Seu engajamento no Instagram está caindo e isso te deixa preocupado? No post de hoje eu preparei algumas dicas que podem te ajudar a melhorar essa interação e, consequentemente, o alcance das suas postagens (e seus resultados).
Porque se preocupar com o engajamento no Instagram?
Se você tem um negócio online nas redes sociais, sabe da importância de ter uma boa presença digital em plataformas como o Instagram.
No entanto, você também sabe que apenas ter uma conta não adianta. O segredo para aqueles que buscam resultados melhores é ter um bom engajamento. Isso será importante para a rentabilidade do seu negócio e alcance de mais clientes, principalmente se você está buscando expandir o seu negócio.
Um bom engajamento é a chave do sucesso, pois te ajudará a conquistar e atrair mais clientes e, como consequência, vender mais.
Mais engajamento, mais clientes
Como falamos acima, se você quer ter um negócio consistente, que cresça dia após dia, é preciso se preocupar com seu engajamento.
Você provavelmente já leu por aí sobre o algoritmo do Instagram. Embora ele passe por mudanças constantes, está cada vez mais valorizando a experiência do usuário. Com isso, o engajamento se tornou uma métrica ainda mais importante.
Não é apenas números, comentários e curtidas. Mais engajamento também significa mais clientes.
Basicamente, o que o algoritmo do Instagram faz é valorizar os conteúdos com mais engajamento e interações, mostrando-o para um número ainda maior de usuários.
Se, por outro lado, seu engajamento não vai bem, o resultado é o contrário. Seus posts serão menos exibidos para seus seguidores. Ou seja, você começará a aparecer cada vez menos no feed dos seus potenciais clientes. Mas, como não deixar que isso aconteça?
6 dicas para melhorar o engajamento
Como você já viu acima, estar de olho no engajamento do seu instagram é muito importante para os resultados do seu negócio. Por isso, aí vão algumas dicas para te ajudar a manter essa métrica sempre boa.
O poder das hashtags
Algumas pessoas ainda não dão o verdadeiro valor às hashtags, e utilizam apenas por utilizar, sem fazer uma pesquisa mais aprofundada (que é o que realmente aumenta os resultados e o alcance de uma publicação).
Então, isso é algo que você não pode abrir mão: utilizar hashtags da maneira certa, com base no seu público e na sua postagem. Faça uma pesquisa aprofundada e dedique seu tempo para isso. Essa ação fará com que sua loja seja mais facilmente encontrada.
As hashtags são uma verdadeira porta de entrada do seu conteúdo. É uma ponte para a visibilidade dos seus posts, para que eles sejam exibidos por quem busca (realmente tem interesse) naquilo que você está divulgando.
CTA (chamada para ação)
Se você quer ter um bom engajamento no Instagram, e deseja que esse engajamento se transforme em resultado para o seu negócio, é importante que você tenha CTA ou call to action, em todos seus conteúdos postados.
Call to Action, em português Chamada para ação, é basicamente uma chamada para incentivar com que o usuário que leu a sua postagem tome alguma ação, que podem ser várias, desde clicar em um link, escrever um comentário, compartilhar seu conteúdo e… comprar!
Muita gente quer resultado em vendas por meio das redes sociais, mas se esquece do principal, que é simplesmente vender. E uma boa chamada para ação te ajudará com isso (e também com seu engajamento, estimulando com que as pessoas interajam com você!).
Conteúdo nos Stories
Os stories são os queridinhos do Instagram, não há como negar. Atualmente, mais de 300 milhões de contas do app olham diariamente os stories. E nem preciso dizer que esse é um público muito grande – e é preciso aproveitar isso!
Sendo assim, publique conteúdos interessantes nos stories e seja persuasivo e atrativo nos segundos que você tem lá.
Também aproveite para divulgar os detalhes e diferenciais dos seus produtos, com o objetivo de realmente chamar a atenção do seu público em potencial.
Dor e valor
É preciso conhecer bem o seu público e suas principais dores e desejos. Ou seja, aquilo que ele busca e acha interessante. A partir desse conhecimento, você conseguirá gerar conteúdo de valor, acertando em cheio naquilo que eles desejam.
Por exemplo, vamos imaginar que a sua loja é especializada em sapatos para noivas. A principal dor do seu público pode ser “encontrar o sapato ideal”, “encontrar o sapato mais confortável para a festa”, entre outros. E você vai aproveitar esse entendimento para gerar conteúdos que apelem exatamente para essa que é a maior dor (desejo) do seu cliente em potencial.
É por isso que a etapa de pesquisa de público é fundamental, pois é a partir dela que você conseguirá tomar as melhores decisões e fazer as melhores ações para gerar resultado para o seu negócio.
Publique no melhor horário
Não tenho como dizer para você qual é o melhor horário exato para fazer suas postagens no Instagram. Só quem tem o poder de dar essa resposta é você. Isso mesmo, você. E é mais simples do que imagina.
Se você tem uma conta Business no Instagram (se tem um negócio online, você PRECISA ter), basta analisar as estatísticas do seu perfil e você saberá exatamente quais os melhores horários, de cada dia, para postar e ter mais interação com o seu público.
É tão simples, que o próprio Instagram te dá a resposta. Tudo o que você precisa fazer é pegar esses dados e montar o seu cronograma de postagens. Muito fácil, não é mesmo?
Frequência e constância
Por fim, a última dica que eu dou é ter frequência e constância! Para ter um bom engajamento no Instagram e, mais do que isso, um negócio de sucesso, é preciso estar presente nas redes sociais. Afinal, sua audiência te segue e espera ver seus conteúdos.
Por isso, postar frequentemente é importante. Além disso, se você posta uma vez que outra e frequentemente esquece do seu feed, tende a transmitir falta de credibilidade e fazer com que a sua audiência se afaste. Consequentemente, menos seguidores verão seus conteúdos e menos ainda irão interagir com ele. E, claro, não é nada disso que você quer.
Transforme seu engajamento em resultado
Agora que você já sabe como fazer para manter seu engajamento em alta, está pronta para ir para o próximo passo, que é transformá-lo em lucro para o seu negócio.
Se você não sabe como fazer isso, não tem problema, eu sei exatamente como te ajudar, assim como já faço com centenas de alunos meus.
Para começar a transformar seu engajamento, ou seja, cada curtida, comentário e cliques, em resultado (ou seja, em dinheiro para o seu negócio), clique aqui e conheça o Curso Mais Clientes de Moda.
É um passo a passo completo e detalhado, que vai te mostrar como ter sucesso com o seu negócio online através das suas redes sociais, transformando sua conta do Instagram em uma das principais fontes de renda e lucro para sua loja. Clique aqui e saiba mais.
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais.
Confira outras temáticas que também podem te interessar:
– 5 erros para não cometer nas redes sociais
– Como as últimas mudanças no Instagram vão impactar o seu negócio