A maior parte dos negócios de sucesso estão no meio online. E, neste caminho, as redes sociais desempenham um importante papel. Então se você está começando agora ou quer saber como fazer o seu negócio ser bem sucedido, leia este conteúdo e saiba porquê e como utilizá-las.
A importância das redes sociais para negócios
Se você tem um negócio físico e deseja torná-lo digital ou até mesmo se você já possui um negócio online, saiba que apostar nas redes sociais é o caminho certo para que você tenha sucesso e consiga aumentar seus resultados – claro que, se utilizadas da maneira correta.
Só no Brasil, por exemplo, mais de 100 milhões de pessoas estão conectadas nas redes sociais, segundo informações do G1. Isso significa um grande público que pode ser alcançado, o que evidencia a importância das redes sociais para negócios e estratégias de marketing.
E a importância das redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp e outras, são várias, mas hoje eu vou abordar os 3 pontos que eu considero de maior importância para que você utilize-as no seu negócio.
3 motivos para apostar nas redes sociais
Geralmente, quem tem um negócio próprio sabe da importância das redes sociais, mas muitos não sabem o porque exatamente investir nelas. Para isso, separei 3 motivos bem simples de porque considero importante inserir as redes sociais nas estratégias do seu negócio.
Alcance
Trabalhar com as redes sociais é uma maneira de se aproximar e alcançar mais clientes, já que é grande o número de pessoas que estão conectadas através delas, consumindo diferentes tipos de conteúdo.
É por isso que você deve não apenas se preocupar com o tipo e a qualidade do conteúdo divulgado, como também com a frequência. Assim você conseguirá alcançar um grande público, que será impactado várias vezes por sua marca, o que faz toda diferença.
Além disso, as redes sociais também são uma oportunidade para buscar conhecer ainda mais o seu público-alvo, quem ele é, do que gosta, como se comunica, entre outras particularidades que podem fazer toda a diferença para suas estratégias, divulgações, produtos, comunicação, atendimento… Enfim, para todo o seu negócio.
Também aproveite este espaço para criar conexões mais próximas com seus potenciais clientes, prestando um atendimento diferenciado e de qualidade, buscando se destacar de seus concorrentes.
Visibilidade
Outro motivo bem simples para investir nas redes sociais é quanto à visibilidade que o seu negócio pode ter, caso suas estratégias sejam bem pensadas e executadas.
Nas redes sociais você poderá atingir pessoas de maneira orgânica, ou seja, sem gastar nada por isso e também de maneira paga, através de anúncios e impulsionamentos que farão com que seus conteúdos tenham uma visibilidade ainda maior, impactando cada vez mais usuários.
Com isso, você conseguirá atingir e atrair mais clientes do que conseguiria se tivesse apenas uma loja física. É por isso que as redes sociais são utilizadas tanto para quem tem um negócio online, quanto por quem trabalha com lojas físicas, como forma de atrair mais clientes e conseguir ter resultados cada vez maiores.
Um ponto importante, caso você trabalhe com anúncios, é saber personalizar e delimitar bem o seu público. Desta forma, conseguirá atingir pessoas com maiores chances de se interessar pelo que você vende e comprar seus produtos.
Vendas
Por fim, o terceiro e último destes 3 motivos simples – lembrando que há muito mais – está relacionado à vendas, que consequentemente serão o resultado de um grande alcance e visibilidade no seu negócio.
Afinal, se você está alcançando mais clientes e ganhando a atenção de um público que se interessa pelo que você fala e vende, a consequência é que suas vendas também aumentem.
É por isso que conhecendo bem o seu público, investindo em alcance e visibilidade através das redes sociais, oferecendo um atendimento rápido e de qualidade, o caminho não tem como ser outro a não ser o sucesso do seu negócio.
Agora que você conhece a importância das redes sociais para negócios, comece o quanto antes a pensar e executar estratégias de marketing que te ajudarão a ter ainda mais sucesso investindo no meio online.
Como utilizar as redes sociais para ter um negócio de sucesso
Antes de sair por aí fazendo contas em todas as redes sociais possíveis, saiba que é preciso ter calma e fazer muita pesquisa. E o motivo é simples: você não precisa e, ao meu ver, nem deve, estar em todas as redes sociais. Primeiro, porque irá perder muito tempo e provavelmente não dará conta. Segundo, porque pode não fazer sentido para o seu negócio.
Sendo assim, o primeiro passo para definir quais redes sociais devem ser utilizadas no seu negócio é buscar entender o seu nicho de mercado e conhecer o seu público-alvo para saber por onde ele se informa e se conecta. Feito isso, você saberá as melhores formas de alcançá-lo, seja por Instagram, Facebook ou outras redes sociais.
E hoje em dia cada vez mais negócios estão buscando investir nas redes sociais para ter sucesso. E se você também deseja dar esse importante passo para o seu negócio, recomendo conhecer o FashionMidias.