Quer saber como começar a vender roupas online no Instagram, mas do jeito certo? Então comece ficando atenta a estes 5 erros comuns, que podem comprometer seus resultados.

Vale a pena vender no Instagram?

Acredite se quiser, eu ainda recebo com certa frequência essa pergunta.

Claro que, na prática, é preciso avaliar. O que vai definir se uma plataforma ou estratégia é boa para o seu negócio, é analisar onde o seu público está e onde faz sentido para o seu negócio atuar.

No caso da venda de moda, o Instagram é uma plataforma altamente lucrativa de divulgação, visibilidade e vendas, que também pode e deve ser utilizada em conjunto com outras estratégias, como o próprio WhatsApp.

O fato é: quando você tem as estratégias certas, a sua loja de moda pode facilmente BOMBAR no Instagram.

E por bombar não falo em curtidas e comentários (pois isso não paga os boletos, certo!?) e sim em VENDAS, que é o que realmente importa.

Então, respondendo a pergunta, se você quer saber como começar a vender roupas online, o Instagram é sim uma ótima opção (só não aposte todos seus ovos em uma cesta só, ok?).

5 erros comuns para não cometer no seu negócio

Eu poderia dizer que esses 5 erros são comuns apenas para quem está começando, mas não é a verdade.

Muitos lojistas de moda que já estão há algum tempo no mercado, também cometem estes erros e, por isso, acabam não tendo resultados tão bons quanto poderiam.

De qualquer forma, se você é lojista ou está começando agora, é preciso estar atento a todos eles:

Erro 1: Não basta apenas criar uma conta

Começar a vender moda online é muito mais do que apenas criar uma conta e começar a postar, na esperança de que apareçam pessoas querendo comprar.

Sinto dizer, mas não é assim que as vendas começarão a acontecer!

Entretanto, claro, esse é um dos primeiros passos. Mas ele envolve uma série de pontos que precisam ser pensados com estratégia, como:

  • Criar um perfil atrativo, com um nome de usuário estratégico;
  • Ter uma bio informativa, com um link;
  • Compartilhar conteúdo de valor;
  • Ter boas fotos e um feed organizado;
  • Frequência e Consistência, e por aí vai…

Ou seja, definitivamente não é “apenas criar um perfil no Instagram”.

Erro 2: Não saber quem é o seu público-alvo

Se você quer saber como começar a vender roupas online, sem dúvidas esse é um dos primeiros e mais importantes passos: a definição do seu público-alvo.

Quando você não sabe quem é o seu cliente ideal, significa que não sabe para quem você quer vender, quem deseja atrair e tampouco com quem está conversando.

Como resultado, você não produz conteúdo de valor, não atrai audiência qualificada, tem baixa interação e, claro, não vende.

Não cometa o erro de achar que você vai começar e, com o tempo, vai descobrir o seu público-alvo à medida que as vendas começarem a acontecer… O ponto é: se você não escolheu o seu público alvo antes de começar, pode ser que suas vendas nunca comecem a acontecer!

Lembre-se de uma coisa: quem quer vender para todo mundo, acaba não vendendo para ninguém. Então bora escolher o seu público e ter um nicho bem definido!

Erro 3: Achar que sorteios é a solução

Não se apegue a detalhes como número de seguidores, porque a verdade é uma só: é melhor poucos e bons seguidores, do que seguidores “fakes”, “caça sorteios”, que sequer se interessam pelos seus produtos.

Eu vejo que muitos lojistas, ao começar, entrar na febre de sorteios para crescer a audiência.

Como resultado, ganham muitos seguidores e, após o resultado do tão esperado sorteio, a maioria deixa de seguir e some… Ou seja, não cresce a audiência e, por não ter uma audiência qualificada, também não vende.

O que eu quero dizer aqui é: ao invés disso, aposte em estratégias para crescer sua audiência do jeito certo, atraindo o real público-alvo do seu negócio.

Para isso: faça conteúdos que atraiam esse público, tenha fotos atrativas, utilize as hashtags do jeito certo, faça anúncios, entre outros…

Erro 4: Não ter uma timeline atrativa

Seu Instagram é a sua vitrine online!

Se você não cuidar da aparência dessa vitrine e postar fotos feias, tremidas, embaçadas, com vários produtos na mesma foto… Isso pode acabar afastando seus clientes.

Ao invés disso, crie um feed harmonizado e atrativo, com um padrão visual mais “clean”, dando foco nas suas peças.

Se for para postar uma foto feia, opte por não postar. Isso pode acabar com a sua credibilidade!

Erro 5: Dar desconto o tempo todo

Anote aí: você não deve competir por preço.

Descontos e promoções não podem ser os principais motivadores de compra dos seus clientes. Caso contrário, você nunca vai conseguir vender com ‘o preço cheio’.

Para que isso não aconteça você não pode cometer o erro de basear o seu preço pelo do concorrente.

Ao invés disso, é preciso ter uma estratégia de precificação que funcione.

Além do mais, é preciso gerar muito valor para o seu cliente, destacando seus diferenciais e benefícios.

Em uma abordagem, o preço deve ser uma das informações menos importantes. Antes de tudo, valorize muito as suas peças, para apenas depois entregar os valores (vale para legenda, para o contato com as clientes… Tudo!).

Como começar a Vendar Moda no Instagram

Chegou até aqui, viu que cometia boa parte destes erros e sente que precisa de ajuda para fazer tudo do jeito certo?

Se você quer saber como começar a vender roupas online no Instagram, é preciso começar com as estratégias que funcionam, para deixar o seu perfil preparado para receber seus clientes.

Eu ensino tudo isso no Workshop de Instagram. Clique aqui para ter acesso às gravações completas!

São mais de 12 horas de conteúdo 100% focadas em estratégias de Instagram para Venda de Moda, para você fazer tudo do jeito certo e mais lucrativo.

Chega de quebrar cabeça ou cometer erros que estão te custando vendas e clientes.

Aperte aqui e comece a assistir o conteúdo completo sobre Instagram.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais ou envie o link para outras pessoas que também utilizam o Instagram de maneira profissional.

Tem alguma dúvida ou gostaria de enviar a sua sugestão para os próximos conteúdos? Então envie um e-mail para contato@vendamodaonline.com.br.

Leia mais: