Com o aumento de negócios online, é cada vez mais importante pensar em estratégias para aumentar o alcance e ter mais engajamento nas redes sociais, de preferência gastando pouco.

Se você tem uma loja online, sabe bem do que eu estou falando, pois essa certamente é uma preocupação constante sua. E realmente precisa ser! Afinal, quanto mais engajado for seu público, maior a sua chance de transformá-lo em cliente.

O que é engajamento e porque isso é importante?

Se você tem um negócio online através das redes sociais, pouco vai adiantar o seu esforço com postagens, vídeos e stories, se você não tiver um público engajado com o que você posta, fala, faz e vende.

Apenas para questão de esclarecimento, acho importante que você saiba que engajamento não é apenas curtidas e comentários, vai muito além disso.

Ter um público engajado significa ter um público que realmente acompanha aquilo que você posta, compartilha seus conteúdos, compra a sua ideia ou produto, fala sobre você, entre outras coisas.

Mas porque isso é tão importante? Porque quanto maior for seu engajamento, maior será o seu alcance e, consequentemente, mais seguidores você conseguirá atrair e maiores serão suas chances de transformá-los em clientes.

Isso é o que chamamos de monetizar as redes sociais. E, se você tem um negócio online, é nisso que precisa focar.

12 Dicas para melhorar o engajamento nas redes sociais

Conheça o seu público

Se tratando do seu negócio, o ponto de partida sempre será o seu público-alvo. É ele quem determina todas as estratégias que você irá utilizar e ações que irá fazer.

É simples: se você quer ter um público mais engajado, o que você precisa? Conhecer esse público, para entender o que ele busca.

Monte uma estratégia

A partir do momento que você tem um amplo entendimento sobre a sua audiência, você conseguirá começar a montar suas estratégias, pois saberá pelo que ela vai se sentir atraída e o que mais busca.

Como o assunto é engajamento, você precisa focar em buscar formas de realmente manter a sua audiência engajada, seja com vídeos, fotos, textos, stories, ou o que for.

Aposte em conteúdo de qualidade

Se você quer um público engajado, entregue a ele aquilo que ele busca. Em outras palavras, entregue o conteúdo certo. Ou seja, aquilo pelo que ele realmente se interessa.

A partir do momento que você conhecer bem o seu público, saber como fazer isso será muito mais fácil.

E, para tornar esse processo ainda mais fácil e organizado, uma dica importante é ter um planejando (calendário editorial) com todos os conteúdos do seu negócio. Quanto mais você se planejar, melhor.

Tenha constância e consistência

Outro ponto importante é a necessidade de ter constância e consistência nas redes sociais. Um planejamento de conteúdo, como falamos acima, vai te ajudar, pois assim você evitar ficar algum tempo sem postar nada.

E, para ter consistência e criar um um negócio de sucesso, divulgue conteúdos de qualidade e de grande valor para o seu público. 

Faça perguntas

Tanto no feed quanto nos stories, você já deve ter percebido que as perguntas tem um ótimo engajamento. Então faça perguntas e estimule a sua audiência a participar com você. Isso funciona super bem e pode ser uma oportunidade para conhecer mais afundo o seu cliente.

Mostrar que você se importa com seus seguidores e com a experiência que eles tem com a sua loja faz com que eles se sintam valorizados. Então aproveite este momento para perguntar o que eles mais buscam e gostam de ver nas suas redes sociais – ou de novidade na sua loja. 

Afinal, se o seu negócio depende dos seus clientes, tem estratégia melhor do que ouvir o que eles tem para falar sobre você? Esse é um ótimo exercício e poderá te ajudar a otimizar muitos processos.

O Instagram tem algumas funcionalidades que podem te ajudar com isso, como as enquetes e a função de pergunta e resposta.

Responda seus seguidores

Da mesma forma como você espera que seus seguidores interajam com as suas redes sociais, também é preciso dar atenção a eles. Isso significa dedicar parte do seu tempo para responder comentários e mensagens que eles enviam para você.

É aquela coisa de reciprocidade! Quase tudo na vida funciona assim e, quanto a engajamento, quanto mais você dá (e se dedica), mais você tende a receber.

Até porque de nada adianta ficar sentada e esperar que, do nada, as pessoas comecem a te seguir e queiram começar a interagir com você.

Hashtags

É claro que eu não poderia deixar de falar das hashtags. Principalmente no Instagram, utilizar essa funcionalidade de maneira inteligente e estratégica pode impactar e muito o seu engajamento e alcance.

Essa estratégia é muito utilizada para viralizar conteúdos, então acredito que já dê para entender porque ela é tão importante.

Conhecendo bem o seu cliente e o que (e como) ele busca, você conseguirá apostar nas hashtags certas. Para isso, faça pesquisas.

Outro ponto importante é sempre colocar hashtags que realmente tenham relação com o que você está falando ou com o produto que você está vendendo. Caso contrário, elas podem não funcionar.

Comece parcerias

Se você está começando sua loja online agora ou se já está algum tempo no mercado, fechar parcerias com influenciadores relacionados ao seu nicho pode ser uma ótima maneira de aumentar seu engajamento, seus seguidores e suas vendas.

Algumas pessoas ficam receosas quanto a isso, ou até mesmo não acreditam que gerem muitos resultados. Mas, se você fizer isso da forma certa, verá que faz toda a diferença.

Linguagem adequada

Para você ter uma audiência ativa, que se comunique com você e interaja com os seus conteúdos, é preciso falar com ela da maneira certa. E, por isso, utilizar a linguagem adequada é importante.

Eu, por exemplo, tenho alunas que vendem roupa para crianças, moda evangélica, plus size, e por aí vai. Você acha que, se todas se comunicarem com o seu público da mesma forma, será mais efetivo do que ter uma comunicação personalizada? Acertou se você disse não.

É por isso que a linguagem fará toda a diferença na sua comunicação e interação com seus seguidores.

Acompanhe seus resultados

Por último, mas não menos importante… É preciso acompanhar seus resultados de engajamento em cada rede social. Assim é possível entender qual estratégia está funcionando melhor.

No caso do Instagram, você não precisa ir muito longe… No próprio aplicativo, se você tem uma conta comercial, é possível acompanhar as estatísticas do seu negócio. A partir daí você consegue:

  • ver qual é o público que você está atingindo (e se ele realmente é o público da sua loja);
  • qual o horário que você tem mais engajamento, para definir horários melhores e mais eficientes de postagens;
  • quais os dias da semana que seu público mais interage, também fazendo cruzamento com os horários para definir seu planejamento de postagem;
  • qual o tipo de conteúdo pelo qual seus usuários mais se interessam; e muito mais.

Só com esses dados você já consegue ter vários insights, não é mesmo?

E acompanhar seus resultados e a sua evolução é importante inclusive para conseguir identificar quando uma estratégia está ou não está sendo boa, e buscar caminhos mais assertivos com base nas suas metas e resultados.

Dica extra: aposte em mais de uma rede social

Se você me acompanha, já deve ter me ouvido falar algumas vezes sobre ‘não colocar todos os ovos em uma cesta só’. Eu falo muito isso porque eu realmente acredito que não devemos ficar limitados a apenas uma rede social.

Principalmente pelas mudanças que ocorrem no comportamento do usuário e também quanto a tecnologia, inovação e surgimento de novas redes, é preciso estar se atualizando.

Mas isso não quer dizer que você precisa estar em todas as redes não, viu? O ponto de sucesso aqui é o seu cliente. Ou seja, procure identificar onde sua audiência está e aposte nessas redes!

Como está o seu engajamento nas redes sociais?

Eu poderia ficar aqui durante muito tempo, dando muitas dicas, mas esse espaço é um pouco limitado e eu sei que dificilmente você vai parar para ler conteúdos muito extensos, como já é o caso desse (risos!).

Mas agora me diga, pode responder ai nos comentários abaixo, como está o engajamento das suas redes sociais? Eu sei que muitas pessoas estão tendo problemas com isso, pois muitas alunas me procuram pedindo socorro.

Então se você também precisa de ajuda, eu gostaria de te convidar para fazer parte do meu Grupo Especial de Mentoria Online, o MasterClass de Venda de Moda Online.

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Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você!

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