Estoque parado é o vilão das vendas online – e também o motivo pelo quais muitas lojistas acabam se enrolando nas finanças, colocando em risco o futuro de seus negócios.

E isso tem um motivo: estoque parado cria uma bola de neve, que impacta diretamente nos resultados da sua loja de moda (podendo até mesmo levar à falência!).

Para que isso não aconteça, listei aqui neste conteúdo as 5 principais razões que fazem com que uma loja fique com estoque parado (fique de olho!).

5 motivos que fazem sua loja ficar com Estoque Parado

Público-alvo

Se você não sabe para quem está comprando (seu cliente final) e o que o seu público realmente deseja, esse sem dúvidas é um dos motivos pelo qual você sofre com estoque parado.

Entretanto, o lado bom, é: isso tem solução!

Basta conhecer melhor o seu público e saber o que ele deseja, que tudo fica mais fácil.

Uma boa forma de fazer isso, inclusive, é utilizando as enquetes e perguntas do instagram, para ouvir a opinião do seu público e saber o que eles desejam comprar.

Depois disso você começa a elaborar sua “lista de super mercado”, com tudo o que você deve – e o que não deve – comprar.

Seu estoque é o seu melhor amigo, assim como o seu público, e a sua decisão de compra precisa andar lado a lado com estes dois pontos.

Compras sem estratégia

Se você está sempre comprando para trazer novidades, mas não conhece o seu público, uma hora você chega num beco sem saída: você acaba sem lucro, com as vendas empacadas e sem dinheiro para fazer novas compras.

Geralmente, é quando as coisas começam a complicar de verdade.

É por isso que aprender a fazer compras estratégias é uma das principais missões que você tem no seu negócio.

E você precisa saber que compras são racionais e não emocionais: você não tem que comprar o que você gostou ou o que VOCÊ quer, até porque não é sobre você e sim sobre o seu público.

Isso significa que você tem que ir pela razão: não adianta comprar short destroyed, porque você gosta ou está na moda, se o seu público gosta de calça de moletom.

Até porque, no fim das contas, não é para você que as compras estão sendo feitas, e sim para seus clientes.

Análise de estoque

Antes de fazer qualquer compra e também qualquer ação, é importante sempre fazer uma análise do seu estoque.

É muito importante que você entenda o fluxo do que entra e do que mais sai (é vendido, no caso) aí no seu negócio.

Ter esse conhecimento vai te permitir tomar decisões e fazer ações muito mais estratégicas.

Agora, se você já fez compras erradas e, por isso, tem estoque parado, não adianta chorar o leite derramado. Ao invés disso, foque sua energia em fazer ações para vender essas peças.

Uma ótima forma de se livrar de um estoque que já está encalhado é comprar novas (e poucas) peças, dessa vez que realmente seja a cara do seu público-alvo.

Desta forma você consegue fazer combinações das peças novas com as antigas, que estão paradas e, assim, dar uma revigorada no seu estoque, fazendo com que ele vá sendo vendido.

Novidade e liquidação

Quando alguém pergunta “tem novidade?”, você geralmente faz uma das duas coisas: oferece desconto ou vai no outro dia comprar mais coisas.

Acertei?

Pois é, esse é um problema…

Se você só vende porque tem novidade ou quando dá desconto, esse é um motivo pelo qual você pode estar ficando com estoque parado e também comprometendo seus lucros

Como resultado, vira a famosa bola de neve. E, de qualquer forma, quem perde é você, por estar comprometendo seus lucros.

Primeiramente, você tem que entender que a pergunta “tem novidade?” é quase um bom dia. É algo normal, que todo cliente pergunta. E deve entrar em um ouvido e sair no outro.

Ao invés de se preocupar em estar sempre fazendo compras e trazendo novidades, o que vai deixando seu estoque ainda maior, foque em novas formas de apresentar o seu produto:

  • tire novas fotos
  • dê dicas de combinação com diferentes looks; etc.

Mas não corra querendo comprar novas peças. Essa não é a saída estratégica!

Falta de planejamento

Se você não se planeja para criar conteúdos diferentes das suas peças, testar novas ofertas, campanhas de vendas e até mesmo no momento de fazer suas compras, tudo isso acaba contribuindo com o problema de estoque parado.

O planejamento é a base do sucesso, para tudo.

Qualquer ação, por menor que seja, deve ser bem pensada e elaborada, para que você tenha bons resultados.

Quando falamos de estoque parado, vendas, lucratividade e tudo o que envolve o seu negócio, também é assim: o planejamento deve vir sempre em primeiro lugar.

Caso contrário, você corre o risco de fazer escolhas na emoção e sem estratégia, e compromete seus resultados, colocando em xeque seu negócio.

Saiba como acabar, de vez, com seu estoque parado

Não existe fórmula mágica para acabar com seu estoque parado, mas existe um método para que isso aconteça e você consiga transformar essas peças em DINHEIRO.

Entretanto, eu desenvolvi uma aula online completa onde ensino o caminho para você acabar com o problema do seu estoque parado.

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