Se você vende moda online, certamente sabe do grande potencial das redes sociais para atrair cada vez mais clientes para o seu negócio! E o WhatsApp é um exemplo de ferramenta que deve estar nas suas estratégias. Quer dicas para vender pelo WhatsApp e aumentar seus resultados? Então presta atenção no conteúdo de hoje!

Porque utilizar o WhatsApp para seu negócio

Basicamente, negócios que utilizam o WhatsApp como canal de atendimento e de vendas, tem mais resultados. Isso porque o comportamento de compra do cliente está mudando e ele está cada vez mais imediato. Ou seja, prioriza quem dá um rápido (e bom) atendimento. E, através do WhatsApp, você pode fazer isso!

Além disso, o WhatsApp é uma das ferramentas que mais cresce. Hoje, para você ter uma ideia, já tem mais de 1,5 bilhões de pessoas que o utilizam. Só no Brasil, são mais de 120 milhões de usuários.

E eu não estou falando esses números apenas por falar, mas sim para que você consiga ter a ideia de que um grande público utiliza o WhatsApp e que, desta forma, você também pode utilizá-lo como para conseguir captar mais clientes e vender mais!

Como vender pelo WhatsApp: 6 passos para vender mais 

Antes de tudo, para vender pelo WhatsApp, independente de qual for seu nicho, você precisa conhecer bem seus clientes. Pelo que eles se interessam? Do que gostam? Como se comunicam? E demais informações relevantes para o seu negócio e para a sua comunicação.

A partir disso, você conseguirá encontrar estratégias cada vez mais assertivas para se comunicar e chamar a atenção de cada pessoa, até porque não há uma fórmula mágica para que isso seja feito.

Mas é claro que eu tenho algumas dicas que podem te ajudar a vender mais pelo WhatsApp! Vamos lá?

Ter um link direto para seu WhatsApp

A facilidade de atrair mais clientes quando você tem um link que direcione diretamente para o WhatsApp do seu negócio é inquestionável. Por isso, a primeira coisa que eu indico é que você crie esse link.

Se você não sabe como fazer isso, leia o conteúdo: Link de WhatsApp: agilidade no atendimento e mais vendas. Além de te explicar mais sobre essa funcionalidade e seus benefícios, te mostrará o passo a passo super fácil para criar seu próprio link de WhatsApp.

Levar seus clientes do Instagram para o WhatsApp

Se você tem uma loja online no Instagram, é importante se preocupar não apenas com a qualidade das fotos e dos conteúdos que divulga, mas também em encontrar estratégias para levar seus clientes em potencial para um canal mais exclusivo, onde você possa ter um contato mais próximo como eles. Como é o caso do WhatsApp!

Então, a primeira dica é ter um perfil no Instagram que seja facilmente encontrado, o que significa ter um username e uma biografia adequada, que contenham as informações chave do seu negócio. Depois, é hora de pensar em como levar esses clientes para o WhatsApp.

Para mim, a melhor forma de fazer isso é se dedicando e entregando valor aos seus clientes. Isso significa que, para que eles queiram falar com você pelo WhatsApp, é preciso fazer com que ele sinta que vai ganhar algo especial.

Algumas formas de fazer isso é investir em posts e stories que chamem a atenção, oferecendo brindes para quem te chamar no WhatsApp. Você também pode fazer isso através do Link dos Stories, caso você tenha mais de 10 mil seguidores, direcionando diretamente os clientes que ‘arrastarem para cima’.

Status do WhatsApp

Outra funcionalidade importante e gratuita para quem deseja vender pelo WhatsApp é o Status. E você pode utilizá-lo ao seu favor, para atrair mais clientes e aumentar suas vendas.

A melhor dica, neste caso, é divulgar conteúdos pelos quais seus clientes se interessem, como dicas de como utilizar seus produtos, promoções e ofertas.

Lembre-se que gerar conteúdo de valor é a melhor maneira de atrair e nutrir seus clientes em potenciais.

Veja dicas de como usar o WhatsApp Status para vender mais

Segmentação de público

Outra maneira inteligente de vender pelo WhatsApp é utilizar a segmentação de público, separando seus clientes com base em seus interesses, preferências e demais especificidades.

Alguns exemplos de segmentação, são: estilo, tamanho de roupas ou sapatos, mês de aniversário (para fazer ações VIP’s), faixa etária do filho (caso você trabalhe com produtos infantis), entre outros. Você saberá como separar essa segmentação com base na análise do comportamento de compra de seus clientes.

Fazendo isso você conseguirá enviar para cada cliente as promoções, produtos e ofertas pelas quais ele realmente se interessa, aumentando as chances de compra!

Mas atenção: peça permissão para enviar mensagens para seus clientes, certificando-se que eles realmente desejam receber seu contato. Afinal, ficar enviando mensagens para quem não quer receber nada de você pode ser muito negativo para o seu negócio.

Sendo assim, separe seus clientes e segmente com base no que eles se interessam. Pode até dar trabalho, mas pode ter certeza: também dá resultado!

Conteúdo inteligente e interessante

A partir do momento que você delimitar e conhecer bem o seu público-alvo, entender o comportamento de compra deles, fazer pesquisas e iniciar uma comunicação mais pessoal, como no caso do WhatsApp, você conseguirá identificar maneiras muito mais eficientes, inteligentes e interessantes de se comunicar e chamar a atenção dele.

Com isso, você começará a gerar conteúdo inteligente e interessante, que é de grande valor para o seu negócio e também para seus clientes. São esses os conteúdos que vendem e que são efetivos para seus resultados.

Além disso, não é novidade que hoje em dia cada vez mais usuários estão querendo consumir conteúdos de valor, então invista nisso. No caso de moda, você pode criar um catálogo com dicas de looks com seus produtos, o que pode influenciar seus clientes.

E lembre-se, seu conteúdo precisa: ser interessante, para chamar a atenção; inteligente, para ter um objetivo; e eficiente, para conquistar o objetivo desejado.

Jornada do cliente

Por fim, crie um planejamento de quais serão os passos que você deseja que o seu cliente percorra até o momento da compra. Pense na experiência que você deseja que ele tenha com o seu negócio e crie uma jornada do cliente.

Além de ser eficiente para educar o seu público, essa estratégia facilitará para você e para sua equipe de atendimento na hora de saber como se posicionar, como se comunicar e quais conteúdos entregar para que ele avance neste processo, chegando até o objetivo – que é a compra.

Pode ter certeza que, tendo um atendimento diferenciado e personalizado, você não só irá se destacar da concorrência, como terá muito mais clientes.

Se você quer dicas de modelos de mensagens prontas, criadas por mim, para aplicar e personalizar o seu atendimento, clique aqui.

Como ter Mais Clientes de Moda para Vender ainda mais pelo WhatsApp

Para vender pelo WhatsApp é preciso que você se programe para isso! Então crie um planejamento de ações, personalize e otimize seu atendimento, estipule metas e objetivos e, por fim, coloque tudo em prática.

Eu sei que, além de conseguir vender pelo WhatsApp, o problema muitas vezes é ATRAIR CLIENTES. Então se você está precisando de ajuda para conquistar mais clientes e fazer o seu negócio crescer, indico que conheça o treinamento Mais Clientes de Moda.

Está pronto para dar um passo adiante no seu negócio, aumentar seu número de clientes e, consequentemente, seus lucros? Então é preciso investir seu tempo com as coisas certas!

Conheça o treinamento que vai mudar a realidade do seu negócio!

Quero mais clientes.