O mercado atacadista é um segmento que está em expansão, já que cada vez mais pessoas estão optando por esse modelo de negócios. Mas a venda em atacado é uma grande responsabilidade e pode ser tão concorrido quanto no varejo. Por isso, utilizar dicas e estratégias de marketing pode fazer toda a diferença. 

Para se posicionar no mercado, ter mais visibilidade, atrair mais clientes e se destacar da concorrência, eu tenho algumas dicas que podem ser muito úteis para o seu atacado. Vamos lá?

Como o marketing pode contribuir para a venda em atacado?

Vários são os desafios de quem escolhe vender por atacado, como: alta competitividade, conquistar mais clientes, saber como se posicionar no mercado, precificar seus produtos, se diferenciar da concorrência, entre outros.

É exatamente por isso que utilizar estratégias bem pensadas e estruturadas de marketing fará a diferença para o seu negócio, contribuindo para aumentar (e muito!) seu faturamento. Basta você saber como utilizá-las ao seu favor. 

Além disso, utilizar o marketing para o seu negócio pode trazer inúmeros outros benefícios, como: diminuir seus custos com divulgação, contribuindo para a economia de recursos, facilitar para que sua marca seja conhecida, entre outras coisas. 

Venda em atacado: 6 dicas de marketing para aumentar seus resultados

Escolhe seu público

O primeiro passo do seu negócio atacadista envolve a definição do seu público-alvo. É preciso que você defina quem é o seu cliente final, para que consiga criar estratégias assertivas para se conectar com eles.

No caso de vender para atacadistas e varejistas, a minha dica é que você escolha apenas um desses públicos, para não acabar concorrendo diretamente com seus clientes (o que pode pegar mal para você). Mas, se você é do tipo que deseja vender para ambos, tenha sempre canais específicos (diferentes) para isso.

Fotos

Não há dúvida de que fotos vendem. Por isso, se dedique a ter boas fotos dos seus produtos, valorizando cada detalhe e diferencial que eles tem. Isso pode ajudar e muito nas suas vendas.

Lembre-se que fotos amadoras podem deixar seus clientes receosos e afastar pessoas com potencial de compra. O que é muito ruim, então não deixe que isso aconteça.

Crie conteúdos que vendem

Se você se dedicar a criar conteúdos que vendem, para ajudar seus clientes a venderem mais, isso será um grande diferencial para o seu negócio atacadista.

Algumas dicas de conteúdos que você pode criar para auxiliar os lojistas que compram de você é dar dicas de como escrever legendas melhores, escolher as hashtags certas, fazer cta’s… Enfim, ajudá-los a vender mais e se posicionar nas redes sociais.

Redes sociais

Não tem como falar em marketing sem considerar o poder das redes sociais para atacadistas. Se você ainda não faz uso de canais como o Instagram, Facebook e WhatsApp para divulgar seus produtos, conversar e atrair clientes, está perdendo uma grande oportunidade de lucrar mais.

Tenha um planejamento estratégico para suas redes sociais e compartilhe conteúdos relevantes, que te ajudarão a ter resultados ainda maiores. E, se você for um tipo de fornecedor que vende tanto para varejo quanto para atacado, tenha perfis diferentes para cada um destes públicos, utilizando uma linguagem e estratégias adequadas.

Faça promoções

Fazer promoções e oferecer descontos para seus clientes também deve fazer parte da sua estratégia de marketing, mas sempre de maneira muito bem pensada. A minha dica é que você crie um calendário com um planejamento semestral de ações que serão realizada no decorrer dos próximos meses, e assim se prepare.

É importante estudar estratégias que funcionam e avaliar qual melhor se adequá ao seu negócio, sem prejudicar seus resultados.

Atendimento

Ofereça aos seus clientes um atendimento adequado, personalizado e diferenciado nas redes sociais e em qualquer outros meios também. Embora muitos não se preocupem com isso como deveriam, você não deve cometer esse mesmo erro.

Também estude técnicas de negociação, para saber a melhor forma de negociar com seus clientes e, consequentemente, vender mais.

Conclusão

Começar a vender por atacado requer muita atenção e responsabilidade, mas é muito possível e vantajoso, se você saber como fazer tudo da melhor forma, estudando as melhores estratégias para aplicar. 

Também é muito importante estudar a concorrência e estar sempre de olho no mercado em que você atua, pois assim você saberá o que funciona melhor e poderá estar sempre adequando para o seu modelo de negócios.

Agora me fala, você é um atacadista ou pensa em atuar nesse segmento? Quais são os maiores desafios?

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