Você que me acompanha já deve saber o quanto eu defendo a importância de utilizar o poder das grandes mídias, especialmente o Instagram, para venda de moda online. Neste caso, você também deve estar familiarizado com o que eu sempre digo sobre não colocar os ovos em uma cesta só, certo?

Embora se trate de um ditado bem conhecido, com o qual eu concordo muito, ele ainda é muito mal compreendido no mundo online, onde cada vez mais pessoas estão investindo seu tempo, dinheiro e trabalho em uma única rede social, em um único local específico, perdendo uma série de possibilidades que o mundo online proporciona.

Contas suspensas

É cada vez mais comum vermos diariamente blogueiros, influenciadores, famosos e até mesmo perfis conhecidos que vendem produtos online tendo suas contas suspensas no Instagram, Facebook, entre outros. Um dos casos mais recentes foi o que aconteceu com o blogueiro Hugo Gloss, que teve sua conta do Instagram temporariamente desativada.

Conforme divulgação, o motivo da suspensão da conta se deu pela reivindicação de direitos autorais nas fotos que eram divulgadas pelo perfil, embora a equipe afirme que as fotos eram utilizadas legalmente. De qualquer forma, após alguns dias a equipe do blogueiro conseguiu recuperar a conta, restabelecer todos os seguidores e todas as publicações, sem nenhuma alteração ou grande dano aparente.

No entanto, imagine se isso acontece com o seu negócio online!! Já pensou? E, pior ainda, imagine que você aposta todas suas fichas no Instagram e sua conta acaba sendo desativada, por algum motivo, e você acaba tendo que ficar dias ou até mesmo semanas impossibilitada de acessá-la e movimentá-la, não podendo divulgar nada, não tendo movimentação ou vendas no seu negócio, não podendo ter contato com o seu cliente nem mesmo para explicar a situação, entre muitas outras situações que podem acarretar em resultados negativos para o seu negócio.

Você consegue enxergar o quanto isso pode impactar no seu negócio, negativamente, claro? Consegue entender a importância do que eu sempre digo sobre não colocar todos os seus ovos em uma cesta só? Acredito que agora tenha fica muito mais claro, certo?

No entanto, não basta apenas ficar claro! Você precisa estar preparado para que situações assim aconteçam e encontrar formas para se precaver e dar a volta por cima, impossibilitando que essa situação acabe acarretando resultados negativos para o seu negócio.

E para te ajudar, separei duas dicas simples mas muito importantes que podem ser o suficiente para te ajudar. Confira abaixo!

Tenha o contato de seus clientes

É fundamental que, durante todo o momento, desde o início do seu negócio digital, você comece a solicitar e criar uma base de dados com todos os contatos de seus seguidores, potenciais clientes e clientes. Esses dados incluem qualquer coisa (quanto mais melhor): E-mail, WhatsApp, endereço, enfim, qualquer forma de contato que você possa ter com seu cliente.

Desta forma, caso aconteça alguma coisa ruim, como a suspensão ou roubo da sua conta, enfim, qualquer coisa, você terá na sua base de dados várias formas de se conectar com o seu cliente e explicar toda a situação. E, acredite, isso fará toda a diferença para o seu negócio e para os seus resultados!

Além disso, caso você acabe tendo sua conta desativada, com o caso do Hugo Gloss que citamos acima, mas não tenha a mesma sorte que ele de conseguir recuperá-la, sendo necessário criar uma nova conta do zero, você já terá os contatos de seus clientes e poderá informá-los sobre a mudança, explicando a situação e deixando o alerta para que eles continuem sempre atentos às suas novidades, promoções, enfim. Assim sendo, você não irá perder clientes por uma ação que estar fora do seu alcance resolver, como o banimento de alguma conta, e estará se precavendo contra danos maiores.

Por isso reforço o quanto é importante e fundamental para o seu negócio que você tenha o máximo de informações possíveis de seus clientes, salve os contatos em uma base de dados e busque sempre gerar proximidade. Desta forma, não importa o que aconteça, você sempre terá outra saída e um caminho de volta para o seu cliente ou de trazê-lo de volta para você.

Aposte em mais de uma rede

O mundo online é cheio de infinitas possibilidades. Isso não quer dizer que é preciso ou necessário estar em todas as redes sociais existentes, principalmente se você está começando do zero. Isso talvez nem seja bom para o seu negócio, além de ser bem complicado dar conta de várias redes sociais ao mesmo tempo, sem ter uma equipe específica para cada coisa, o que é comum para quem está começando do zero.

No entanto, uma coisa que você pode e deve fazer é sempre apostar em mais de uma rede social. Eu, por exemplo, além do meu perfil no Instagram, possuo uma página no Facebook, um Canal no Youtube, um Lista de Transmissão no WhatsApp, o Blog Venda Moda Online e ainda tenho os e-mails dos meus clientes caso eu resolva fazer alguma campanha ou promoção. Desta forma, caso eu tenha alguma das minhas contas desativadas, por alguma razão, eu tenho a oportunidade de explicar o que aconteceu, conscientizar meu cliente e não deixar que se crie uma distância entre nós, evitando que eu tenha vendas perdidas.

E por isso minha dica é que você tenha sempre mais de uma rede social e não caia na cilada de apostar todos os seus ovos em uma cesta só, como muitas pessoas acabam fazendo, muitas vezes até por falta de experiência ou conhecimento.

Além disso, ter mais de uma rede social pode te ajudar a atrair públicos diferentes e alcançar um número ainda maior de pessoas. E, se você souber utilizar todo o poder das grandes mídias de maneira certa, usufruindo todo o potencial que elas podem entregar, o seu negócio será um sucesso na certa!

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Mas se você ainda não tem tanta experiência com as grandes mídias e não sabe sugar delas todo o potencial possível, extraindo o máximo de poder, de forma a alcançar resultados incríveis e ter muito sucesso no seu negócio, você pode e deve conhecer o curso FashionMidias. Neste curso você irá aprender tudo sobre todas as mídias e saberá como fazer seu negócio se destacar no mercado e gerar muitos resultados em cada uma delas.