Eu vou fazer uma recomendação para você: não aperte o botão impulsionar do Instagram. Calma, eu já vou explicar porque.

Antes de começar, quero dizer que isso se trata apenas de uma recomendação, mas que se você já o utiliza em seu negócio e dá certo, continue. É importante sempre levar em consideração que a realidade de cada negócio é diferente, e o que funciona bem para um pode não funcionar para outro.

Dito isso, vamos entender porque o botão impulsionar/promover é o botão proibido do Instagram.

O que é promover uma postagem no Instagram

Promover uma postagem no Instagram significa que você irá criar um anúncio de maneira rápida e descomplicada, sem precisar sair da plataforma para isso e mostrar a sua postagem para mais pessoas. É como se fosse um atalho para anunciar de maneira muito mais simples e pulando várias etapas. 

No entanto, quando você promove/impulsiona uma postagem do seu perfil, você está, na verdade, destacando aquele conteúdo. Sendo assim, você atrai a atenção de vários usuários, mas geralmente os resultados são interativos e não monetários (vendas).

Para isso, promover um conteúdo diretamente no Instagram pode até funcionar, mas se você quer mais resultados, o Gerenciador de Negócios do Facebook é uma opção melhor, mesmo sendo um pouco mais complicadinha.

3 motivos para não clicar no botão promover do Instagram

Clicar diretamente no botão promover do Instagram pode ser a forma mais rápida e simples de anunciar pelo aplicativo. No entanto, ela pode não ser a melhor opção para você. A verdade é que esse ‘atalho’ pode acabar sendo um desperdício. Entenda porque.

Segmentação limitada

Ao clicar no botão promover do Instagram para impulsionar determinada postagem do seu perfil, você terá uma segmentação mais limitada. Sendo assim, você irá promover o seu anúncio diretamente pelo Instagram, mas não terá todas as funcionalidades e especificações disponíveis, como acontece no Gerenciador de Anúncios.

Ele apresenta poucas segmentação: os seus fãs, os amigos deles e alguns públicos personalizados, conforme aponta o Luciano Larossa no seu livro “Facebook para Negócios” (que também se aplica ao Instagram). 

Limita os objetivos

Você também terá um número mais restrito de objetivos. Enquanto pelo Gerenciador de Anúncios é possível escolher entre vários, como gerar tráfego, interação, aumentar suas curtidas na página, vendas e outros, no botão impulsionar essas chances são muito limitadas. 

Isso porque, ao pegar esse atalho, a finalidade do seu anúncio será interação. O que significa que ele será entregue para um grande público, certamente receberá várias curtidas e comentários, mas provavelmente não irá gerar tantas vendas (já que o objetivo não será conversão). E isso acontece porque ao promover dessa forma mais fácil, você não consegue personalizar suas opções e acaba tendo que aceitar a estratégia do Instagram.

Teste

Outro ponto negativo é que clicando diretamente no botão promover, você não terá a possibilidade de testar o seu anúncio de diferentes formas.

Sendo assim, você não terá uma variação de anúncios e não conseguirá testar diferentes opções para descobrir qual funciona melhor para o seu negócio e para o seu público. Como resultado, você fica preso aquele único modelo que já está pronto no seu perfil. 

E isso será muito negativo pois te impossibilitará de testar, analisar e saber que tipo de anúncio funciona mais para o seu público. E, se você trabalha com anúncios, sabe como é importante a parte de testes. 

Quando usar o botão promover do Instagram?

Como eu disse, pode ser que esse botão funcione para você, principalmente se o seu objetivo é interação, já que ele tem ótimos resultados nesse quesito.

No entanto, ao fazer isso você pode estar indo contra o seu negócio (se o seu objetivo é gerar vendas) e, lamento dizer, provavelmente esteja perdendo dinheiro.

Mas há alguns momentos que você pode sim utilizar o botão promover do Instagram, principalmente quando é preciso fazer um anúncio rápido (para não perder o timing) e essa acaba sendo a única alternativa. O Luciano também comenta sobre isso no seu livro, onde aponta algumas situações em que é ‘aceitável’ usar o botão:

“- Se tiver pouco tempo para criar um anúncio e quiser começá-lo o quanto antes.

– Se tiver um público extremamente pequeno e quiser gerar interação rapidamente.

– Se quiser apenas ver como funcionam os anúncios e fazer os seus primeiros testes.”

Fora estes casos, se você realmente quer aumentar seus resultados e ver seus anúncios gerando vendas, não use o botão proibido do Instagram.

Mas então, como anunciar no Instagram?

O primeiro passo para anunciar no Instagram é não optar pelo botão de promover. Eu sei que essa pode ser uma opção mais fácil, simples e difícil de resistir, mas se você quer ter sucesso com seus anúncios, é importante fazê-lo de uma forma que te ajude a ter mais resultados.

Sendo assim, para anunciar no Instagram use o Gerenciador de Anúncios do Facebook, que também facilita a criação de anúncios e campanhas com apenas alguns cliques.

Fazer isso pode sim demorar um pouquinho mais e acabar sendo mais trabalhoso, mas os resultados serão melhores, já que você poderá personalizar e especificar mais detalhadamente qual a sua finalidade com cada anúncio, facilitando para que você alcance seus objetivos.

E você, usava o botão promover no Instagram? Conte-me nos comentários como você faz com seus anúncios no Instagram..