Em um mercado atacadista em expansão e cada vez mais competitivo, é importante encontrar formas de se destacar entre a concorrência e conseguir atrair mais clientes. Mas como fazer isso?

A resposta, basicamente, é: fidelização de clientes. Mas essa não é nenhuma novidade. No entanto, na prática, isso não é tão simples assim para todos. Foi pensando nisso que eu separei 7 dicas para começar a aplicar no seu negócio e aumentar suas vendas.

Porque investir no mercado de atacado online

Há alguns anos atrás, pareceria até loucura falar em ser um atacadista online. Mas a verdade é que hoje, investir no meio online já é quase que uma obrigação para quem trabalha com vendas e deseja ter um negócio de sucesso.

E para os atacadistas a internet e as redes sociais também já são fortes aliadas na hora de alcançar e conquistar mais clientes e, claro, vender mais. Mas, além disso, outros benefícios de começar a vender por atacado na internet, são:

  • custos menores para começar e manter seu próprio negócio;
  • maior lucratividade;
  • fácil acesso com seus clientes;
  • forte divulgação;
  • entre outros.

Mas para ter sucesso como atacadista online, você também vai precisar se atentar a uma coisa: a fidelização de clientes.

7 dicas para começar a fidelização de clientes

Se você deseja ter um negócio de sucesso, seja ele no atacado ou no varejo, físico ou digital, a fidelização de clientes deve ser uma das suas primeiras preocupações, porque acredite: essa ação fará toda a diferença! Pensando nisso, separei algumas dicas para você conquistar o seu cliente e convencê-lo a se tornar um cliente fiel.

Primeiro Passo: Quem é seu Cliente?

Antes de qualquer dica, eu quero falar sobre esse que eu considero que é o primeiro passo (e essencial) para que você consiga conquistar seus clientes: que é exatamente saber quem ele é!

Se você souber para quem você vende e quem deseja atingir, suas chances de conseguir atrair e conquistar os clientes certos serão infinitas vezes maiores do que se você tentar sempre se comunicar com “todo mundo” – até porque todo mundo é muita gente.

Então, antes de tudo, conheça bem o seu cliente, mapeie o público-alvo do seu negócio e, aí sim, comece a pensar nas melhores estratégias. Você provavelmente vai ver isso se repetindo ao longo desse texto, mas é porque é algo que eu acho realmente importante frisar (e vou fazer isso!).

Atendimento diferenciado

Principalmente no meio atacadista, é comum que a competitividade seja muito grande, principalmente relacionado a mercadorias semelhantes ou até mesmo iguais. É por isso que ter diferenciais será importante e fará toda a diferença. Neste caminho, nada mais justo do que começar em algo que vai impactar de cara o seu potencial cliente: o atendimento!

Nós, como consumidores, sabemos que o atendimento que recebemos em qualquer lugar pode ser determinante para que voltemos ou não a adquirir produtos ou serviços daquele estabelecimento. E com o seu atacado é igual.

Por isso, invista em um atendimento diferenciado, sempre buscando facilitar para o seu consumidor e, principalmente, sempre se colocando no lugar dele. Pode ter certeza que isso vai gerar um impacto (positivo) direto e fazer com que ele volte a querer fazer negócio com você.

Diferentes canais de atendimento

Assim como prestar um atendimento diferenciado, facilitar para que o seu cliente entre em contato com você também é um ponto que pode contar muito para o seu atacado, principalmente pensando na fidelização de clientes.

Sendo assim, pense em oferecer diferentes canais de atendimento e esteja sempre acompanhando não apenas o mundo digital, mas o perfil do seu cliente ideal: pense quais redes ele mais usa, quais canais mais se comunica, entre outras coisas. Novamente, como falamos acima, coloque-se no lugar do seu cliente.

Algumas dicas de canais que eu indicaria para você (mas claro, verifique antes se faz sentido para o seu negócio) são: o WhatsApp, o E-mail, o Instagram e o Facebook. Mas claro, há inúmeras outras oportunidades que podem funcionar para você – e também pode ser que alguma dessas que eu falei não traga tanto resultado assim. Ou seja, tudo é teste, você só precisa colocar a mão na massa.

Além disso, também lembre-se que a fidelidade será sempre fruto de uma boa relação entre o seu negócio e o seu cliente, então esteja sempre atento ao que ele fala, pede, questiona e reclama.

Facilite na hora do pagamento

Você sabia que até mesmo as opções de pagamento que você oferece no seu atacado, influenciam na aquisição e fidelização de clientes? Isso acontece porque, se você conseguir oferecer formas mais variadas de pagamento e ofertas melhores, provavelmente vai conseguir uma clientela maior.

Claro que nem sempre é viável oferecer inúmeras formas de pagamento, porque isso também terá custo para você. Então a minha dica é que você veja o que seus clientes mais buscam, e utilize isso para criar um diferencial na hora de fechar mais vendas.

Ofereça um ótimo suporte

Quando falamos em atacado, estamos falando em compras grandes, com uma quantidade maior de produtos (do que se comparado com um varejo, normalmente). E isso pode causar muitas dúvidas nos seus clientes e até mesmo problemas na entrega.

Por essa razão, outra dica é que você invista em alguém especializado para prestar suporte e atender aos chamados dos seus clientes da maneira mais eficaz – e rápida – possível. Isso também fará um grande diferencial e evitará que um descontentamento vire algo maior.

Se você tem um atacado online, outro ponto importante é deixar a navegação bem simples e de fácil entendimento, assim como todos os valores, ofertas e etc. Lembre-se de pensar sempre na experiência do seu cliente.

Elabore um plano de marketing para o seu atacado

Invista forte em marketing para atacado e crie um plano específico para o seu modelo de negócios, que deve ser diferente das estratégias adotadas por varejistas (se você trabalha com ambos modelos, atente-se à essa diferenciação).

Algumas ideias de marketing que são lucrativas e facilitarão na hora de atrair, conquistar e fidelizar clientes é oferecer cupons de descontos e fazer promoções especiais por tempo limitado, sempre apostando em uma forte divulgação pelo meio online, principalmente nas redes sociais.

Outra dica é apostar em planos de fidelização, buscando fazer com que seus clientes mais frequentes se sintam especiais (e sejam recompensados por isso). Uma forma de fazer isso é oferecer descontos especiais para segunda compra ou ter uma planilha com os dados dos clientes que compram de você e, a cada “X” compras ou a cada “X” valor gasto você ofereça algum bônus especial para ele ou até mesmo um mimo.

Você pode fazer todas essas ações de maneira muito benéfica para o seu negócio, sem atrapalhar e sequer diminuir seus lucros. Tudo o que você precisa é fazertudo bem pensado. E acredite: essas atitudes farão toda a diferença na hora de fidelizar seus clientes, e aumentação (e muito) as chances de que eles voltem a fazer negócios com você.

Pós-atendimento

Minha última dica é algo que muitos negócios ainda deixam de fazer, muitas vezes por não valorizar, achar que dá muito trabalho ou sequer acreditar que dá retorno, mas dá sim: capriche na hora de prestar um pós-atendimento para o seu cliente!

É comum que hoje em dia as pessoas vendam e acreditem que o relacionamento com o cliente acabou ali, na hora da venda. Mas a verdade é que, naquele momento, o relacionamento entre vocês acabou de começar, e essa é só a etapa inicial do processo de fidelização.

Mas o que envolve o pós-atendimento? É você entrar em contato com o seu cliente para saber se o produto chegou ok, no tempo certo. É você solicitar depoimentos e perguntar como foi a experiência que tiveram com a sua loja, mostrando-se receptivo para receber feedbacks. Ouvir reclamações e buscar soluções rápidas e eficazes para seus clientes, entre outras coisas.

Esse contato fará toda a diferença para o seu atacado exatamente pelo fato de que muitos negócios ainda não prestam essa atenção extra, que faz com que o cliente se sinta ainda mais especial e, sem dúvidas, também influencia na experiência que ele tem com a sua loja.

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