Fazer lives no Instagram é uma ótima forma de divulgar o seu negócio, atrair mais clientes e, claro, fazer vendas.

Eu defendo muito a bandeira de que você deve aparecer e se tornar a principal influenciadora do seu negócio. E, nesse cenário, as lives são ótimas ferramentas.

No entanto, eu sei que muitos tem vergonha, medo e até mesmo travam só de pensar nessa hipótese. Com você também é assim?

Então continue lendo esse conteúdo e veja as 5 dicas que eu trouxe para você começar a destravar e fazer lives cada vez melhores no Instagram da sua loja de moda.

Lives no Instagram e o impacto no seu negócio

Existem muitas ferramentas onlines e gratuitas que podem ajudar a divulgar e fazer crescer o seu negócio, como é o caso das lives.

Esse recurso do Instagram (também disponível no Facebook, Youtube e outros) é uma forma de criar uma proximidade com a sua audiência, gerar credibilidade e dar segurança para que comprem de você.

Através das lives você pode:

  • Compartilhar as novidades da sua loja;
  • Ensinar a sua audiência diferentes formas de usar os seus produtos;
  • Tirar as dúvidas do seu público;
  • Divulgar seus produtos e também as promoções da sua loja;
  • Dar uma visão diferente dos seus produtos e diferenciais;
  • Além de ser uma excelente ferramenta de comunicação, conexão e vendas!

Por isso, quando você aparece, tanto em lives como em stories, isso pode ser muito benéfico para o seu negócio.

5 dicas para destravar e começar a fazer lives no Instagram

Você congela só de pensar em fazer lives no Instagram? Calma, vou te ajudar com algumas dicas!

Comece aos poucos

Antes de tudo, não se cobre demais, nem se preocupe com o que os outros vão ou não pensar. O que importa é a sua audiência, o seu público.

Mas, se para você fazer lives no Instagram realmente é uma tarefa desafiadora, comece aos poucos, com alguns stories curtinhos, até ir pegando mais confiança.

Não se cobre se não sair 100% perfeito como você queria. Tudo é teste e prática! Comece e vá melhorando cada vez mais.

Em breve você vai ver que fazer lives e stories vai se tornar algo super normal e natural para você.

Defina um tema para sua live

Esse pode ser outro desafio: escolher o que falar.

É preciso escolher um tema que tenha relação com a sua audiência, algo que gostem e chame sua atenção, e também relacionado com os produtos que você tem em estoque.

Mesmo que você não vá vender nada na live, aproveite o momento para gerar desejo e tirar dúvidas sobre determinados produtos que você quer vender!

Por exemplo: tá cheia de shorts no estoque? Bora falar de shorts então!

E, se for uma live com objetivo final de vendas, então com certeza você precisa antes analisar o seu estoque, para já saber quais ofertas você deve fazer e, assim, criar uma live mais temática ou até mesmo “live-bazar”, “live-liquida”, etc.

Outra opção é você colocar uma caixinha de perguntas nos stories e perguntar o que a sua audiência gostaria de saber, dizendo que você fará uma live e gostaria de trazer um assunto relevante. Isso também pode te ajudar!

Avise sua audiência

Lives surpresas podem não funcionar muito bem. Agora, quando a sua audiência está esperando, isso aumenta as chances de sucesso.

Para que isso aconteça, avise sua audiência que fará uma live, com no mínimo 3 dias de antecedência.

Deixe claro o conteúdo, o que eles vão ver e o grande benefício para despertar o desejo de que participem.

Coloque nos seus stories uma “contagem regressiva” e peça para que ativem o lembrete. Assim o próprio Instagram vai enviar uma notificação para as pessoas interessadas, assim que sua live começar.

Além disso, fale todos os dias sobre a sua live nos stories e também faça ao menos um post no feed sobre.

Anote os tópicos

Se você tem medo de esquecer o que falar ou dar branco na hora da live, isso é fácil de resolver: faça anotações de tópicos que você não pode esquecer e, se der um branco, recorra a sua cola! Assim você poderá consultar sempre que precisar e ficará mais confiante.

Além disso, você também pode fazer uma live com uma apresentação (PPT) ao vivo, se for te ajudar.

Mas importante: tente ficar ao vivo no menos de 20 a 30 minutos, para dar tempo do Instagram avisar sua audiência de que você está ao vivo.

Outra dica é colocar uma caixinha de perguntas sobre o tema da sua live nos stories, para que sua audiência envie perguntas para serem respondidas por você ao vivo (caso ninguém envie dúvidas, comece você mesma enviando perguntas para si e respondendo!).

Começa e vai

Não demore a começar a falar! Os primeiros segundos são os mais importantes e você precisa prender logo a atenção de quem estiver ao vivo com você.

Assim que apertar o botão de “ao vivo”, engata a quinta marcha e vai.

Recapitule o objetivo da sua live e espere um pouco para começar o conteúdo em si, para dar tempo do Instagram avisar sobre a sua live e, assim, aumentar o número de pessoas ao vivo.

Mas não se demore muito “enrolando”, porque não tem nada mais irritante do que uma live que não começa nunca (ainda mais se você for depois salvar sua live e disponibilizar no seu IGTV), não é mesmo?! rs

Pense em fazer uma live objetiva e dinâmica, com bastante energia e bom-humor. Isso vai fazer com que sua audiência engaje mais.

Outra dica que ajuda bastante a perder o medo é fazer lives em dupla, com algum parceiro, influenciadora da sua loja, etc.

Desafio: topa o desafio de fazer uma transmissão ao vivo? Siga as dicas e depois me conte como foi, vou adorar saber!

Workshop de Instagram para Venda de Moda

Quer saber mais truques sobre Instagram, para utilizar todo o poder da plataforma para atrair mais clientes e fazer o seu negócio crescer?

Então CLIQUE AQUI e tenha acesso às gravações do Workshop de Instagram para Venda de Moda.

São mais de 12 horas de conteúdo 100% focadas em Instagram para Venda de Moda:

  • Descobrir o segredo por trás de perfis de SUCESSO, que vendem diariamente;
  • Conhecer as Estratégias para ter um perfil estratégico e aumentar o número de seguidores QUALIFICADOS (com o perfil de cliente ideal!);
  • Aprender a criar CONTEÚDOS ESTRATÉGICOS, que irão vender automaticamente por você;
  • Conhecer o poder das hashtags (e saber como escolher as certas);
  • Aumentar significativamente o seu faturamento depois de conhecer o segredo das vendas diárias pelo Instagram!

Aperte aqui e tenha acesso a todo esse conteúdo por apenas R$197 ou 12x de R$19,70.

Gostou das dicas? Então compartilha este conteúdo nas suas redes sociais ou envie o link para outros lojistas que também querem saber como ter sucesso no Instagram.

Tem alguma dúvida ou gostaria de enviar a sua sugestão para os próximos conteúdos? Então envie um e-mail para contato@vendamodaonline.com.br.

Leia mais: