Sofrer com um estoque parado é de doer coração, né gente? Afinal, é um dinheiro investido que deixa de entrar no nosso cofrinho.
Muitos problemas acabam surgindo quando se começa a trabalhar com vendas de moda online e, um deles é o tão temido estoque parado.
Espero que no dia de hoje, eu consiga trazer bastante clareza para o seu negócio ao abordar 5 motivos que te fazem ter estoque parado. Entretanto, primeiro temos que conversar sobre três pontos.
Não existe estoque parado na internet
Pronto, você acha que eu enlouqueci, certamente. Mas a verdade é que o estoque parado só existe se você permitir.
Quando você compra certo para o público-alvo certo, dificilmente você sofrerá com muitas peças “encalhadas”.
Além disso, você tem muitos recursos para utilizar ao seu favor alcançar um número de pessoas novas no mundo online. Além disso, evite postar o mesmo produto para as mesmas pessoas.
Então sim, existe estoque parado, eu sei. Mas o ponto é que está nas suas mãos colocar em prática estratégias para acabar com este problema.
Seu estoque é seu melhor amigo!
Aqui, é ponto onde você precisa ter uma relação de amor com o seu estoque, pois ele é o seu melhor amigo!
Nele, é onde está o seu dinheiro e boa parte da sua história. O estoque é que vai te contar onde estão seus acertos e seus erros.
Avalie como seus produtos se comportam. Qual produto vende mais e qual produto costuma demorar mais para ser vendido? E, acima de tudo, saiba o por que disso acontecer.
Por exemplo, por que você vende mais uma blusa do que uma saia? Por que o público gosta mais de um produto que outro? Tudo isso tem que entrar na sua lista de aprendizagem para não errar novamente.
Você não deve gostar mais de comprar do que vender!
Parece bobo abordar esse tópico aqui, mas realmente é um ponto difícil de se compreender na prática, portanto, você não deve gostar mais de comprar do que vender.
Muitas vezes é muito bom comprar algo que gostamos, mas será que você tem o público certo para vender a peça depois?
E, caso você venha a comprar mais produtos, pense no que você já tem em mãos. Pense sobre qual produto combina com algo que você já tem em seu catálogo e será que ele é tão relevante assim?
Caso a sua resposta não for favorável a isso, bom, já tens a resposta sobre isso. Tenha em mente sempre essa abordagem para evitar gastos desnecessários ao seu negócio e prezar mais pela venda de seus produtos.
Com tudo isso em mente, então podemos começar ao que realmente interessa. Vamos aos 5 motivos que te fazem ter estoque parado.
5 motivos que te fazem ter estoque parado
Motivo 01 – Público Alvo
O primeiro motivo que pode te fazer ter estoque parado é a falta de clareza ou definição sobre o seu público alvo. Não ter em mente qual é o público alvo do seu negócio é um erro muito comum para quem está começando.
Logo, a falta de um público alvo, fará as suas vendas diminuírem rapidamente. Sendo assim, você tem que estudar o público que você deseja alcançar.
Afinal, você vai vender para qual nicho de pessoas? Tendo isso respondido em seu negócio, fica muito mais fácil saber “onde” investir e como ser mais estratégica na divulgação e também abordagem.
Outro ponto que vale ser mencionado é comprar errado. Toda vez que você compra de forma errada algum produto no impulso, vai acabar estagnado as suas vendas.
Procure outro meio para evitar de comprar errado. Estude os produtos que vendem e deixam de vender no seu negócio para encontrar a solução disso.
Tenha em mente que ao realizar uma compra de um produto, ele deve ser uma ação estratégica e racional.
A compra deve saciar a vontade de um público que você sabe que vai comprar quando você disponibilizar para venda. Seja racional nesse critério.
Motivo 02 – Comprar o que você gosta
O segundo motivo que pode te fazer ter estoque parado é comprar o que você gosta. Mas qual é o erro de comprar o que você gosta?
O erro é que você não é a sua cliente (exceto se você for a personificação do perfil ideal do seu cliente, neste caso, você pode seguir sim os seus gostos).
Um dos principais problemas em comprar o que você gosta, é que você não é a sua própria compradora, entende? Você só pode ter essa autonomia quando tudo o que você posta, vender!
Então, evite comprar produtos pensando em você, comprando em algo que somente a gente gosta. Aprenda a mapear o seu público alvo e realizar as compras de acordo com isso. Tire o foco de você mesma e enxergue o seu público!
Motivo 03 – Vender somente quando tem novidades
O terceiro motivo que pode te fazer ter estoque parado é vender somente quando tem novidades e deixar as suas clientes mal acostumadas com essa abordagem.
Mas como assim?
Pare de dizer ao seu público constantemente que “semana que vem, tem novidade“. Essa estratégia pode ser um problema para o seu negócio, pois deixará suas clientes mal acostumadas.
E, mesmo assim, quando chegam novidades e você não consegue vender, não pense em dar descontos ou vender fiado. Jamais caia nessa armadilha.
Aprenda a apresentar o seu produto de outras formas. Tente sempre abordar outras alternativas e evitar de usar “tem novidade”.
Às vezes, suas clientes não estão esperando novidades, elas estão esperando uma apresentação de um produto que combine com elas, que representam elas!
Motivo 04 – Falta de seguidores
O quarto motivo que pode te fazer ter um estoque parado, é a falta de novos seguidores (ou dos seguidores certos). Logo, você precisa ter uma ação de topo de funil de vendas, que faça as pessoas compartilharem o seu negócio.
Dentro dessa categoria também podem entrar estratégias com parceiros da sua loja, influenciadores, anúncios e as pessoas que falam sobre o seu negócio, como clientes que já compraram de você.
Toda a vez que alguém falar sobre o seu negócio, vai resultar numa atenção voltada para você. E, isso, poderá trazer novos seguidores para fomentar o seu negócio.
Busque aproveitar ao máximo os seus parceiros de negócios, já que eles poderão postar e repostar algo seu. Através disso, você terá uma probabilidade bem grande de atrair novos públicos.
Também aproveite ao máximo todos os recursos do Instagram ao seu favor: tenha uma bio estratégica, produza conteúdo de valor, use as hashtags certas… Tudo vai te ajudar a atrair mais clientes!
Motivo 05 – Falta de planejamento e criatividade
O quinto motivo que pode te fazer ter um estoque parado, é a falta de planejamento e criatividade. Esse ponto pode te prejudicar muito caso você não saiba o que tem no seu estoque.
Isso geralmente vem ligado com a falta de criatividade, onde você provavelmente não consegue tirar novas fotos atrativas para o seu negócio, como combinação de looks. É difícil, eu sei. Mas se tudo fosse fácil, a gente não estaria aqui conversando, né? Hahaha
Tenha sempre junto com você uma planilha do seu negócio, onde você irá planejar e executar o que escreveu, ou seja, projete seus objetivos e anote seus passos para chegar até eles.
Somente dessa forma você irá conseguir entender onde estão os acertos e os erros, consequentemente.
Já sobre as fotos, procure se inspirar até mesmo em outras plataformas que você gosta. Além disso, procure saber como suas clientes se comportam com alguma foto em específico. Estude o que pode ser bom para o seu negócio e mãos à massa!
Curso 12 passos para acabar com o estoque parado
Ter estoque parado é um dos maiores problemas de quem vende moda e eu posso te ajudar a colocar em prática estratégias para parar de sofrer com esse mal!
Com o estoque lotado e ainda por cima parado, vem também aquela preocupação: você vê o dinheiro investido ali, sem dar retorno algum ao seu negócio. E, o pior, clientes perguntando quando virão novidades.
Muitas vezes, a insegurança bate e a vontade de desistir começa a tentar, não é? Eu sei como isso pode afetar os nossos sonhos.
Por conta disso, eu resolvi criar um curso recheado para te ajudar a passar e vencer essa fase no seu negócio.
Dentro do meu curso 12 passos para acabar com o estoque parado, você terá acesso a:
- 12 passos práticos com orientações que podem ser colocadas em ação imediatamente após o término da aula;
- Orientações sobre o que fazer para não repetir o erro que faz com que você continue sempre com estoque parado, a famosa “bola de neve”;
- Aula extra gravada sobre definição de metas;
- Aula extra gravada sobre controle de estoque juntamente com uma planilha simplificada de controle de estoque;
- Gravação do conteúdo e replay disponibilizado pelo período de 2 anos;
- Suporte por e-mail;
- Checklist – Acabe com seu Estoque Parado
Se interessou? Quer fazer parte da minha turma e vencer o pesadelo que é ter um estoque parado? Não deixe para depois e se cadastre agora no Curso 12 passos para acabar com o estoque parado!
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