Você tem uma loja online e utiliza o Facebook para vender, mas não está conseguindo alcançar resultados? Provavelmente tem alguma coisa errada por aí. Mas não se preocupe, vou te mostrar os 8 erros mais comuns de quem vende online pelo Facebook e o que fazer para que você consiga alcançar mais resultados, utilizando todo o poder desta importante plataforma.

Vender moda online pelo Facebook

Assim como o Instagram, o Facebook também é uma das redes sociais com maior potencial para quem vende moda online ou deseja abrir uma loja virtual, vendendo pelas grandes mídias. Não é a toa que há mais de 2 bilhões de usuários ativos no Facebook por mês. Ou seja, seu público provavelmente vai estar lá.

Sendo assim, o Facebook é uma ótima forma de conectar milhares de pessoas ao seu negócio e aumentar muito suas vendas.

No entanto, muitos empreendedores já notaram isso e as redes sociais estão ficando cada vez mais competitivas. Mas muitos negócios ainda fazem isso da maneira errada, sem pensar em estratégias e cometendo muitos erros.

Mas se você também está começando a vender pelo facebook e não quer cometer os erros mais comuns que muitos usuários cometem ao vender por esta plataforma e quer garantir que estará fazendo tudo certo para alcançar os resultados que o seu negócio precisa, confira os 8 erros mais comuns de quem vende moda online pelo Facebook e veja como não cometê-los no seu negócio.

8 erros mais comuns de quem vende moda online pelo facebook

Você está começando a vender moda online pelo facebook ou iniciou seu negócio online mas não está tendo resultados? Conheça os erros mais comuns de quem vende pelo Facebook e veja como não cometê-los no seu negócio.

Não conhecer o seu público

Se você vende moda online é fundamental que conheça ao máximo seu público-alvo, como idade, gênero, localidade, gostos, preferências, como ele se comporta nas redes sociais e tudo que conseguir descobrir.

Isso porque conhecer o seu público será fundamental para pensar nas melhores estratégias para seu negócio, campanhas, formas de se comunicar e tudo o que tiver relacionado com a divulgação do seu negócio. Se você ainda não conhece bem o seu público, pare tudo o que você está fazendo e se dedique a isso agora.

Não ter estratégias

Criar um negócio é fácil, o difícil é criar um negócio de sucesso e que venda muito todos os dias. Na verdade, não é que seja difícil, só é preciso ter seus objetivos definidos e as estratégias certas para alcançá-los.

Agora, se você não tem estratégias e não pensa em cada passo que dará com seu negócio, a probabilidade das coisas começarem a dar errado em algum momento do seu caminho são bem altas.

Não ter um nicho definido

Muitas pessoas pensam, erroneamente, que ter um nicho de mercado definido não é uma boa ideia, pois ao definir um nicho específico estará abrindo mão de todos os outros. Mas isso é um erro!

Quanto mais específico for seu nicho, mais chances você tem de se tornar referência no que vende ou sobre o que fala e saberá como fazer seu negócio alcançar grandes resultados.

Se quiser saber mais sobre o poder do nicho para venda de moda online, clique aqui

Não segmentar a audiência

Muitos esquecem de segmentar a audiência na hora de vender moda online pelo facebook, fazer anúncios e criar campanhas. Sim, isso é um erro e segmentar não significa gastar dinheiro. Pelo contrário, desta forma você conseguirá aumentar as perspectivas do seu negócio, ter novas ideias, conhecer ainda mais o seu público e potencial cliente, criar ofertas personalizadas para cada tipo de audiência e alcançar resultados ainda maiores.

Não ter um conteúdo de qualidade

Há muitos negócios que ainda tem a ideia errada de que usuários não querem perder tempo vendo vídeos ou lendo textos. Isso está certo apenas nos casos de conteúdos que não são bons, no contrário as pessoas estão cada vez mais interessadas em conteúdo de qualidade.

E se você quer ter um negócio de sucesso e vender muito utilizando o poder das redes sociais (e não apenas do Facebook), será preciso investir em conteúdo de qualidade.

Não se preocupar com a apresentação dos produtos

O tempo está corrido… Que tal tirar uma foto ou gravar um videozinho rápido só para não deixar a sua página sem nenhum post? NÃO! Isso é um erro muito comum e que ainda hoje vejo em muitos negócios, sejam eles no Facebook, Instagram ou WhatsApp.

Uma coisa que sempre precisa ser levada em consideração é que a sua FanPage ou seu perfil no Instagram serão a vitrine da sua loja. E você não quer uma vitrine de qualquer jeito, quer? 

Então dedique tempo para tirar fotos de qualidade dos seus produtos, utilize efeitos, emoticons e demais ferramentas e utilidades que irão aumentar a qualidade da apresentação dos seus produtos. Isso fará toda a diferença nas suas vendas, pode apostar!

Não investir em um bom e rápido atendimento

As pessoas ainda têm muito receio em comprar pela internet, embora isso já tenha melhorado consideravelmente. Mas quando elas não tem suas dúvidas respondidas ou um local onde possam fazer reclamações, enviar sugestões e saber mais informações, a possibilidade que elas desistam da compra é bem grande.

Além disso, um atendimento de qualidade fará toda a diferença na experiência do usuário, na hora de decisão da compra e até mesmo na hora de decidir voltar a comprar e indicar para outras pessoas. Então invista em atendimento e treine sua equipe!

Pouca divulgação

Tenha uma frequência para suas postagens, isso é importante! Além disso, aposte nas diferentes formas de divulgação que o Facebook oferece: anúncios, campanhas, grupos, fanpage, perfis e stories. Se você pode utilizar todo o potencial da plataforma, porque não fazer isso?

O que fazer para ter sucesso vendendo pelo Facebook?

8 erros comuns de quem vende online pelo facebook

Agora que você já conhece os erros mais comuns de quem vende moda online pelo facebook e já sabe o que fazer e o que não fazer para o seu negócio ter sucesso, está na hora de começar a colocar tudo em prática.

As dicas acima já te deram uma ideia de como executar o seu negócio da maneira correta. Mas além disso, separamos 10 dicas para te ajudar a vender mais com o Facebook e aumentar seus resultados.

  1. Facebook para negócios

Crie seus perfis e fanpage no Facebook com a cara da sua marca e que reforcem a sua identidade. E para facilitar utilize o Facebook Business (Facebook para Negócios), que te ajudará a controlar seus anúncios e campanhas e facilitará o gerenciamento de suas páginas.

  1. Faça anúncios

Não tenha medo de fazer testes de diferentes formas anúncios e segmentar sua audiência de maneira personalizada.

  1. Invista em boas imagens e vídeos

Assim com o Instagram, o Facebook também é muito visual e por isso é importante investir em boas imagens e vídeos. Afinal, é seu negócio e é importante pensar na qualidade de tudo que você for veicular.

  1. Conheça seu público

Conheça tudo o que puder sobre o seu público, assim você saberá como criar as estratégias certas e ter um negócio de sucesso, seja no Facebook ou em qualquer outra rede social.

  1. Conheça as Políticas do Facebook

O facebook ás vezes pode ser um pouco chatinho quando o assunto são políticas, principalmente para quem deseja anunciar na plataforma. E para evitar ter contas suspensas ou qualquer outro tipo de problema que poderá impactar em suas campanhas e anúncios, procure conhecer as Políticas do Facebook.

  1. Pense na experiência do usuário

A experiência que o usuário terá nas suas páginas fará toda a diferença para que ele compre, recomende e volte a comprar (ou não) de você. Além disso, esta é uma das coisas mais importantes quando o assunto é negócio online.

Portanto, pense sempre em proporcionar uma experiência positiva ao seu visitante, potencial cliente ou cliente.

  1. Promoções

Faça promoções para divulgar seus produtos e sua marca, aumentando o alcance do seu negócio e alcançando mais clientes em potencial. 

  1. Tenha objetivos bem definidos

O que você deseja alcançar pelos próximos meses? Qual o seu objetivo com o seu negócio? Pense bem sobre isso, defina seus objetivos e estude as métricas necessárias para acompanhar o desenvolvimento do seu negócio e ter a confiança de que você está no caminho certo (e, caso não esteja, saiba o que está fazendo de errado e como consertar).

  1. Tenha as estratégias corretas

Para conquistar os objetivos definidos e ter um negócio de sucesso que venda 24 horas por dia e dê os frutos que você espera, uma das partes mais importantes e essenciais será as estratégias que serão utilizadas e como elas serão utilizadas.

Se você não tem as estratégias certas para o seu negócio e precisa de ajuda, clique aqui

  1. Não aposte seus ovos em uma cesta só

Eu não me canso de repetir isso e da importância de não colocar seus ovos em uma cesta só. Isso porque o mundo online está sempre mudando e inovando e nós não podemos escolher apenas uma rede social para apostar e achar que o nosso negócio irá se basear nisso para sempre.

Então a minha dica é que você utilize o poder das mídias online a favor do seu negócio. Isso não quer dizer que você precisa estar em todas as redes, mas sim que você não pode apostar todas suas fichas em uma única rede social como o Facebook.

Conclusão

Agora que você já sabe o que fazer para ter sucesso no seu negócio, vendendo pelo Facebook, está na hora de botar tudo em prática e começar a pensar na parte estratégica.

E além do Facebook, você também pode utilizar outros meios como Instagram, WhatsApp e E-mail Marketing para vender seus produtos e aumentar consideravelmente seus resultados.

Se você vende moda online e deseja saber como aproveitar todo o poder das grandes mídias para o seu negócio, clique aqui e conheça o método que tem transformado a realidade de muitos negócios online e comece agora mesmo a montar o seu negócio online de sucesso.