Já pensou em melhorar o engajamento das suas redes sociais e vender muito mais através das legendas que você escreve? Isso é possível e eu vou te dar algumas dicas de como fazer aqui nesse post. Vamos lá?

Porque você deve se preocupar com as legendas

As redes sociais estão cada vez mais visuais, principalmente se falarmos de Instagram e Facebook. Mas isso não significa que você precise ter apenas boas fotos e deu… Para se conectar com o seu público, atrair potenciais clientes e vender mais, você precisa escrever conteúdos atrativos: as legendas.

Elas são a ponte de conexão entre o seu negócio e o público que você deseja alcançar. E, exatamente por isso, é importante que você consiga escrever legendas que atraiam e engajem o seu público, e te ajudem a aumentar seus resultados.

Qual o tamanho ideal para a legenda?

Eu recebo muitas perguntas sobre o tamanho ideal de uma legenda para post nas redes sociais e eu nunca consegui dar uma resposta que não seja: depende. É isso mesmo. E acredito que qualquer pessoa que te entregue uma resposta pronta, provavelmente não saiba do que está falando. 

Calma, não estou desmerecendo o trabalho de ninguém. O que eu quero dizer com isso é que o que funciona para os outros, pode não funcionar para você.

Sendo assim, para definir o tamanho de legenda ideal para as suas redes sociais, é importante conversar com o seu público, fazer testes e ver como eles respondem melhor. É ele que te dirá a resposta certa: se gostam de conteúdos mais longos ou mais cursos. E, a partir disso, você vai tomar a sua própria decisão.

Então não saia por aí tomando como verdade absoluta que “legendas curtas ou legendas longas” são melhores. Defina você mesmo o que é melhor para o SEU negócio, através de testes.

9 dicas para escrever legendas que vendem e engajam

Dedicar seu tempo para criar legendas realmente poderosas (com o objetivo de atrair ou converter mais clientes) fará toda a diferença para o seu negócio. E você pode fazer isso mesmo que não seja um especialista em escrever. Quer algumas dicas? Eu tenho 9 para você começar já!

Conheça o seu público

As redes sociais são lotadas de usuários, isso não é nenhuma novidade. Só no Instagram, por exemplo, estamos falando de mais de 1 bilhão de pessoas. Mas, entre todas essas pessoas, quem é o seu público? Quem é o seu cliente ideal?

Você precisa ter isso bem claro para conseguir criar conteúdos realmente atrativos para a sua audiência e, principalmente, para criar legendas que chamem a atenção e vendam. Pois é a partir desse entendimento (saber quem é o seu público) que você começará entender o que ele quer, e passará a entregar exatamente isso para ele, sendo muito mais assertivo nas suas postagens. 

Saiba usar as palavras certas

Também é importante que você saiba como se comunicar com a sua audiência: defina a linguagem e as palavras certas. Porque eu digo isso? Bom, vamos imaginar que o seu público são mulheres grávidas. Você falaria com elas da mesma forma que falaria com um jovem homem adolescente de 16 anos? Certamente não, né. E, se a sua resposta foi sim, você está fazendo algo muito errado…

Por isso é importante que você primeiro conheça o seu público para depois chegar aqui, no momento de escolher a melhor maneira para se comunicar com ele. 

Define seu objetivo

Cada postagem sua terá um objetivo e você precisa defini-lo antes de começar. Muitas pessoas acham que o único objetivo de uma postagem é vender, mas não é bem assim – e nem deve ser. Por isso, antes de começar a escrever tenha bem claro para si qual é o seu objetivo: atrair mais seguidores, tornar sua loja conhecida, gerar mais engajamento, entre outras coisas.

Então defina exatamente onde você quer chegar com cada postagem e, só assim, comece a escrever suas legendas. 

Parágrafos curtos

Eu sei que eu disse que não existe tamanho ideal para legendas e isso é verdade. No entanto, escrever parágrafos mais curtos torna a leitura mais fácil e dinâmica para os usuários. Ou seja, você pode sim ter sua legenda bem longa, apenas saiba como estruturá-la, em pequenos parágrafos, para deixar a leitura fluir melhor por parte dos usuários.

Chamada para ação

Sabe porque muitas legendas não vendem (ou não atingem seus objetivos)? Simplesmente porque elas não tem uma chamada para ação, algo que vai conduzir o seu usuário para o próximo passo, para a ação que você deseja que ele tome.

Não vou falar especificamente de CTA aqui, mas recentemente eu fiz um conteúdo sobre isso no blog e você pode ler mais sobre ele clicando aqui. O fato é que você precisa sim ter chamada para ação em seus posts, combinado?

Desperte a atenção/curiosidade

Não é nenhuma novidade que no meio online a competitividade é muito grande. Você imagina por quantos conteúdos seus potenciais clientes são atingidos a cada minuto? É muita coisa! Por isso é fundamental que você encontre uma forma de se destacar e chamar a atenção deles. 

A minha dica é que você pense no seu post como uma pirâmide e comece sempre por algo muito importante e impactante, que realmente chame a atenção ou desperte a curiosidade do seu cliente. Pense: o que ele quer? o que ele deseja? quais são suas dores? E comece com isso.

Seja persuasivo

A persuasão é uma das suas maiores armas na hora de criar legendas que vendem e atraiam mais clientes para a sua loja online. É importante que você saiba como convencer o seu cliente de que o seu produto é realmente o que ele precisa e desperte nele a intenção de compra. Fazer isso sem dúvidas vai mudar o jogo para você.

Para começar a criar legendas poderosas, aprenda a utilizar gatilhos. Eles sem dúvidas serão um facilitador para que o seu cliente compre de você (ou faça aquilo que você deseja que ele faça). Você pode ler mais sobre isso aqui.

Faça perguntas

Se você quer aumentar o seu engajamento ou até mesmo ser mais assertivo nas suas legendas e ofertas, aproveite as redes sociais para interagir com o seu público fazendo perguntas. Isso permitirá que você o conheça ainda melhor. 

O lado bom é que isso é muito prático de fazer, pois as próprias redes sociais como o Instagram tem ferramentas para isso, como é o caso das perguntas e enquetes nos stories. Então utilize-as ao seu favor. 

Use Hashtags

Muita gente ainda não sabe como utilizar de maneira estratégica as hashtags, alguns até mesmo acreditam que elas não influenciam tanto assim nos seus resultados, mas isso não é verdade. Se você quer atrair mais clientes e facilitar para que aqueles que buscam o que você está vendendo te encontrem, elas não podem faltar na sua estratégia.

Mas atenção: você precisa realmente se dedicar e fazer uma pesquisa de hashtags aprofundada, para encontrar aquelas que tenham relação com o seu negócio e que estejam ligadas ao que o seu cliente busca. Em breve vou fazer aqui um conteúdo com algumas dicas sobre isso para você. 

Ah, e os emojis também podem funcionar muito bem nas suas legendas… Tudo depende do posicionamento da sua loja nas redes sociais. Mas também não abuse, certo?

O que você achou deste conteúdo? Gostou? Então aproveite para compartilhar nas suas redes sociais.

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