias para ser ainda melhor, se diferenciar e se destacar.

Também não fique pensando que divulgar seus preços fará com que seus concorrentes saibam ou diminuirá seu engajamento. Se você sabe precificar seus produtos e sabe gerar valor, isso não é algo com o qual você precisa se preocupar. Além disso, se o seu concorrente quiser saber de algo pode muito bem mandar alguém procurar ou ficar sabendo de alguma outra forma.

Então foque no seu negócio e nos seus clientes e busque estratégias que vão te ajudar a fortalecer a sua loja.

Mas e você, acha que deve ou não colocar o preço dos produtos nas redes sociais? Me conta aí.