Se você faz venda por WhatsApp, precisa ler esse conteúdo e colocar em prática essa estratégia que funcionou para mim, em 2015, e que tem funcionado para minhas mais de 7 mil alunas até hoje.
O erro comum
Antes de falar sobre a estratégia de venda por WhatsApp que me ajudou a faturar mais, é preciso falar sobre boas práticas.
E um erro muito comum é o envio de mensagens genéricas.
Você certamente já recebeu alguma mensagem por WhatsApp com aquela “cara” de mensagem enviada igual pra todo mundo, certo?
Todo mês eu recebo mensagens assim do salão onde eu corto o cabelo, me oferecendo um pacote de progressiva e de cuidados para cabelos loiros. Como eu não faço progressiva e nem tenho cabelo loiro, você já deve imaginar que eu ignoro completamente essa mensagem todos os meses.
Mas o que isso tem a ver com vender mais no WhatsApp?
Bom, o fato é que eles estão perdendo uma oportunidade de vender um serviço por não estarem oferecendo as opções certas, para as clientes certas.
Quando eu percebi que isso acontecia, lá em 2015, ajustei minha comunicação por WhatsApp com as clientes pra que elas se sentissem especiais!
Sabe como? Segmentando as clientes de acordo com alguma característica. E é sobre isso que eu vou falar…
Estratégia de Venda por WhatsApp
Como você quer fazer venda por WhatsApp para quem usa tamanho 50, oferecendo shorts 38? Não faz sentido, certo?
É por isso que usar a segmentação de clientes de maneira estratégica vai mudar o jogo para o seu negócio, pois assim você vai conseguir ter estratégias efetivas, enviando promoções, ofertas e conteúdos certos, para as pessoas certas.
Exemplo: segmente pelo tamanho (de roupa ou sapato). Imagine a alegria da sua cliente ao receber uma mensagem somente com peças do tamanho que ela usa! E a sensação de se sentir única e especial! Já conquista a cliente na hora.
Personalize seu atendimento
Uma outra estratégia que melhora demais as respostas pelo WhatsApp é, sempre que possível, chamar a cliente pelo nome, e usar o tempo verbal no singular, mesmo quando envia uma lista de transmissão (afinal, a cliente não sabe que você está mandando a mesma mensagem pra um monte de pessoas ao mesmo tempo!).
Isso pode parecer óbvio ou muito simples, mas te garanto que funciona demais! O básico bem feito sempre funciona!
Dica na hora de salvar os contatos
Uma boa organização será a sua amiga na hora de usar a maior ferramenta de mensagens ao seu favor para fazer mais vendas.
Minha dica é que você salve os contatos de quem ainda não é cliente com a identificação NÃOCLIENTE. Ou seja, as pessoas com essa identificação AINDA não comprou de você.
Isso significa que, se você fizer um bom trabalho, logo logo consegue conduzi-la pelo funil de vendas e transformá-la em cliente! Então você terá mensagens específicas para mandar para essas pessoas, que é diferente das mensagens – e da abordagem – que você usará com quem já é sua cliente.
Use o Catálogo do WhatsApp Business
Outra dica de milhões para você que quer começar ou continuar vendendo pelo WhatsApp é usar ao máximo o potencial da plataforma. Isso envolve utilizar o catálogo (disponível apenas para contas business – saiba mais aqui) e mantê-lo sempre atualizado.
Se achar mais fácil você também pode criar uma pasta no Google Drive e mandar o link da pasta para as clientes, ao invés de lotar o WhatsApp da sua cliente com um moooonte de fotos!
Dica EXTRA: EVITE isso
Não use o Whatsapp apenas para mandar fotos e mais fotos de produtos dizendo que “chegaram novidades” – essa é a forma mais eficiente de ser bloqueada ou ignorada!
“Mas vou enviar o quê então, Alê?”. Conteúdo, uai!
Aproveite esse espaço para compartilhar um conteúdo útil com s suas clientes, que ajudem-na de alguma forma, que desperte o desejo pelos seus produtos, mesmo que indiretamente.
E arrase na mensagem: faça com que ela queira abrir sua mensagem, mesmo quando não está pensando em comprar nada!
Baixe Gratuitamente Modelos Prontos de Mensagem para atender suas clientes no WhatsApp
Tenho um material que vai facilitar sua vida para atender, abordar, reativar e vender pelo WhatsApp. São modelos prontos de mensagens de atendimento ao cliente, recuperação de boleto e outros.
Para baixar gratuitamente esses modelos, é só clicar aqui.
Depois é só personalizar esses modelos e alinhar à sua comunicação e pronto, sair usando!
Gostou desse conteúdo? Então compartilha nas redes sociais e espalhe mais informações sobre essa novidade e como ela pode ajudar lojistas de moda a venderem mais.
Leia mais: