Se você está criando seu próprio negócio ou reformulando algum já existente, você inevitavelmente precisará passar pela fase de planejamento. Essa fase é muito importante e fará a diferença para você que busca criar um negócio consistente. Mas como começar? Veja aqui 7 passos que não podem faltar.

Porque ter um planejamento estratégico é importante?

Se você está começando o próprio negócio, certamente terá objetivos que deseja alcançar e metas que busca tirar do papel. E, para isso, é importante que você tenha um planejamento bem estruturado.

Digamos que o seu planejamento será o caminho estratégico que você irá traçar para chegar de um ponto a outro (de onde você está hoje até onde deseja chegar no futuro).

Para que ele seja eficiente, você precisará se atentar para alguns pontos que são importantes e que te farão conhecer melhor o seu negócio, o mercado e criar estratégias realmente assertivas para alcançar o que você deseja.

7 pontos que não podem faltar no planejamento estratégico do seu negócio

Listar e conhecer a concorrência

Tanto para quem está começando quanto para quem está pensando em reestruturar um negócio já existente, é importante conhecer bem o mercado em que irá atuar. E, para isso, fazer uma pesquisa de concorrência é muito importante.

Então comece fazendo uma lista com seus principais concorrentes, informações importantes e demais análises estratégicas. Faça isso o mais detalhadamente possível, pois será muito útil para você, principalmente para se manter em evidência em um mercado competitivo.

Encontrar seus diferenciais

Já que falamos em mercado competitivo – que sabemos, se trata da realidade de hoje em dia, principalmente no meio online -, algo muito importante é encontrar aquilo que te diferencia em uma multidão. Ou seja, os principais benefícios que farão com que seus clientes procurem você ao invés do concorrente.

Aqui você precisará fazer um trabalho interno, olhando para os pontos que te tornam único no mercado e que ao mesmo tempo conecte com o seu público.

Por exemplo, hoje em dia no mercado as marcas de roupas, acessórios e cosméticos veganos estão sendo muito procuradas por pessoas adeptas a esse estilo de vida. Isso é um grande diferencial, que conecta muito bem com a audiência que deseja atingir: que são as pessoas veganas.

E é por esse caminho que você precisa ir no seu negócio, encontrar diferenciais não necessariamente como estes, mas que também façam você parecer atrativo aos olhos do seu público, e se destaque perante a concorrência.

Público-alvo

Falando em público, um ponto-chave para o sucesso do seu negócio é saber delimitar e conhecer muito bem o seu público-alvo. Inclusive melhor do que ele mesmo.

Com isso quero dizer não apenas saber quem ele é, como faixa etária e gênero, mas ir mais afundo e saber pelo que ele se interessa, como e por quais canais se comunica, o que gosta de ver nas redes sociais, como/onde consome conteúdo, como faz buscas online, entre outras coisas.

Quanto mais dados e informações você tiver sobre seus potenciais clientes, mais fácil será para ser assertivo e conseguir alcançar e converter cada vez mais pessoas para o seu negócio.

Metas e objetivos

É claro que as suas metas e os seus objetivos não podem ficar de fora do seu planejamento estratégico. Agora é hora de colocar tudo no papel (para depois, aos poucos, ir tirando). Então pense: onde você quer chegar com o seu próprio negócio?

A partir desse grande objetivo, estipule pequenas metas para serem alcançadas e determine um prazo para isso. Aos poucos, conforme for avançando e mais perto você estiver do seu objetivo maior, você verá que o tempo dedicado a isso valerá a pena.

Mas comece com calma e estipule metas e objetivos realmente alcançáveis. Só depois vá criando desafios maiores! É aos poucos que se começa e, se você está aqui, é porque já tomou a escolha de dar o primeiro passo – e, por isso, já está saindo na frente de muitos outros que sempre deixam essa decisão para depois.

Canais onde vai atuar

Conhecendo bem a sua audiência, os locais onde ela passa mais tempo conectada e os canais pelos quais mais se informa e compra, você terá a resposta clara de em quais canais deve atuar. É isso que um planejamento estratégico faz: aos poucos, tudo vai se encaixando e fazendo sentido.

Talvez você se pergunte: “Mas porque eu preciso escolher um canal para atuar, se eu posso atuar em todos?”. Bom, realmente você pode atuar em quantos você quiser e, em nenhum momento, eu quero que você pense que precisa eleger um único canal.

Ao contrário, eu acho fundamental que você não coloque todos seus ovos em uma cesta só e encontre múltiplos canais para atuar. No entanto, não adianta você querer estar em todo lugar e não dar conta de nenhum direito. Por isso, a minha dica é que você comece devagar e vá aos poucos expandindo.

Além disso, tem negócios que super faz sentido estar no Instagram, enquanto outros farão muito mais sentido estarem no Facebook. Tudo depende do seu público! Mas, se você fez todas as etapas acima, tenho certeza que essa será fichinha para você.

Nicho e segmento

O nicho é muito poderoso para quem quer ter um negócio online altamente lucrativo, principalmente para aqueles que buscam se tornar referência e se destacar no mercado.

Para não tornar esse conteúdo muito extenso, eu vou deixar aqui o link de um conteúdo onde eu falo sobre o poder do nicho para venda de moda e aqui um conteúdo que fala sobre diferenças entre nichos e segmentos.

Mas, basicamente, quando falamos de nicho, estamos falando de uma pequena e assertiva parcela de mercado que irá se interessar pelo seus produtos e ser o público-alvo de todas suas ações.

Definição de estratégias

Chegou a hora que eu mais gosto: pegar todo o conhecimento adquirido até aqui e começar a pensar na definição de estratégias para o seu negócio. São elas que vão te ajudar a conquistar suas pequenas metas e seus grandes objetivos.

Não vou mentir, para isso você precisará de um pouco mais de empenho e conhecimento técnico. Mas, se você se inspirar e seguir os mentores certos, tenho certeza que já vai começar bem e chegará muito longe.

Inclusive, se você está começando, indico que clique aqui e conheça o FashionMidias. É um treinamento 100% online que ajuda centenas de pessoas a construírem a sua própria loja online através das redes sociais, aliado a Técnicas e Estratégias poderosas!

Mas agora me conta, como está o planejamento estratégico do seu negócio?

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