Um dos maiores obstáculos para quem tem uma loja online é o problema de atrair concorrentes para o perfil do seu negócio.

Embora muitos lojistas não vejam isso como um grande problema, atrair concorrentes para o seu negócio não é de todo ruim, apenas quando não há grande número de clientes interessados para comprar seus produtos.

Afinal, se não há clientes interessados nos seus produtos, não há venda. E, no fim, você terá mais um mês vermelho. E, acima disso tudo, ainda pode haver o problema da concorrência usar a sua forma estratégica de vendas e aprimorar elas para implementar em suas próprias lojas.

Portanto, quando o seu negócio começa a atrair somente concorrentes para o perfil do seu negócio, é hora de apertar o “botão vermelho”.

Mas por que você só atrai concorrentes para o perfil do seu negócio?

Em primeiro momento, uma das razões que você deve estar atraindo concorrentes para o perfil do seu negócio é a criação de conteúdos muito técnicos.

Por exemplo, se você costuma criar conteúdos e usar legendas muito técnicas, no fim, vai acabar atraindo somente pessoas da área técnica de vendas, ou seja, seus concorrentes.

É simples contornar esse problema, basta ser o mais natural possível em suas criações de conteúdos e nos usos de suas legendas. Lembre, a sua linguagem deve ser voltada para o seu público-alvo.

O segundo motivo que pode estar causando problemas e atraindo concorrentes para o perfil do seu negócio é o uso de hashtags da maneira errada.

Ao usar as hashtags de maneira aleatória e de qualquer forma, pode prejudicar muito o seu negócio.

Seguindo o mesmo pensamento do primeiro motivo, quando você utiliza as hashtags de forma muito técnica ou de qualquer forma, o seu negócio vai atrair pessoas que você não quer.

Por exemplo, você acha que alguém irá procurar pelo seu produto por hashtags do tipo “tecidosnaturais“, “barraitaliana“, “coleçaoverao“, etc? Pois é, acho que não também. Então, aqui você precisa explorar como o seu público-alvo se comporta em relação as hashtags e incorporar no seu negócio.

Lembre-se: muitas vezes, menos é mais.

Mas o que fazer se você está atraindo muitos concorrentes?

Bom, o que foi feito, foi feito. Não há muita coisa para fazer nos posts que você já fez. E, nem sequer pense em ir post por post e remover as hashtags demasiadas que você colocou. 

Agora você deve pensar nas futuras publicações do seu negócio. Portanto, comece a elaborar e estudar uma maneira para corrigir os erros que você cometeu no passado para não cometer agora.

Comece a pensar como se fosse a cabeça do seu cliente. Como o cliente procuraria o produto que você tem em sua loja? Seja o mais claro possível e trabalhe com a simplicidade.

Tenha em mente que ficar abordando temas técnicos e inserindo muitas coisas em suas publicações, vai atrair pessoas técnicas e ainda por cima poluir os seus posts.

3 Dicas para atrair mais clientes para o seu negócio online

1 – Conheça o seu público-alvo

Quase sempre eu volto a bater na mesma tecla, “conhecer o público-alvo“. O primeiro passo para atrair mais clientes para o seu negócio online é conhecer o seu cliente.

A partir do momento em que você consegue definir qual será o seu público-alvo, a atração de seguidores e clientes para o seu negócio irá fluir de forma natural.

Procure explorar cada opção que seus clientes possam se identificar com o seu negócio. Saiba o que seus seguidores estão buscando e quais os seus gostos.

Caso você tenha dificuldade em conseguir definir o seu público-alvo, há um conteúdo completinho aqui no blog sobre isso, basta clicar aqui!

2 – Conteúdos interessantes

A segunda dica que eu posso te passar aqui é focar na criação de conteúdos interessantes.

Parta de uma ideia que seja interessante e que possa engajar mais pessoas para o seu negócio. Dessa forma, você irá conseguir atrair mais seguidores para o seu negócio online.

Portanto, conhecer bem o seu público-alvo irá facilitar a criação de conteúdos que sejam do interesse do seu público. 

Visto isso, invista o seu tempo em criar posts interativos, tirar fotos novas, levantar interações nos stories do Instagram, etc.

3 – Identificar o seu negócio

A última dica que eu vou te dar hoje para atrair novos seguidores para o seu perfil do Instagram, é identificar o seu negócio.

Aqui, você precisa trabalhar para criar uma imagem e uma linguagem própria do seu negócio para que os clientes possam botar o olho e identificar logo de cara o seu negócio.

Portanto, é importante você criar uma identidade própria para o seu negócio. E, através disso, há uma grande probabilidade de atrair novos seguidores para o seu negócio.

Enfim, acho que até a essa altura do campeonato você já deve ter conseguido perceber os erros que fazem atrair concorrentes para o perfil do seu negócio e contornar essa situação, não é mesmo?

Inscreva-se para receber dicas gratuitas sobre venda de moda online no WhatsApp

Se você ainda quiser receber dicas diárias sobre vendas de moda online, saiba que você pode fazer parte da minha Lista VIP do WhatsApp.

Lá você irá encontrar dicas gratuitas sobre como vender moda online todos os dias, gerenciar o seu negócio e construir estratégias de vendas. 

Na minha Lista VIP do WhatsApp, você terá acesso em primeira mão aos conteúdos novos que publiquei. Portanto, todos os dias você terá acesso a novos conteúdos para complementar o seu negócio.

Se interessou e quer fazer parte da minha Lista VIP do WhatsApp? Então clique aqui e receba dicas diárias e gratuitas sobre como turbinar o seu negócio e vender moda online todos os dias!

Leia mais: