Se você tem uma loja de moda online, estar de olho nas datas comemorativas é um ponto estratégico na hora de fazer campanha de vendas lucrativas, aproveitando o “timing” do mercado.

E março é um mês cheio de oportunidades para quem tem um negócio online de moda.

Inclusive, o Dia da Mulher está chegando. Dia 8 de março! Me fala, você já preparou sua campanha de vendas? Se não, agora é a hora! Confira as dicas que separei para você neste conteúdo.

Campanha de Vendas para o Dia da Mulher: defina a sua abordagem

O primeiro passo para qualquer campanha de vendas é pensar na sua abordagem e no público que será atingido.

No caso do Dia da Mulher, você pode pensar em duas maneiras diferentes e lucrativas para fazer a sua.

A primeira delas é focada na mulher que deseja se presentear, utilizando o gancho de que “você merece um presente”.

Nesta abordagem, a estratégia utilizada será despertar na mulher a sensação de merecimento. De que ela merece um presente especial neste dia.

O seu foco, neste caso, será total voltado para a mulher.

A segunda abordagem é pensando em terceiros. Ou seja, na pessoa que irá presentear essa mulher.

Nesse caso o público da campanha seriam maridos, namorados, filhos e filhas. E cada uma destas campanhas será voltado para um público, com uma abordagem específica.

Até porque a forma que você vai falar com um marido, é diferente da maneira que você irá falar com um filho(a) que deseja presentear a mãe. Concorda?

De qualquer forma, há aqui diferentes opções para a sua campanha de venda de Dia das Mulheres.

É preciso, antes de tudo, escolher qual abordagem você irá utilizar. Ou, ainda, fazer campanhas para todas essas opções que acabamos de falar, mas direcionando o anúncio certo para o público certo.

4 dicas para sua Campanha de Vendas de Dia da Mulher

Se você ainda está um pouco perdida e precisa de ajuda para estruturar sua campanha de vendas para o dia 8 de março, eu separei algumas dicas para você.

E uma delas é: sua campanha precisa começar bem antes! É preciso divulgação! Bem, vamos falar mais sobre isso… Agora é hora das dicas.

Confira seu estoque

Antes de fazer qualquer campanha ou ação promocional, você precisa fazer toda a gestão do seu estoque, para ter controle sobre as peças que mais estão “paradas”.

Dessa forma, você pensa em como fazer ofertas irresistíveis utilizando essas peças, ao mesmo tempo em que se livra do estoque parado.

Ou seja, “mata dois coelhos com uma cajadada só” (risos).

Então esse é o primeiro passo! Não faça nada sem conferir o seu estoque e também sem ter a certeza que você conseguirá suprir a demanda do mercado para a data.

Fazer campanha é diferente de dar brinde

É importante que a gente quebre uma crença que ainda é muito forte entre os lojistas: dar brinde não é fazer CAMPANHA!

Brinde é brinde, criar uma campanha é diferente.

E entender essa diferença é importante para que você compreenda o potencial de uma campanha e de criar uma oferta que realmente leve o seu potencial cliente a comprar.

Ou seja, uma oferta irresistível.

Faça pesquisas com a sua audiência

Enquanto você lê esse conteúdo, dificilmente terá tempo hábil para colocar essa dica em prática para o Dia das Mães, que está logo ali… No entanto, fica de aprendizado para as próximas datas comemorativas que estão por vir.

Antes de fazer qualquer campanha, para se certificar de que ela será lucrativa, escute seus clientes!

Ao definir o público-alvo da sua campanha, pergunte-os o que desejam comprar/ganhar/presentear, para entender o que é a “sensação do mercado”. Aquele produto “pé quente”, que tem tudo para vender como “água”.

Cheia das analogias, hã? (risos). Mas é para que você entenda que se trata de realmente encontrar o seu pote de ouro. O seu produto com maior potencial para o momento.

Quando você sabe o que o mercado deseja e o que seus potenciais clientes estão buscando, sua abordagem e ofertas passam a ser muito mais assertivas, logo, terá maior lucratividade.

Planejamento

É claro que toda campanha de vendas envolve planejamento. Como falamos, desde o início, no momento que você vai definir o seu público-alvo, abordagem, conferir seu estoque e montar sua oferta.

Também envolve toda a questão de atendimento, de preparar a sua equipe (ou se preparar, caso você atue sozinha), para dar conta da demanda que está por vir.

O mesmo vale para a questão de entregas e embalagens! Afinal, você precisa garantir que seus produtos chegarão ao seu cliente na data certa, para não gerar frustrações.

Então anota aí que uma boa campanha de vendas precisa de PLANEJAMENTO.

MUITA divulgação!

Se você quer fazer uma campanha de vendas de sucesso no Dia da Mulher – e em qualquer outra data -, precisa, antes de tudo, fazer um forte trabalho de divulgação.

Muitos lojistas falam da campanha apenas na data ou dias antes e perdem a chance de jogar com a “antecipação” e ir despertando o desejo – e até mesmo a curiosidade – da sua audiência.

Sendo assim, você precisa falar muito, durante dias, sobre a sua campanha e o quão incrível ela será.

Fazer apenas uma ação a esperar que as vendas aconteçam – quase que caindo do céu – não vai adiantar de nada.

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