O segundo domingo de maio é um dos momentos mais esperados – e importantes – para quem tem um comércio online. O motivo é simples, estamos falando do Dia das Mães, a segunda data que mais vende no ano, ficando atrás apenas do Natal. 

E eu quero saber, você já preparou sua loja para vender mais no Dia das Mães? Se já preparou suas estratégias, fico mais tranquila. Mas, se você ainda não está preparada, pare uns minutinhos e faça isso agora mesmo!

Dia das mães para o comércio

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é esperado uma alta de 3,8% nas vendas para o Dia das Mães deste ano, se comparado a 2018. A Confederação afirma que “a data é considerada o ‘Natal do primeiro trimestre’”. Você concorda?

Para a CNC, perfumaria e cosméticos devem liderar o número de vendas neste ano (espera-se uma expansão de 11,1%), seguido do ramo de moda, como vestuários, calçados e acessórios, que estima-se um crescimento de 10,1% a mais do que o ano anterior.

Ainda segundo a confederação, estes segmentos costumam ser o carro-chefe da data, ficando com cerca de 39% das vendas totais de todo esse período.

E, se você é uma loja online de moda, calçados, acessórios, perfumarias, maquiagens e outros, precisa correr para encontrar estratégias que te ajudem a vender mais no Dia das Mães e, claro, se destacar dos seus concorrentes, conseguindo a atenção do seu público.

8 dicas para vender mais no Dia das Mães

Se você está aqui, das duas uma: ou ainda não planejou suas estratégias para vender mais no Dia das Mães ou está buscando otimizar seu planejamento, para aumentar o faturamento do seu negócio, o que também é ótimo. Mas, se você ainda não se preparou, precisamos correr. E eu tenho algumas dicas para você!

Conheça o seu público

O primeiro passo de qualquer estratégia é conhecer o público com o qual e para o qual você está falando. E, nesta data, muitos lojistas cometem alguns erros quanto a isso e fazem campanhas e divulgações voltadas às mães. 

Mas, neste caso, quem está à procura do presente perfeito – e, portanto, é o público-alvo – que geralmente são os filhos, filhas e maridos ou companheiras. Então o primeiro passo é focar no público certo!

Campanha nas redes sociais

Tanto para você que tem loja online quanto para você que tem loja física, investir nas redes sociais será fundamental durante este período – essa é a grande sacada para quem quer aumentar de verdade o faturamento nesta data (e em todas as outras).

Aposte no Instagram, Facebook e até mesmo no Youtube (afinal, ele é o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás apenas do Google).

Também aproveite esta data para fazer campanhas pagas nas redes sociais, para se destacar dos seus concorrentes e atingir em cheio o seu público-alvo. Precisa de ajuda com isso? Descubra aqui os 9 passos para  fazer uma campanha de vendas usando o Instagram e WhatsApp.

Atendimento rápido

Não é nenhuma novidade que os clientes estão cada vez mais exigentes, e isso também vale para o atendimento. Se você não possui canais de fácil acesso e de rápido retorno, pode estar perdendo vendas por isso.

Quem faz o atendimento da sua loja? Você ou a sua equipe? Se você tem uma equipe, treine-a e capacite-a para prestar o melhor e mais rápido atendimento ou, se essa é uma tarefa sua (como eu sei que é a realidade de muitos negócios), busque você mesmo formas de melhorar esse processo.

Digo isso por dois motivos: o atendimento é um grande diferencial para gerar mais vendas e fidelizar clientes. Quando você impacta positivamente seu cliente, isso faz toda a diferença.

E, segundo, porque muita gente deixa a compra do presente para a última hora e, por isso, precisa de rapidez e agilidade. Ou seja, se você demorar para responder, as chances do seu cliente ter tido um retorno mais rápido de outra loja são grandes e, com isso, você provavelmente terá perdido algumas vendas.

Agilidade na entrega

Pelo mesmo motivo anterior, que é o fato de muitas pessoas deixarem suas compras para última hora, a agilidade na entrega será um fator-chave para você fechar mais vendas. É só pensar: se você oferece uma entrega que demora 10 dias e o seu concorrente entrega em até 4, quem você acha que o cliente irá preferir? Então esteja preparado!

Kits (e brindes)

Outra dica para atrair clientes e vender mais no Dia das Mães, é oferecer kits com dicas de presentes. No caso, se você vende roupas e acessórios, pode montar kits com looks completos, que podem ser uma ótima ideia para quem ainda está a procura do presente perfeito.

Oferecer brindes extras para as mamães também será um grande diferencial. E não precisa ser algo de grande valor monetário não, coisas simples como uma rosa, um cartão ou um chocolate pode fazer toda a diferença. 

Você vai se impressionar ao ver como isso funciona na prática (e como vai aumentar suas vendas e a procura pela sua loja). Os clientes gostam e valorizam quando notam que você se preocupa com os mínimos detalhes. E, desta forma, você provavelmente será a primeira opção deles para a compra do presente de Dia das Mães – e também para próximas datas.

Embalagens

Muitos lojistas ainda não se preocupam devidamente com a embalagem dos seus produtos, pois acreditam ser um ‘gasto’ desnecessário. E esse é um grande erro, já que a embalagem será o primeiro contato do seu cliente com o seu negócio (e esse primeiro contato faz toda a diferença).

Então, se você fornecer ao seu cliente uma experiência diferente, começando pela embalagem do seu produto, isso será um grande diferencial e poderá aumentar as chances de que ele divulgue gratuitamente a sua marca nas redes sociais – aumentando o seu alcance.

E veja só: você NÃO precisa gastar muito para ter embalagens diferenciadas para o seu negócio. Na verdade, você pode gastar menos do que gasta com aquelas embalagens feias dos correios, sabia? Eu ensino como (economizar em frete e embalagem) aqui.

Venda adicional

Quer dica melhor do que uma venda adicional para aumentar o faturamento da sua loja neste Dia das Mães? Então, seguindo um pouco a ideia dos kits, ofereça itens complementares que agreguem valor à venda, tanto para você quanto para seu cliente.

Por exemplo, se você está vendendo um vestido, que tal oferecer um cinto ou um colar que caia super bem com a peça? Ou ainda um calçado… Isso pode abrir oportunidade para você aumentar o ticket médio do seu cliente e, consequentemente, vender mais.

Formas de pagamento

Oferecer boas condições e diferentes formas de pagamento é importante para aumentar as suas vendas no Dia das Mães e em qualquer outra data ou ação promocional do seu negócio. Caso contrário, isso pode até mesmo te fazer perder vendas. Leia mais sobre o assunto aqui.

Extra

E, claro, esteja sempre preparada para eventuais trocas e devoluções que possam ocorrer após esse período. Afinal, quem nunca comprou uma roupa no tamanho errado ou que não deu muito certo com o estilo da mãe, que atire a primeira pedra…

Para isso, aposte em uma logística reversa de qualidade. Se precisa de ajuda com isso, leia este conteúdo.

Calendário Venda de Moda Online 2020

O que você acha de nunca mais perder uma data importante para o seu negócio e sempre conseguir planejar suas ações e promoções com antecedência?

Eu acho ótimo e sei que isso faz toda a diferença. Foi por isso que eu criei o Calendário Venda de Moda Online, com todas as datas de 2019 que serão importantes para o seu negócio. 

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Agora me conta, esse conteúdo foi útil para você? Sua loja está preparada para o Dia das Mães?