A criação de conteúdo é um pilar chave para as vendas e para o sucesso do seu negócio, principalmente no digital.

Entregar a mensagem (conteúdo certo) para a audiência certa, no momento certo, é o que faz as vendas acontecerem.

Enquanto muitos lojistas perdem tempo produzindo conteúdo genérico e sem estratégia, outros estão faturando muito por se dedicarem à essa criação.

Se você quer saber como ter uma criação de conteúdo efetiva, que vai melhorar seus resultados, confira estes 5 pontos fundamentais abaixo.

Conheça o seu público

O primeiro passo para uma criação de conteúdo estratégica é conhecer as dores do seu público.

Saber com quem você vai se comunicar, o que essas pessoas pensam e desejam, e definir a linguagem certa, fará toda a diferença para os seus resultados.

Por isso, sua primeira missão é ter um público-alvo definido e mapear todas as dores, sentimentos, desejos e demais informações sobre eles.

Nota: é por isso que, quando você tem um Instagram genérico, que vende de tudo um pouco, pode ser difícil ter engajamento e vendas. Pois você escreve uma mensagem geral e nem todo mundo vai se conectar com essa mensagem e ter o desejo de comprar e/ou interagir.

Quantidade e Variedade

Criar conteúdo de vez em quando não é estratégia! Para ter sucesso é preciso ter frequência e valor.

Por isso, você também vai precisar definir a quantidade de posts que você irá fazer mensal, semanal e/ou diariamente.

Além de ter conteúdo de valor, é interessante que você inove e varie nos formatos: feed e stories em imagem e vídeo, por exemplo.

Quando você tiver uma linha editorial (vamos falar sobre isso abaixo), ficará mais fácil fazer esse planejamento (também vamos falar abaixo) com base no número de postagens que você vai definir aqui.

E é muito importante que você siga o seu planejamento, pois frequência e consistência são a chave para bons resultados na sua estratégia de conteúdo.

Linha editorial e Planejamento

Outra etapa da produção de conteúdo é ter uma linha editorial definida (leia mais sobre esse assunto aqui).

Basicamente, consiste em você definir os pilares que serão abordados no seu negócio.

Esses pilares precisam ter relação com o que você vende e com o que é interessante para o seu público.

Depois que você define a linha editorial do seu perfil é hora de planejar o que vale a pena virar conteúdo.

Por fim, é hora de criar o seu planejamento mensal de conteúdo, para organizar cada postagem que será compartilhada nas suas redes sociais, blog, lista de transmissão e etc.

Coloque emoção

O que mais conecta pessoas, gera engajamento e vendas é a EMOÇÃO.

Quando sua audiência se conecta com o seu negócio, com o que você posta, com as dicas que divulga, com as pergunta que você faz, mais elas se aproximam de você.

Se você conhece o seu público-alvo (primeiro ponto deste conteúdo) e sabe o que eles buscam e sentem (dores da persona), você saberá encontrar as palavras certas para enviar a sua mensagem, reter a atenção dessa audiência e conduzi-las pelo funil de vendas, até o momento da compra.

Pode ser que pareça muita coisa agora para você ou difícil demais, mas quando você entende o seu público, tudo ficará mais fácil.

Além disso, lembre-se sempre de uma coisa: você não vende CARACTERÍSTICAS, VENDE BENEFÍCIOS. Isso é muito mais forte!

Então não pense que você vende “pijama”, “moletom”, “lingerie”, “vestido” e etc., pois isso é se limitar. Ao invés disso, mude o seu ponto de vista: você vende sensualidade, conforto, autoestima.

Chamada para ação

Uma criação de conteúdo boa é aquela que funciona, que dá resultado. Certo?

Mas qual é o resultado que você espera? Como mensurar se você está tendo sucesso?

Há duas coisas que você precisa fazer. A primeira é definir o seu objetivo com cada postagem e a segunda é fazer com que o seu cliente faça o que você deseja que ele faça. Já vou explicar.

Definir um objetivo é importante pois só assim você conseguirá metrificar se está tendo os resultados alcançados. Caso contrário, você fica igual cego em tiroteio.

Além disso, definir um objetivo também é importante para que você saiba qual chamada para ação precisa fazer para que o seu cliente execute a ação que você deseja que ele faça (ou seja, o objetivo que você tem com aquele post).

Uma chamada para ação (CTA) é basicamente um comando que você vai dar para sua audiência, podendo ser:

  • Engajamento (pedindo para curtir, compartilhar…)
  • Vendas (fazendo uma chamada para ação que o conduza a comprar)
  • Comunidade (quando você deseja levar ele para outro ambiente, tipo um grupo ou lista de transmissão)

Vários são os tipos de CTA que você vai usar. Mas, antes de definir o melhor, é preciso ter clareza do seu objetivo com cada postagem.

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