O Brasil é hoje o segundo país que mais utiliza o WhatsApp no mundo, você sabia? E com a facilidade trazida pelos aplicativos de mensagens instantâneas, muitos negócios estão vendo que, através de estratégias de vendas bem pensadas e definidas, é possível alcançar ótimos resultados!

O problema é que muitas pessoas não têm o conhecimento necessário e acabam cometendo muitos erros na hora de vender moda online pelo WhatsApp. Saiba que alguns deles podem prejudicar (e muito!) seus resultados e seu negócio.

Pensando nisso, resolvi falar sobre os 5 erros mais comuns que você pode estar cometendo na hora de vender pelo WhatsApp.

Confira abaixo quais são esses erros que muitos negócios ainda cometem e saiba como acertar na sua estratégia para vender moda pelo WhatsApp!

  1. Fazer grupos de clientes

Uma das funcionalidades do WhatsApp é a criação de grupos de contatos. Este é, de fato, um ótimo recurso para se comunicar com um grupo de pessoas específicas, mas definitivamente não deve ser usado desta forma no seu negócio! E vou te explicar porquê…

Muitos usuários se sentem incomodados em grupos de WhatsApp, pois acabam sendo constantemente bombardeados por informações, dúvidas, questionamentos, sugestões e, o pior: reclamações de outras pessoas! Você pode notar, inclusive, que muitos nem sequer ficam ou interagem nestes grupos.

E as vezes é difícil entender porque essa não é uma boa estratégia para seu negócio! Mas vou te explicar…

Imagine que seus clientes e potenciais clientes (que estão pensando em adquirir seu produto, mas ainda tem objeções), estão reunidos em um grupo que você criou no WhatsApp. Até então, tudo maravilha! Certo?

Agora pense que algum dos contatos que já comprou de você (e está neste grupo), não ficou satisfeito, por algum motivo, e resolve postar isso lá. Você consegue ver o quanto essa situação impacta pessoas que estão no processo de tomada de decisão, pensando se comprariam ou não seu produto?

E essa reclamação ou comentário muitas vezes poderia ter sido facilmente resolvida entre você e seu cliente… Mas agora ele já divulgou no grupo, outras pessoas já estão sabendo da situação e foram diretamente impactadas na hora de decidir comprar pelo seu produto.

Mas eu quero conversar com meus clientes pelo WhatsApp, como faço?

Se você deseja conversar com um grande número de clientes e potenciais clientes pelo WhatsApp, aposte nas listas de transmissões. Através desta lista você consegue enviar, ao mesmo tempo, uma mensagem específica para até 256 pessoas por cada lista de contato. Assim você consegue criar e enviar conteúdos distintos para listas diferentes, o que pode ser uma incrível estratégia para seu negócio.

Depois escreve ai nos comentários se você já teve algum problema em algum grupo do seu do Whatsapp e como você conseguiu resolver.

  1. Não faça Spam

Spam são aquelas mensagens indesejadas que nos enviam sem que a gente peça ou queira receber.

Vamos supor que você decidiu utilizar a lista de transmissão do WhatsApp. Agora imagine adicionar todos seus contatos nessa lista e ficar enviando mensagens com promoções, correntes, fotos de produtos, mensagens de bom dia, enfim, várias e várias mensagens que seu cliente não quer receber… Isso é considerado SPAM!

Portanto, se você deseja enviar novidades, promoções e demais conteúdos para seus clientes e potenciais clientes, certifique-se de pedir autorização para fazer isso, assim você tem certeza que seu cliente realmente quer receber conteúdos de você.

Evite ter sua conta suspensa

Fazendo isso você evita ter sua conta suspensa. Isso porque há um opção no WhatsApp que permite que o usuário marque sua mensagem como spam.

evite spam, não tenha sua conta suspensa
Não vire o “chato do WhatsApp”, assim você não corre o risco de ser bloqueado pelo seus clientes

E, se muitas pessoas fizerem isso com suas mensagens, o Whatsapp pode interpretar que você está fazendo alguma ação indesejada e bloquear o seu número para sempre. Por isso: tome muito cuidado! Só adicione na sua lista de transmissão pessoas que realmente queiram receber suas mensagens.

  1. Defina seu horário de funcionamento

Se você utiliza o WhatsApp para vender moda online, saiba que é importante definir um horário comercial, por duas razões.

A primeira é que, desta forma, seu cliente saberá o horário em que pode entrar em contato com você, evitando que seja necessário realizar atendimentos em horários de descanso e lazer. Afinal, se você enviar mensagens à qualquer hora do dia, seu cliente se sentirá no mesmo direito, entendendo que você tem a obrigação de respondê-lo. Caso contrário, ele pode ficar chateado ou irritado com você, ou até mesmo sair falando que não teve um bom atendimento. Sem contar que pode desistir de comprar de você.

A segunda razão pode parecer estranha ou sem sentido, mas diz respeito à questões trabalhistas. Acredite se quiser, há diversos casos na justiça de empregados que levavam o telefone para casa e trabalhavam fora do horário de expediente, e acabaram colocando a empresa na justiça. E tenho certeza que você não deseja essa dor de cabeça, certo?

Então, quer você seja funcionário, quer seja patrão, sempre se atente a isso, evitando qualquer mal entendido e qualquer carga excedente de trabalho.

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  1. Tome cuidado com o português

Diariamente eu recebo milhares de mensagens no Whatsapp, inclusive de empresas, e muitas dessas mensagens contém erros gravíssimos de português. E isso é algo com o qual você precisa ficar atento e redobrar a atenção, pois acredite, isso faz diferença e seus clientes irão notar!

Então, caso você tenha alguma dúvida em relação ao português, em como escrever alguma palavra: pesquise! Hoje em dia o acesso fácil para tirar dúvidas e fazer correções faz com que a gente não perca nada além de alguns segundos ou minutos.

Não mande textos com erros de português, isso causa uma má impressão!

  1. Cuidado com as mensagens que você envia

Outro erro comum é relacionado aos formatos das mensagens que você está enviando para seus contatos!

Se você envia muitos vídeos ou fotos pesadas, principalmente em horários em que seu público possa estar sem acesso ao wifi, fará com eles se irritem, ainda mais se precisarem utilizar sua rede de dados para baixar algo.

Algo que faço no meu negócio e dá muito certo é enviar links. Assim o cliente nem sequer precisará fazer download. Essa dica é importante pois há uma grande porcentagem de pessoas que detesta precisar fazer downloads que encham a memória do seu aparelho. Não importa se é fácil e rápido excluir os arquivos, há pessoas que simplesmente não gostam de precisar baixar fotos, vídeos e áudios no telefone.

Bônus: Tenha um WhatsApp exclusivo para sua empresa!

Se você utiliza seu WhatsApp pessoal para o seu negócio, você está fazendo errado. Neste caso você precisará utilizar um perfil exclusivo para o seu negócio, o WhatsApp Business (disponível apenas para Android até o momento) ou então um número de WhatsApp exclusivo para o seu negócio.

Também é importante que seu perfil esteja devidamente identificado: logo da empresa na sua foto de perfil e demais informações do seu negócio. E, claro, utilize-o de forma profissional.

Por fim, separei uma dica de um treinamento que fará toda a diferença para o seu negócio: O treinamento Mais Clientes De Moda! A sua chance de atrair mais clientes para seu negócio de moda online e vender muito, todos os dias.

Aprenda como transformar cliques, comentários e curtidas em lucro para o seu negócio de venda de moda.

Agora me conta ai nos comentários se você comete algum destes erros e se este conteúdo foi importante para identificá-los e entender o que você precisa fazer para ter sucesso no seu negócio de venda de moda online.