O relacionamento entre a sua loja e o seu cliente é o ponto chave para que você tenha ou não sucesso no seu negócio. Pensando nisso, eu trouxe 6 dicas de pós-venda para você colocar em prática.

O que é pós-venda?

Pós-venda, como o próprio nome já diz, refere-se a etapa que se inicia assim que o seu cliente adquire algum produto ou serviço com a sua empresa.

Ou seja, no seu negócio de moda, assim que o cliente adquire a sua peça, ele já deve entrar para o processo de pós-venda.

Basicamente, trata-se de um conjunto de ações de marketing que abrangem a satisfação do seu cliente acerca de toda experiência que ele teve com a sua loja (primeiro contato, compra, entrega do produto…) e também à satisfação que ele teve – ou não – com a compra.

No entanto, a verdade é que muitos lojistas ainda não aplicam essa estratégia muito importante.

E, com isso, deixam de potencializar seus resultados.

Exatamente por isso eu resolvi trazer para você 6 dicas de pós-venda.

Você já vai entender, nas próximas linhas, a importância de colocar essas estratégias que eu vou te ensinar em prática.

Qual a importância do pós-venda?

Os benefícios de apostar no pós-venda no seu negócio são imensos. Um deles é fidelizar seus clientes.

Ou seja, fazer com que voltem a comprar de você.

No momento que você valoriza o seu consumidor, dá atenção e demonstra que deseja ouvi-lo, um trabalho importante está sendo feito.

Esse trabalho será fundamental para que ele volte a adquirir produtos da sua loja e também será uma ótima oportunidade para pedir feedback.

Ter feedback de clientes é muito poderoso pois você poderá identificar os pontos fortes do seu negócio e os pontos fracos – aqueles que precisam ser fortalecidos.

E, se você fizer isso de coração aberto, conseguirá melhorar os processos no seu negócio e, com isso, otimizar a experiência do seu cliente.

Vale lembrar que quando um cliente se sente satisfeito e bem atendido, ele também pode impactar outras pessoas.

Ou seja, pode atuar como divulgador da sua marca e produtos GRATUITAMENTE e, com isso, aumentar a visibilidade do seu negócio.

Por isso, quando você aposta em estratégias de pós-venda, o seu negócio tem muito a ganhar.

Então confira as dicas de pós-venda para começar JÁ a aplicar no seu negócio.

6 dicas de pós-venda para colocar em prática no seu negócio

Pedir feedback

Como acabamos de falar, ter o feedback do seu cliente é muito importante.

Mas aqui tem um ponto importante, que muitas vezes não é levado em consideração: você precisa ouvir, de verdade – e com atenção, tudo o que seus clientes tem a dizer.

Sejam elogios, sugestões ou reclamações! Tudo é importante o seu negócio.

Os elogios você pode usar ao seu favor, como forma de depoimento e, assim, divulgar nas suas redes sociais. Isso vai gerar credibilidade e segurança para a sua loja!

As sugestões você pode escolher o que é vantajoso para o seu negócio acatar.

Já as reclamações é um dos mais importantes. Pois vai te mostrar onde você pode estar errando no seu negócio.

Muitas vezes a gente vê aqueles prints “engraçados” de pessoas que enviaram seus feedbacks em aplicativos como o Ifood e vemos uma reposta totalmente grossa da parte do vendedor.

Alguns acham super bacana. Mas pensa comigo…

Você acha mesmo que uma pessoa que leva em conta as avaliações ou até mesmo a pessoa que reclamou, vai voltar a fazer negócio?

Agora, em contrapartida, se você vê uma avaliação ruim e uma resposta super educada do vendedor, dizendo que vai analisar o que aconteceu e buscar melhorar – em alguns casos até oferecendo brindes, como um “pedido de segunda chance”-, não muda tudo?

Então esse processo de pedir, ouvir e responder os feedbacks que você recebe é muito importante.

Você sempre terá muito o que aprender com eles.

Ofereça vantagens

Uma das muitas dicas de pós-venda que eu separei para você é: oferecer vantagens para os clientes que já compraram de você, com o objetivo de fazê-los voltar a comprar.

Aqui, novamente, estamos falando de FIDELIZAÇÃO! O que é muito importante…

Essa vantagem pode ser um bônus, um brinde, um desconto, frete grátis, um presente… Vale usar a criatividade!

O fato é: todo mundo gosta de ganhar algo, não é mesmo?

Então utilize isso ao seu favor em sua estratégia de pós-venda.

É uma maneira muito efetiva de “reengajar” aqueles compradores que já compraram de você e motivá-los a continuar comprando.

Envie conteúdos interessantes

O seu relacionamento com o seu cliente não pode terminar após ele ter efetuado uma compra.

Lembre-se que é muito mais fácil e barato para vender para quem já comprou de você, então continue fortalecendo o seu relacionamento com essas pessoas.

O que eu quero dizer é: envie conteúdo interessante e de valor para o seu cliente, com base no interesse que você já sabe sobre ele.

Por exemplo, se ele compra roupas de bebê tamanho 4, você pode enviar conteúdos relacionados. Ou, depois de um certo tempo, enviar conteúdos com promoções de roupas de bebê tamanho 5.

Se ela comprou um blazer, você pode entrar em contato oferecendo uma blusa, que cairia super bem com aquela peça.

São maneiras de continuar a se comunicar com seu cliente, enviando conteúdos que farão com que ele compre de você novamente, quando estiver preparado para isso.

Faça contato em datas especiais

Eu sempre falo para os meus alunos do potencial que tem as datas comemorativas para quem vende moda online.

São ótimas oportunidades de fazer ações promocionais e aumentar as vendas do seu negócio.

Para não perder nenhuma data comemorativa, clique aqui e baixe o Calendário Venda Moda Online 2020. É gratuito! Neste material tem todas as datas importantes para o seu negócio de moda.

Outra dica super bacana é ter as datas de aniversário de seus clientes e mandar mensagens – e promoções – especiais para ele neste dia.

Mostre que você se preocupa não apenas com a venda, mas com a “pessoa”. Isso vai mostrar que sua loja é “humanizada”.

Divulgue novidades e promoções

Entre as dicas de pós-venda que eu separei para você não poderia faltar a divulgação de suas ações e promoções, claro.

Informe aqueles que clientes que já compraram de você em primeira mão sobre as ações da sua loja.

Isso vai mostrar que você se preocupa e valoriza os seus clientes.

Além disso, apostar na “exclusividade” é o caminho para o sucesso quando buscamos fidelizar clientes.

Tenha diferentes canais de comunicação

Por fim, entre as 6 dicas de pós-venda, está: tenha diferentes canais para se comunicar com o seu cliente.

Da mesma forma que você vai entrar em contato com o seu cliente, ele também vai querer entrar em contato com a sua loja.

E, a partir do momento que você tem um canal de atendimento, isso também gera mais confiança no seu negócio.

Então ofereça diferentes canais e preste um ótimo e rápido atendimento em todos eles.

Lembre-se que a experiência que o seu cliente tem com a sua loja será um grande diferencial para você no mercado – e poderá impactar diretamente nas suas vendas!

É hora de colocar em prática

Como você viu, abandonar os clientes que já compraram de você é um erro que não pode ser cometido.

É muito importante que você ofereça todo o suporte, apoio e atenção que eles precisam, para que usufruam ao máximo cada produto adquirido.

Demonstre que você se importa e realmente deseja saber como foi a experiência dele com a sua loja e produtos.

Isso irá melhorar muito seus processos e te ajudar a conseguir depoimentos que irão favorecer e facilitar suas vendas.

Por fim, é hora de colocar todas essas 6 dicas de pós-venda que você acabou de ler em prática no seu negócio online de moda.

Depois me conta aqui como foi, tá certo? E, qualquer dúvida, é só enviar aqui nos comentários.

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Até a próxima.

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